América do sul Chile Pelo mundo Santiago

Farellones: a estação de ski ideal para brincar e aprender!

Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Quem me acompanha no Instagram (@prefiroviajar) sabe que eu vim curtir 12 dias em Santiago e arredores à convite da agência parceira Alfatur Chile e, eu escolhi o Parque Farellones para ser o lugar que eu iria esquiar pela primeira vez! Eu recebi tantas recomendações para visitar esse parque que fiz questão de anotar tudo para passar para vocês.

Nesse artigo você vai ler:


Sobre o Parque Farellones

Localizado há cerca de 2.500m acima do nível do mar, o Parque de Farellones é uma estação de ski muito recomendada para quem quer brincar e esquiar. Foi um “parque na neve” construído em 1990 para divertir toda a família. A estação é dividida em 3 níveis que você circula por elas via teleférico. Em Farellones, você encontra mais de 8 tipos de brinquedos o torna o parque muito bacana para quem não quer necessariamente esquiar e sim se brincar na neve.


Quanto custa?

Farellones é de longe a estação de ski mais econômica de todas. O ingresso para brincar o dia inteiro (com direita a entrar e sair 3 vezes) custa 27.000 pesos por pessoa. Mas se você quiser fazer como eu e tentar aprender a esquiar, você pode escolher entre 3 pacotes:

  • Entrada + Clases Colectivas Silver: custa 39.000 pesos e e inclui 2 horas de aulas coletivas com equipamentos incluídos. Mín de 6 e Máx de 10 pessoas.
  • Entrada + Clases Colectivas Golden: custa 49.000 pesos e e inclui 2 horas de aulas coletivas com equipamentos incluídos. Mín de 3 e Máx de 5 pessoas.
  • Entrada + Clases Particulares: custa 59.000 pesos e e inclui 1 hora de aula particular com equipamentos incluídos. Máximo de 2 pessoas.

Mais informações você encontra no site oficial do Parque Farellones e você pode inclusive, comprar os seus ingressos online, mas, vale lembrar que a idade mínima para realizar aulas é de 4 anos e crianças com menos de 5 anos não pagam a entrada, porém para fazer ski devem pagar aula particular.

Descontos: Pessoas com deficiências cognitivas como autismo e síndrome de down possuem 40% de desconto no valor da entrada do parque.

Horário de funcionamento: O parque abre diariamente, durante a temporada, das 9h às 17h.

Dica: Se você já sabe esquiar, pode comprar o ingresso de 27.000 pesos e alugar seus equipamentos por cerca de 40 mil pesos.


Quando ir?

A temporada de neve varia todos os anos, mas, geralmente, entre os meses de junho e início de setembro é quando as estações de ski funcionam no Chile (o Valle Nevado é o último a fechar). O mês de julho costuma ser o mais cheio, isso porque as férias escolares chilenas também acontecem nessa época do ano. Mas lembre sempre de confirmar quando as temporadas realmente irão acontecer!


Como chegar

Se você enjoa fácil em estradas com muitas curvas, prepare o remédio e evite comer muito no café da manhã. Isso porque, para chegar em Farellones você precisará subir por 40 curvas (elas são enumeradas no caminho)!

Com agências

Esse é o jeito mais recomendado para chegar até Farellones. A van da Alfatur Chile, a agência parceira onde fiz todos os passeios da viagem, me buscou na porta do meu hotel cerca de 6:30 da manhã e seguimos para buscar os outros passageiros. Chegamos em Farellones já era 10:00 e o retorno para Santiago foi às 15:30. O valor do trajeto ida e volta até o Parque é 25.000 pesos por pessoa.

Dica: Existem opções de tours que incluem a visita panorâmica a outras estações de ski como Valle Nevado e El Colorado. Eu recomendo que você fique apenas em Farellones! Você perde muito tempo indo e voltando das outras estações e acaba não aproveitando tanto Farellones (que fica meio cheio em época de férias).

De carro

Vai alugar um carro e subir por conta própria? Lembre-se que todo carro tem para subir tem que ter correntes para as rodas porque o tempo muda muito rápido nas montanhas. Na estrada você encontra um aluguel de correntes que custa cerca de 15 mil pesos. Mas ATENÇÃO: é uma estrada com muitas curvas  (cerca de 40) e é necessário experiência para dirigir em um local tão íngreme e com tanto fluxo de carros. Se estiver nevando então, a coisa pode ficar feia.


Aluguel de roupa

Antes de subir, a van da Alfatur Chile faz uma paradinha rápida na loja Skiando. Lá você pode alugar o equipamento completo de ski ou snowboarding por 40 mil pesos ou apenas as roupa de neve que ficam em torno de 30 mil pesos.

