Pensa numa cidade repleta de museus. Agora pensa numa cidade repleta de museus gratuitos! Londres, a cidade conhecida pelo luxo e câmbio nas alturas, também oferece diversos passeios culturais a custo zero. São atrações belíssimas sem precisar pagar nada para conferir.
Se estiver programando uma visita a Londres e a agenda está curta, priorize pelo menos um deles. Tenho certeza que vai valer a pena.
1. British Museum
O meu preferido. E também um dos mais movimentados, então preparem-se para encontrar muita gente por lá. O museu é um dos mais famosos do mundo e possui uma grande coleção, que vai desde a pré-história, Egito, Grécia e muitas peças das Américas também.
Criado no século XVIII, tem como destaques a Pedra de Roseta, fragmentos do Partenon de Atenas e múmias. Para uma boa visita, reserve pelo menos duas horas no local.
Localização: Great Russel St. A estação de metrô mais próxima é a Totteham Court Road.
2. Natural and History Museum
Aqui um dos destaques é a exposição de esqueletos de dinossauros. Mas você encontra uma vasta coleção sobre flora e fauna do mundo todo. Tem espécimes coletados por Charles Darwin, material de pesquisa sobre a evolução das espécies e locais de experimentos voltados para estudantes (o que é muito legal, já pensou ter aula num lugar desses?).
Localização: Cromwell Rd, South Kensigton, ao lado de outros dois museus bem bacanas na cidade, o Science Museum e o Victoria & Albert Museum.
3. Science Museum
O museu cobre várias áreas de ciências e tecnologia. Aqui o visitante encontra diversas máquinas e suas evoluções durante os séculos, biblioteca e áreas de estudo.
Localização: Exhibition Road, South Kensigton.
4. Victoria & Albert Museum
Nele o foco é arte e design. Tem desde vestuário, móveis, esculturas, pinturas, jóias, cerâmica até fotografia. São mais de dois milhões de objetos em exposição que remetem a mais de cinco mil anos da história da humanidade.
Localização: Cromwell Road, South Kensigton
5. Museu de Londres
Quando se fala “Museu de Londres” muita gente confunde, achando que é o British ou o de História Natural. Mas não. Esse é dedicado exclusivamente para falar sobre a capital inglesa (Londres é tão top que tem um museu só pra ela).
Entre várias coisas, lá você aprende sobre o incêndio que atingiu Londres no século XVII e como era a vida dos londrinos na era vitoriana.
Caso sobre um tempinho, vale conferir. Ele fica próximo a Catedral de São Paulo.
Localização: 150 London Wall.
Veja também: 30% de desconto no seu Seguro Viagem para Londres
6. The National Gallery
Abriga uma das coleções mais bacanas de pinturas no mundo. São mais de duas mil peças, desde a era medieval até obras mais modernas. Mesmo pra quem não entende muito de arte, as obras são lindas. Entre elas, peças de artistas como Vicent van Gogh, Rembrandt, Claude Monet e Michelangelo.
Localização: Trafalgar Square. Não tem como errar, não é mesmo?
Dicas para visitar os museus de Londres
Só para constar: apesar da entrada ser gratuita, muitos museus oferecem exposições exclusivas e temporárias com ingressos cobrados à parte. Então fique atento!
E gente, não adianta ir em museu achando que vai encontrar tudo vazio sempre e que você vai ter tempo de ver peça por peça. Priorize o que mais interessa e tenha paciência. As principais obras sempre estão lotadas. Então para tirar aquela foto respire fundo e tenha calma. No final, vale muito a pena.
Até a próxima.