Alemanha Europa Nuremberg Pelo mundo

O que fazer em Nuremberg, a charmosa cidade da Alemanha?

frauenkirche nuremberg
Analuiza Carvalho
Escrito por Analuiza Carvalho

Nuremberg na Alemanha é uma cidade apaixonante! Ela é linda, forte, cheia de graça e repleta de histórias interessantes para contar

História de Nuremberg

Nuremberg é um lugar recheado de fato históricos, como por exemplo, a respeito dos famosos e muito importantes julgamentos de Nuremberg, o pioneiro julgamento de crimes de guerra que colocou no banco dos réus líderes nazistas, no Tribunal de Nuremberg, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Além de passearmos por todos os interessantíssimos aspectos do julgamento que envolveu quatro potências mundiais (Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética), através de fotografias, vídeos e áudios, ainda é possível visitarmos a icônica sala 600, onde tudo aconteceu.

Essa cidade foi palco das enormes e ostensivas convenções do NSDAP – Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o partido nazista.

O Centro de Documentação abriga uma mostra permanente intitulada “Fascinação e Terror”, onde entramos em contato com o terrível passado promovido pelos nacional-socialistas. É estarrecedor.

tribunal nuremberg fascinacao terror

Tribunal de Nuremberg – Fascinação e Terror

O acervo é muito rico e contém textos, fotos, recortes de jornal, cartazes e vídeos originais, divididos em 19 sessões.

Nuremberg foi duramente bombardeada durante a Segunda Guerra, mas hoje não vemos traços de que um algum dia aquela cidade estava no chão, completamente arrasada.

Foi reconstruída segundo plantas do século XII. Ela é, portanto, uma cidade velha, mas recauchutada e talvez por isso não avistemos por nenhum lugar traços de desgaste e velhice tão típicos nas cidades do velho mundo.

O que fazer em Nuremberg?

Entretanto, apesar dos episódios negros que marcaram sua trajetória, Nuremberg é leve e descontraída, principalmente no verão, quando as pessoas lotam praças e ruas com enormes canecas de cerveja e muito sorvete. O calor ali não é brincadeira.

Kaiserburg

Podemos ir para um passado ainda mais distante visitando o Kaiserburg, o Castelo Imperial que data do século XI, casa dos Imperadores do Sacro Império Romano Germânico por cinco séculos e que está muito bem conservado. O lugar mais alto da cidade de onde podemos avistar os belos telhados de Nuremberg.

kaiserburg nuremberg

Por falar em telhados, a cidade tem belíssimos exemplares de casas estilo Enxaimel: puro charme e identidade. Podemos inclusive visitar uma delas, a casa burguesa do século XV que pertenceu ao artista de maior expressão da cidade: Albrecht Dürer.

casas enxaimel nuremberg

Casas Enxaimel

Pontes de Nuremberg

Nuremberg é uma cidade que possui inúmeras pontes (brücke, em alemão), de variados e dessemelhantes aspectos, formatos e idades que a adornam e nos levam de uma margem à outra do rio Pegnitz.

museumbrucke nuremberg

Museumbrücke

Posso citar a Museumbrücke, carregada no encanto, que nos permite olhar para o antigo Hospital do Espírito Santo e é bastante transitada. Dela também avistamos a Fleischbrücke, inspirada na famosa Ponte de Rialto de Veneza.  

Karlsbrücke nuremberg

Karlsbrücke

Não posso deixar de falar na Karlsbrücke, uma das mais bonitas em minha opinião. Ela está situada numa zona onde na Idade Média funcionava o mercado de rua e nos dias atuais abriga lojinhas mais modernas.

Pertinho dali está a Ponte do Carrasco, que deve seu nome ao carrasco da cidade que morou na torre que fica em uma de suas extremidades, durante três séculos. Hoje funciona aí um museu que conta a história do crime em Nuremberg no século XVII: Casa do Carrasco ou Henker Haus.

Salsishas

As salsichas são estrelas quando falamos de gastronomia alemã, mas até elas em Nuremberg são diferentes. Aqui são finíssimas! Podem ser servidas de muitas maneiras (todas deliciosas!) e algumas lendas as envolvem.

salsichas nuremberg

Salsichas de Nuremberg

Uma delas diz que eram feitas com espessura menor que a tradicional para serem passadas pelo buraco da fechadura durante o surto da peste negra, quando os doentes precisavam ficar isolados.

Como se locomover em Nuremberg

Nuremberg é uma cidade pequena e por conta disso é ótima para ser explorada a pé. Para os que são pouco afeitos a caminhadas, informo que o sistema de tram funciona muito bem.

Quanto tempo ficar em Nuremberg?

Acredite, informo aqui apenas fragmentos do que Nuremberg tem a nos oferecer. Há ainda mercados de rua, igrejas, fontes, muralhas, celeiros, janelas salientes e museus para serem vistos, apreciados, amados, observados, apreendidos. Por isso, afirmo: Nuremberg tem espaço para quatro, talvez até cinco dias de nosso tempo.

Curtiu as dicas da Leticia? Deixe aqui o seu comentário (a sua opinião é muito importante para nós rs)! Quee aparecer por aqui também? Envie o seu artigo para contato@prefiroviajar.com.br e compartilhe você também as suas dicas com outros viajantes!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com

 Passagens aéreas: Submarino Viagens

 Seguro viagem: Real Seguro e IAC Travel

 Aluguel de carro: Rent Cars

 Chip internacional: EasySim4U

Sobre o autor

Analuiza Carvalho

Analuiza Carvalho

Meu nome é Analuiza. Eu construo conteúdo para o Espiando Pelo Mundo e projetos na área de Responsabilidade Social. Escrever é uma paixão, assim como ver o mundo, o cotidiano das pessoas, como elas vivem, o que realizaram em suas cidades. Sou curiosa e o que escrevo é minha percepção sobre o que vejo e sinto quando estou por ai.

Deixe um comentário