A seguir, eu fiz uma lista com o valor dos itens individuais:

  • Bota, casacos e calças: 8 mil pesos cada
  • Luvas e toucas 4 mil pesos
  • Óculos: 5 mil pesos

Dica: Se você pagar a aula de ski em Farellones, você terá que alugar apenas a bota, o casaco e a calça, pois os equipamentos já estão incluídos no valor da aula.


Aulas de ski e snowboard

Assim que eu cheguei, a Van da Alfatur Chile me deixou já no terceiro setor (o mais alto) do Parque Farellones. Lá eu fui até a bilheteria e comprei o meu ingresso incluindo a aula de ski. A aula durou 2 horas e tomou a minha manhã inteira! Foi uma experiência ótima, mas eu devo confessar que eu acabei perdendo muito tempo de brincadeiras por conta da aula. Eu sugiro que para aprender, você dedique um dia inteiro para as aulas e para brincar que fique o dia inteiro no parque!


Brinquedos de neve

O quesito brinquedos é, definitivamente, o diferencial do Parque Farellones. Nele você encontra uma grande opção de atividades para neve que não envolvem necessariamente o ski ou o snowboard. Vale lembrar que o parque é divido em 3 setores que eles chamam de setor Cumbre, Intermedio e Base. O setor que achei mais cheio é o base, é lá onde a maioria das agências deixam os passageiros. A seguir, eu vou listar as atividades que você encontra em cada um deles.

Setor Cumbre

Tubing (escorrega com boia): essa atividade é uma das queridinhas da galera. Você basicamente escorrega numa boia e desce uma pista de 250 metros. Para brincar a altura mínima é de 1,20 e o peso máximo 120kg.

Fatbike: já pensou em andar de bicicleta na neve? Eu não tinha a menor ideia que dava para pedalar nas alturas e fiquei apaixonada, pena que não tive tempo pra brincar dessa vez.

Farellones Express: esse é um dos teleféricos mais legais que eu já fui! A vista é espetacular e você usa ele para circular pelos setores.

Setor intermedio

Mountain card: essa atração parece muito um trenó. Você desce uma parte da montanha deslizando no card que tem até um volante. Vi uma galera apostando corrida. Achei bem legal!

Trineos moto (esquibunda): esses trenós são como umas motocas pra você descer na neve. Inclusive são super novos no Farellones!

Setor base

Tubing (escorrega com boia): assim como no setor cumbre no setor base você também encontrar o Tubing.

Trineo Bandeja (esquibunda): esse brinquedo é muito divertido. Você senta numa bandeja e desce suuper na velocidade. Você vai freando com os pés e come um pouco de neve se abrir a boca! (risos)

Tirolesa: a tirolesa do Farellones é a atividade mais procurada do parque. Tem bastante fila e aconselho que seja a primeira coisa a fazer ao chegar no parque.

Dica: Esse setor costuma ser o mais cheio, mas é o que tem mais atrações. Lá é onde as agências deixam a maioria dos visitantes e você encontra quiosques para fazer lanches e até uma área para brincar na neve e fazer os seus bonecos.


Onde comer

Dentro do parque você encontra algumas lanchonetes, mas o preços são meio salgados. Você também pode comer ao lado de Farellones (no setor cumbre) em restaurantesc como La Terraza de Tatacruz que é um lugar onde você pode comer comida típica Chilena com preços mais acessíveis.

A dica é levar lanches e água. Eu comprei um sanduíche pronto, biscoitos e sucos. Assim eu comi ao longo do dia e só jantei ao retornar para Santiago no fim da tarde.


Seguro viagem para esportes

Essa é uma dica MUITO para você que quer viajar com tranquilidade e praticar esportes de neve. Se você cair ou sofrer algum acidente, a maioria dos seguros (se não for especializado) não dá cobertura. Por isso, eu fiz o meu seguro na Seguros Promo e escolhi o plano AC 35 Inter com a Assist Card. Muita gente me perguntou sobre esse tópico e me senti muito segura para brincar na neve com esse plano!

Contrate seu Seguro Viagem com 5% de desconto + 5% pagando o boleto:

cupom desconto seguro viagem


Vale a pena fazer Farellones e outra estação no mesmo dia?

Essa foi a pergunta que mais recebi durante a minha visita a Farellones e a resposta é simples: dá tempo de visitar mais de uma estação sim, mas se você quiser brincar e entrar em uma delas não vai dar tempo. Eu sugiro que você passe o dia em Farellones e aproveite ao máximo as atividades e as brincadeiras. As outras estações são legais, mas, geralmente, você faz apenas o passeio panorâmico, tira fotos e retorna para Santiago.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

2 Comentários

Deixe um comentário