África Marrocos Pelo mundo Roteiro de viagem

Roteiro Marrocos: viajando 6 dias com apenas 300 euros

roteiro marrocos turismo
Rebecca Lorenzetti
Escrito por Rebecca Lorenzetti

Olá galera eu sou a Rebecca Lorenzetti, amante de viagens como vocês e vou contar um pouco sobre como foi visitar o Marrocos e viver uma das experiências mais incríveis da minha vida com apenas 300 euros.

Nesse artigo você verá:


O pacote de viagem

Eu fui para o Marrocos com a empresa Ibra Vacaciones por Marruecos. É uma empresa familiar cuja programação está inteiramente voltada ä cultura Bérbere (O povo nômade do deserto do Saara cujos princípios são o amor a natureza e a família e o compartilhamento de experiências e coisas).  O pacote custou 150 euros e incluía:

  • Excursão privada;
  • Traslado entre hotel e aeroporto;
  • Guia turístico em período integral que fala espanhol (e portunhol);
  • Transporte em veículo confortável durante todo o trajeto;
  • Combustível;
  • Uma noite no deserto do Sahara com jantar e café da manhã;
  • Alojamento durante 3 noites com café da manhã e jantar.

É interessante citar também que o valor do pacote é o mesmo independente de onde você estiver já que a chegada até Marrakesh é por sua conta e a empresa te busca no aeroporto.


O que fazer no Marrocos em 6 dias

Dia 1: Marrakech

Assim que chegamos a Marrakech, Ibra (nosso guia) já estava no aeroporto para nos receber e levar-nos ao hotel que ficava localizado no centro próximo a Medina e a torre do sol.

Veja também: Melhores hotéis em Marrakech

Passamos o dia caminhando por Marrakesh e foi o suficiente para termos um completo choque de realidade. Mesmo sendo uma das capitais do Marrocos e uma grande cidade turística Marrakech ainda enfrenta um grande problema de miséria e desigualdade social.

Mercado de Marrakech

O mercado de Marrakech é conhecido por suas peculiaridades, cores vibrantes, produtos exóticos e muita pechincha. Lá você encontra desde óleo de argan, tecidos bordados à mão, produtos em couro, prata, pedras preciosas, chás entre outros artigos típicos da região.

medina Marrakech

Aquelas histórias que a gente ouve sobre pechincha e sobre um comerciante propor a troca de uma mulher por meia dúzia de camelos é realmente verdade. As mulheres devem tomar cuidado no mercado pois os homens em Marrakech são bastante hostis. Quanto a pechincha, pode praticar a vontade. Um produto pode sair de 50 dirhams por 10 dirhams facilmente.

Não é novidade que a grande atração turística do Marrocos é o deserto do Saara e é em busca dele que saímos no nosso segundo dia de viagem.

Dia 2: Alto atlas + Cooperativa de azeite de argan + Ait Ben Haddou e Vale de Dades.

No segundo dia acordamos bem cedo em Marrakech, tomamos um café da manhã delicioso na cobertura do hotel e seguimos viagem na nossa Van (veículo que nos acompanhou por toda a viagem, onde passamos uma boa parte do nosso tempo sempre compartilhando sonecas e histórias sobre o Marrocos que Ibra ia nos contando).

Cooperativa de azeite de argan

A primeira parada oficial foi na Cooperativa de azeite de argan que é uma cooperativa incrível composta apenas por mulheres que fazem todo o trabalho da produção de azeites e óleos de argan e outros produtos provenientes desta semente.

cooperativa azeite de argan

Na cooperativa podemos acompanhar todas as etapas do processo de separação e moagem do argan para a formação dos diferentes produtos assim como experimentar algumas delícias como pasta de argan e mel de argan. Lá também é possível comprar produtos cujos preços são um pouco maiores que de Marrakech mas a qualidade é infinitamente melhor.

Povoado de Ait Ben Haddo

Depois da cooperativa seguimos para o povoado de Ait Ben Haddou onde visitamos o monumento Kasbah, declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Neste marco espetacular foram gravados filmes de renome como Gladiador, Obelix e Sahara com Penélope Cruz.

kasbah filmes marrocos

Ouarzazate

Seguimos viagem para Ouarzazate, passando pelo Vale das rosas, uma região onde mulheres cultivam rosas de diferentes cores e produzem artigos com as mesmas; como perfumes, colônias, tiaras, buques, etc. Tudo produzido por mulheres! E Ibra, nosso guia comprou uma tiara de flor pra mim porque eu era a única mulher da nossa excursão. Muito cortês.

ouarzazate marrocos

Ouarzazate é considerada a grande porta do deserto e é o lugar de onde partem as grandes expedições e foi onde jantamos e dormimos em um hotel. Vale a pena ressaltar que todos os hotéis onde dormimos eram extremamente confortáveis, um deles até tinha uma piscina e as refeições eram muito boas também.

