Espanha Europa Pelo mundo

El Caminito Del Rey: conheça a trilha mais perigosa do mundo!

trilha el caminito del rey espanha
Leticia Moresca
Escrito por Leticia Moresca

A trilha fica na Espanha, na região de Andaluzia e por muitos anos foi considerada a trilha mais perigosa do mundo. Além disso, foi citada pelo National Geographic como uma das melhores trilhas do mundo e pelo Lonely Planet na lista das “hottest new travel experiences” (experiências de viagens mais quentes) para 2015 (ano de sua reinauguração).

trillha el caminito perigosa

E, aí… você teria coragem de se aventurar em uma trilha dessas?

Sobre El Caminito del Rey

A trilha foi construída em 1905 para conectar usinas hidrelétricas localizadas no Desfiladeiro de Los Gaitanesa e facilitar a locomoção e transporte de materiais pelos trabalhadores. Em 1921 foi inaugurada pelo Rei Alfonso XIII que percorreu o caminho, que a partir de então ficou conhecido como “El Caminito del Rey”.

trilha el caminito desfiladeiro de los gaitanesa

Entretanto, diante da ausência de manutenção, a trilha ficou posteriormente famosa entre os caçadores de adrenalina por suas condições precárias e desafiadoras, coroadas pela beleza natural que cerca a região.

belezas trilha el caminito

Conhecida também como “El Caminito” ou apenas “Caminito” a trilha tirou a vida de 5 turistas entre 1999 e 2000 e por isso, em 2000 as entradas para a trilha foram fechadas e a visitação da área foi proibida. Apesar da multa de EUR 6.000 imposta para quem desrespeitasse a proibição, ainda assim pessoas continuaram visitando o local.

el caminito del rey trilha

Após permanecer fechada por mais de 1 década, o Caminito foi inteiro reformado. Um investimento de mais de 3 milhões de euros foi feito para garantir que o caminho se tornasse seguro e em 2015 a trilha foi aberta para visitação.

Seguro viagem europa 728x90

Hoje o governo é responsável pela manutenção do caminito e é seguro visitar a trilha, apesar de não ser recomendado para pessoas com medo de altura.

homenagem el caminito del rey

O que esperar da trilha?

O Caminito é um caminho de 1 metro de largura a mais de 100 metros de altura. A caminhada é de mais de 7km, portanto um nível básico de resistência física é esperado do visitante. Entretanto, a trilha é tranquila e plana em sua maioria, portanto, não é necessário ser um atleta para completá-la.

Por se tratar de uma região montanhosa com risco de desabamento, o uso de capacete é obrigatório durante todo o percursos.

nova trilha el caminito del rey

É recomendado levar água e filtro solar, e é permitido levar alimentos consigo para a caminhada.

Durante o percurso existem alguns bancos e lugares para descansar e aproveitar o cenário, portanto a trilha pode ser completada em um ritmo pessoal, sem pressão de tempo.

el caminito del rey 2017

Não é permitido fumar, e acender fogo no percurso, nem carregar tripés ou drones.

Como chegar?

A melhor forma de chegar até o Caminito é via Málaga. A cidade mais perto do Caminito é El Chorro, que fica 1 hora de carro de Málaga e 5 minutos de carro da entrada do Caminito ou 30 minutos andando (subida!)

como chegar el caminito del rey

Também é possível chegar de trem. Atualmente a RENFE oferece trens diários para El Chorro.

Eu fui até lá de carro, e encontrar a entrada do Caminito foi um pouco confuso para mim. Existem duas “entradas” a norte e a sul, mas na verdade voce só entra pela norte e a sul é a saída, já que o caminho é reto e não circular. Existe um ônibus circulando entre a entrada e a saída. Eu estacionei o carro na saída, e fui de ônibus até a entrada. Assim, quando terminei a trilha o carro já estava próximo de mim.

trilha el caminito del rey

Reservando a entrada

A entrada para a trilha custa 10 euros por pessoa, e a reserva pode (e deve!) ser feita online nesse link. Existe um limite de quantas pessoas podem entrar por dia na trilha (apenas 600 visitantes por dia) e por ser uma atração bastante disputada, a entrada costuma estar esgotada 2 meses antes da data da visita. Por isso recomenda-se fazer a reserva o quanto antes.

entrada trilha el caminito

Minha viagem para lá foi decidida em cima da hora e sem planejamento, portanto eu não reservei o bilhete online. Arrisquei ir até a entrada bem cedo e tentar comprar. Deu tudo certo e haviam desistências naquele dia, portanto consegui comprar a entrada, mas é um risco deixar para comprar na ultima hora.

Vale lembrar que a trilha não é aberta na segunda-feira. Quem quiser mais informações pode acessar o site oficial do Caminito Del Rey.

Curtiu as dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Passagens aéreas: Submarino Viagens
 Seguro viagem: Real Seguro
 Aluguel de carro: Rent Cars

 Chip internacional: EasySim4U

Sobre o autor

Leticia Moresca

Leticia Moresca

Leticia nasceu em Curitiba, cresceu no Tocantins, amadureceu em Londres e São Paulo. Hoje mora em Munique, mas não por muito tempo – está se preparando para viajar em tempo integral. Ela compartilha suas viagens em seu canal do Yotube.

Deixe um comentário