Você já deve ter pensando em ir curtir um verão na Grécia, passar em Atenas, então curtir Mikonos, Santorini ou Creta… mas já ocorreu que a Grécia possui muitas outras ilhas e que pode ser tão bom quanto?

Pois é, eu moro em Londres, e já fui a Mikonos e Santorini, então este ano resolvi escolher outra ilha, uma que eu queria muito conhecer pela historia que ela trás: RHODES! QUEM nunca ouviu falar no Colosso de Rhodes? Uma das 7 maravilhas do mundo antigo?

Como chegar em Rhodes?

Rhodes é a maior ilha do Dodecaneso, situada no Mar Egeu e, por sinal, para os europeus ela é um dos principais destinos no verão.  Ela também é a ultima ilha do arquipélago e a 1h de barco da Turquia. Curiosidade, a Ilha é banhada pelo lado Oeste pelo Mar Egeu e pelo lado leste pelo Mar Mediterrâneo.

A principal cidade e a que leva o nome da ilha é Rhodes Town ou a Cidade Medieval de Rhodes. Localizada no norte da ilha, a 20 minutos do aeroporto de carro ou taxi. É também patrimônio histórico mundial.

Partindo de Londres, fica um pouco mais fácil chegar lá. Em voo direto pela Ryanair, ou Thompson, dura cerca de 4h.

Quanto tempo ficar em Rhodes?

Tirei apenas 4 dias de ferias e parti, posso dizer que ficaria muito mais, mas deu para ter uma noção e curtir um pouco o verão. Como a ilha é grande, e pela característica de ser banhada por 2 mares distintos, eu resolvi que me hospedaria 2 noites em um lado da ilha e 2 noites do outro lado.

De Rhodes Town a Prasonisi são 2h de carro, e eu queria muito conhecer esta praia, afinal é lá que o Mar Mediterrâneo e o Mar Egeu se encontram, o ideal era dividir bem o tempo e onde ficar na ilha.

Como se locomover em Rhodes?

Chegando ao aeroporto, alugamos um carro – essa é uma dica imperdível, afinal muita gente aluga antes, e não percebe que as empresas menores dão mega descontos na hora. Claro que o carro não será um automático ou mesmo um conversível, mas para a minha necessidade de locomoção um UP amarelo serviu. E custou para o período todo (julho, alta estação) o valor de EUR 160.

rhodes de carro

Leia mais: 5 dicas para alugar carro no exterior

Primeiro parada: LINDOS

Ao todo foi 1 hora dirigindo do aeroporto até o nosso hotel. Minha escolha foi o Lindos Royal Hotel, umALL INCLUSIVE de comidas e bebidas, em frente ao Mar Mediterrâneo.

lindos royal hotel

Vista do Lindos Royal Hotel

O hotel era bastante agradável, contudo foi aí que descobri como os franceses adoram essa ilha e este hotel, grande parte das pessoas que trabalham no hotel são franceses e tinham varias famílias hospedadas.

Com certeza se você quer paz e não algo lotado essa não é uma boa opção. Nunca conseguíamos cadeiras a beira da piscina. E por mais que o hotel seja em frente a praia, existe um acesso privativo pelas pedras, mas que é uma área pequena.

praia privada lindos hotel rhodes grécia

De qualquer forma, como estávamos de carro, conseguíamos acessar a praia publica em menos de 5 minutos, mas também era possível ir a pé do hotel (tinha apenas que descer um morro).

A vila de Lindos

Lindo, um total #mustseeinrhodes, fica a 10 minutos de carro do hotel. Lá é uma vila de moradores, com várias lojas de artesanato, restaurantes com comida local e bares. É onde a vida noturna acontece para quem esta nas proximidades.

O mais fofo é você escolher um restaurante e sentar no terraço, e quando você olha ao longe vê que vários terraços são restaurantes. Mesmo com all inclusive (como a comida não era local.. muito mais uma cozinha comum, com massas, pizzas, saladas, do que propriamente frutos do mar e afins) chegamos a experimentar os restaurantes, porque a ideia é aproveitar.

Em Lindos também fica a Acrópoles de Lindos. No alto da cidade, você pode subir ate lá, caminhando, cerca de 10-15 minutos, ou então ir no lombo de um burro. Isso mesmo? Eu escolhi??

lindo town grecia

A dica aqui é ir logo cedo pela manha, ou então ao final da tarde ao menos no verão, porque como não ha vento na cidade, o calor é insuportável, e fica muito difícil aguentar o passeio na acrópole.

A acrópole, construída 400 AC, tem referências gregas, romanas, bizantinas e otomonas, então ao longo da história partes foram reconstruídas, e hoje muito do que esta lá foi refeito para demonstrar como seriam as colunas.

acropole lindos rhodes

O que mais vale é a vista incrível do mediterrâneo e que também te permite ver a St. Pauls Bay de longe. Eu optei em não ir a St. Pauls, mas somente vê-la da acrópole e da estrada.