Dia 3: Vale de Dades + Gargantas de Todra e Dunas de Merzouga

No terceiro dia tomamos café da manhã no hotel e seguimos para o dia mais impressionante da viagem. Além das paisagens incríveis que contemplamos por toda a viagem de Van, nesse dia paramos nas gargantas de Todra que foi um dos lugares mais bonitos que eu já visitei.

rio todra marrocos

O “gargantas de Todra” é um vale por onde passa o Rio Todra, cercado de altas paredes de rochas irregulares, pouca vegetação e a água límpida do Rio Todra entre as montanhas.

Na hora do almoço Ibra nos convidou para comer na casa da família dele para termos mais contato com a cultura berbere. Era uma casa grande e bem simples perto do deserto em uma região inóspita e fomos extremamente bem recebidos pela família de Ibra que nos serviu um delicioso almoço com cuscuz marroquino.

A irmã de Ibra se ofereceu para fazer a famosa pintura de henna nas minhas mãos. A pintura de henna é símbolo de sorte, saúde e sensualidade a mais de 5 mil anos na cultura árabe.

pintura henna marrocos

Dunas de Merzouga

Seguimos viagem até as incríveis Dunas de Merzouga onde fomos recebidos com um chá e muita hospitalidade. Os marroquinos são muito hospitaleiros e tem sempre um chá (que é uma mistura de ervas maravilhosa que até hoje eu não sei o que era) para nos receber.

roupa tradicional marrocos

Roupa tradicional da região

Deixamos as malas em uma pousada e de lá seguimos em uma caravana de dromedários pelo deserto do Sahara até a tenda onde passaríamos a noite.

O grande e maravilhoso deserto

A vista inicial do deserto, de longe, já era inacreditável. É como uma pintura perfeita. O céu azul claro intenso, a areia em um marrom meio alaranjado e a vegetação verde escuro. Montamos os dromedários e seguimos pelas areias do Saara e quanto mais adentramos aquelas areias mais tudo parecia infinito. Chegamos as tendas onde passaríamos a noite.

deserto saara marrocos

Fomos recebidos com chá e ficamos caminhando pelas areias enquanto o sol começava a se pôr e a noite começava a cair. Quando menos esperamos o jantar estava servido. Sim! Um jantar marroquino no meio do deserto. Comemos muito e seguimos para o topo de uma montanha onde os berberes tocaram um pouco de suas músicas típicas para nós em volta de uma fogueira com tambores e sons diferentes enquanto o céu nos abraçava escuro e estrelado.

passeio dromedario marrocos

Corremos pelas dunas, meditamos, e nos sentimos como se estivéssemos sendo tocados pelo céu. Voltamos para as tendas já era madrugada e dormimos. No outro dia acordamos muito cedo (o que é necessário pois o sol no deserto é capaz de causar fortes queimaduras e não é seguro ficar sob ele muito tempo) e seguimos de volta com os dromedários.

Dias 4 e 5: Off road no deserto + Volta a Marrakech

No quarto dia de viagem ganhamos um off road de 4×4 pelo deserto do nosso guia Ibra. Foi incrível, durou cerca de 30 minutos.

offroad deserto marrocos

Depois o quarto e quinto dia de viagem foram reservados a volta até Marrakesh com uma parada para dormir e várias paradas para observar a maravilhosa paisagem.

Dia 6: Jardim Majorelle + Aeroporto de Marrakech

Acordamos relativamente cedo e nosso grupo se separou. Uma parte acordou mais tarde e foi ao palácio da Bahia e eu e dois amigos fomos ao Jardim Majorelle que era a casa de veraneio do Yves Saint Laurent e que hoje é um museu dedicado ao ótimo gosto de Yves para arquitetura, arte e paisagismo.  A entrada custa: 70 dirhams

jardim majorelle marrocos

Voltamos ao hotel, almoçamos e nos despedimos do Marrocos seguindo para o aeroporto de Marrakech.


Como chegar no Marrocos

Eu estava em Portugal e a maneira mais barata e segura de chegar até Marrakesh é pegando um voo de Madrid na Espanha. Então eu peguei um voo da Ryanair de Porto – Portugal até Madrid – Espanha e de Madrid peguei um voo direto para Marrakech. Para voltar fiz o percurso inverso: Marrakech – Madrid – Porto. Ao todo com a viagem de ida e volta eu gastei em torno de 150 euros.


Dinheiro e câmbio no Marrocos

A moeda do Marrocos é o dirham. 1 euro é equivalente a 10 dirhams. Isso mesmo, as coisas são bem baratas por lá. Eu nao resisti e comprei muitas coisas no decorrer da viagem e gastei cerca de 70 euros.
Não se preocupe em trocar o dinheiro antes de ir. As casas de câmbio em Marrakech são ótimas e é super seguro trocar dinheiro por lá.