Voltando a Acrópole, em 30 minutos você já terá visto tudo e tirado grandes fotos. Somente um, porém aqui, eu achei o terreno da Acrópole não muito seguro. Está no alto de um penhasco, e não há proteção alguma. Se você estiver viajando com crianças, não as deixe sem supervisão em momento algum.

st pauls bay vista acropole

Bate e volta até Prasonisi

No meu segundo dia em Rhodes, resolvemos pegar o carro e ir ate Prasonisi, 1h ao sul de Lindos. Chegamos nesse paraíso, onde o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo se encontram quando a maré esta alta. Quando fomos à maré estava normal, e assim você pode caminhar entre os mares. Aqui os esportes aquáticos são o forte, sobretudo o Windsurf porque a maré e localização fazem com que haja bastante corrente e vento.

O mais curioso é você ver como o mar se comporta. Ao lado mediterrâneo calmo e verde, e o Mar Egeu brabo e azul escuro.

encontro mar egeu mar mediterraneo

Após duas noites em Lindos, hora de partir para o outro lado da ilha, e agora aproveitar o Mar Egeu. Nosso destino IXIA.

No caminho não deixe de parar em alguma fabrica de cerâmica. A ilha é bastante conhecida pela suas cerâmicas. Nós paramos da DAKAS, onde um senhor dono, trabalha com sua filha e seu neto, e ele fez questão de nos mostrar como produz.

ceramica dakas grecia

Segunda parada: Ixia

Escolhemos nos hospedar no Hotel Sentido Ixian Grand (apenas para adultos). Aqui sim, você se sente no paraíso, como a maior parte do hotel são casais, a música é calma na piscina, que fica de frente ao mar azul, com uma beleza estonteante.

piscina hotel sentido ixian grand

O hotel agradabilíssimo com certeza eu indico. No sábado, teve musica ao vivo na piscina, com os garçons distribuindo drinks para as pessoas. E aqui você tem a oportunidade de escolher uma cadeira e sentar embaixo de uma arvore, ou mesmo na beira da praia.

Rhodes Town

Curtir o dia na piscina e no mar foi maravilhoso, mas fomos também olhar a cidade. No Centro histórico, fica o Castelo de Rhodes (Palácio do grão mestre, Kastell) uma construção gótica no centro da cidade velha. Nós entramos, mas diria que valeria mais ficar nos bares em volta do que a entrada no próprio castelo. O que você vai ver será alguns mosaicos da época bizantina.

castelo rhodes

Na cidade paramos para jantar, duas noites. Na primeira entramos em um restaurante estilo cantina grega. Thomas Taverna Restaurante. Eu pedi o prato típico grego, muita carne… e eu pensando que comeria muito frutos do mar.

thomas taverna restaurante

Acrópole de Rhodes

No dia seguinte, após curtirmos a piscina e o sol, voltamos na cidade, desta vez para vermos a Acrópole de Rhodes. Esta fica no ponto mais alto da cidade com uma vista incrível e um pôr do sol maravilhoso. Mas fica aqui a dica: não ache que você ira encontrar ruínas maravilhosas. A área inclusive e aberta ao público porque da acrópole quase nada sobreviveu.

por do sol rhodes

Pôr do sol

Acrópole Rhodes

Acrópole Rhodes

Nessa noite nossa ideia era tentar jantar no Tamam, considerado o melhor restaurante da ilha. Contudo com fila e sem pode reservar, chegamos lá, ate pensamos em esperar, mas quando olhamos o cardápio, nada de frutos do mar.

Então, seguimos adiante e paramos no Koozina. Lá comemos um jantar gostoso, com um peixe fresco ao forno, muito bem assado. Só não se frustem com o serviço, tudo na ilha é um pouco devagar.

koozina rhodes
peixe koozina

E depois de 4 noites e 5 dias, hora de voltar para casa. E apenas agradecer pela benção desse lugar.

Ahhh… e para quem acha que me esqueci de falar do Colosso de Rhodes. A estátua foi derrubada por um terremoto em 226 AC. Diz à lenda que ele estava localizado na entrada da cidade e assim marcaria Porto de Rhodes. Hoje tudo que você vê é uma placa informando onde estava a localização que a lenda conta, mas não se sabe se é verdade.

Onde se hospedar em Rhodes?

Para ajudar no planejamento da sua viagem, nós listamos a seguir os hotéis que ficamos hospedados ao longo da nossa viagem, um em Lindos e o outro em Ixia. Os links de cada um deles estão a seguir:

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB (R$170OFF) e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo (5%OFF)
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Chip internacional com desconto: América Chip (10%OFF)

Sobre o autor

Ana Carolina Piussi Machado

Ana Carolina Piussi Machado

Uma gaúcha, economista de 33 anos, passei os últimos 10 anos Morando em SP. E em janeiro desse ano larguei tudo pelo amor e vim morar em Londres com meu namorado (que é indiano). Amo viajar, e descobri um hobby em dar opiniões de lugares (restaurantes/hotéis etc.) no Tripadvisor, no qual estou no 1% mais lidos. E agora posto dicas no Instagram, sobretudo sobre Londres no meu perfil @travelwithana_ #travelwithana #londontipsbyana.

Deixe um comentário

5 Comentários