Comida marroquina

Algumas comidas típicas do Marrocos são o Tajine e o cuscuz marroquino. Os alimentos são sempre muito frescos, bem temperados com especiarias e contém sempre uma carne e muitos legumes e frutas de sobremesa. Foi o lugar que eu melhor comi na vida em termos de sabor e comida saudável.

comida marrocos

Espero que eu tenha ajudado vocês! E que nas próximas férias o Marrocos seja uma nova possibilidade. Vale muito a pena, é uma experiência única!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Rebecca Lorenzetti

Rebecca Lorenzetti

Rebecca Lorenzetti (Rebs), 21 anos, estudante da área ambiental, aspirante a escritora e amante de viagens. Depois de um intercâmbio de seis meses e 11 países visitados resolvi contar pra todo mundo as histórias que eu vivi. Afinal de contas, viajar é preciso e não há nada como um bom mochilão nas costas e uma oportunidade de descobrir o novo. Me acompanhe nas redes sociais que eu te conto tudo!

21 Comentários

  • Olá, que viagem incrível! Uma perguntinha, vi que ao todo foram 5 noites, e na relação do que inclui no pacote estão 4 noites. Você pagou uma noite adicional?

    Obrigada e parabéns pelo relato 😉

  • Oi Rebecca! Adorei o post, rico em detalhes… adorei as suas fotos também. Estou planejando ir para o Marrocos este ano e seu depoimento vai ajudar bastante. Você teve algum problema por lá (especialmente sendo mulher)? É possível fazer esse tour sem inglês fluente? Obrigada!!!!

    • Oi cristiane! Marrocos é bem complicado para mulheres. Eu viajei com 5 homens e não sofri nada pq eu estava sempre com eles. Mas não recomendo uma mulher viajar sozinha para o marrocos, ou só com mulheres. Eles são bem machistas e é perigoso sim. É legal usar roupas cobertas tambem, como vc ve nas fotos eu estava sempre de calça ou saia longa e usava sempre um lenço no pescoço para colocar sobre os braços se necessário. O deserto é mais tranquilo, o povo bérbere é bem repeitador. Lá eles quase não falam inglês, falam francês e árabe mas tem guias que falam português. O meu guia falava portunhol, dava pra entender bem.

  • Oi Rebecca, tdo bem? Adorei seu roteiro, mas queria saber se para fechar esse pacote para ir ao deserto eu preciso já ir com um grupo, ou se rola ir sozinho e eles encaixam?

    • oi viviane, então eu não tenho pq estavam inclusos no pacote do Ibra. Então eu não sei te dizer nem os nomes dos hotéis. Porém eu não recomendo ir por conta própria pq algumas cidades a caminho do Saara são muito perigosas.

  • HOLA!!!! Me presento. Soy Ibrahim Segaoui, Director y fundador de Vacaciones por Marruecos

    Soy un chico bereber del desierto que desde pequeño tuve la oportunidad de trabajar con turistas por lo que pude aprender diferentes idiomas, especialmente el español, pero además, con el tiempo me di cuenta de cuáles eran las necesidades, gustos y preferencias de ellos. Y dese pequeño tuve el sueño de tener una empresa que pudiera ayudar al turismo a encontrar lo que ellos buscaban al visitar Marruecos
    Por eso es que desde hace varios años decidí fundar esta empresa. Amo esta tierra y me encanta darla a conocer pero sobre todo me apasiona que quienes nos visitan no sólo la conozcan sino la VIVAN. Que VIVAN nuestra cultura, nuestras costumbres, nuestras tradiciones porque no es lo mismo conocer un país que VIVIRLO.
    Ofrecemos rutas totalmente personalizadas. En base a nuestra experiencia te haremos la mejor propuesta de viaje hasta que tú quedes totalmente satisfecho de lo que vas a Vivir con nosotros.
    Cuento con un equipo humano que compartimos una misma visión y objetivo: Hacer que nuestros clientes regresen a sus lugares de origen felices de saber que aquí encontraron amigos y que pudieron disfrutar de una experiencia única.
    Para ello tenemos vehículos que utilizamos de acuerdo al número de viajeros: Camionetas 4×4, Minibuses o Autobuses todos ellos conducidos por personal experimentado y conocedor de cada sitio.
    Todos nuestros guías son nativos bereberes y que también hablan diferentes idiomas. Para mí es importante contar con guías que además tengan un espíritu de servicio hacia el cliente por eso tenemos a los mejores.
    Entre los servicios que ofrecemos como empresa son :
    • Rutas y circuitos personalizadas (diseñamos tu propio viaje)
    • Traslados desde y al aeropuerto.
    • Reserva en Hoteles y Riads
    • Paseos por las dunas en quads, a pie o en dromedario
    • Excursiones de uno o varios días
    • Guías de habla español, italiano, francés, portugués, árabe y bereber.
    • Combinamos viajes turísticos y senderismo.
    • Organización logística en Viajes fotográficos.
    • Viajes especiales: Lunas de miel, aniversarios y eventos.

    Te invito a entrar en la sección de Circuitos para que tengas una mejor idea de nuestros tours ya diseñados. Contáctanos por cualquier duda o comentario que nos quieras hacer. Con gusto daremos respuesta.
    Danos la oportunidad de servirte y verás que vivirás el mejor viaje de tu vida

Deixe um comentário