África Namíbia Pelo mundo

Viagem para Namíbia: o que fazer em uma viagem de carro!

namibia o que fazer
Leticia Moresca
Escrito por Leticia Moresca

No ano passado eu fiz uma das viagens mais incríveis da minha vida: uma viagem de carro pela Namíbia. Em 14 dias percorri mais de 5 mil Km, e cruzei o pais de norte a sul. A namíbia é um dos maiores países da Africa, mas é pouco povoado – por isso sobra espaço muita belezas natural!


Sobre a viagem pela Namíbia

A Namíbia fica no Sul da África, entre a Africa do Sul, Botswana e Angola. A lingua oficial do pais é o Inglês (apesar de várias outras línguas serem faladas dentro do pais) e a moeda é o Namibian dollar (NAB), mas o Rand – moeda da Africa do Sul também é amplamente aceito.

A minha viagem começou na Cidade do Cabo, na Africa do sul. Portanto eu entrei na Namíbia por baixo, mas é possível voar para Windoek, alugar o carro lá e fazer uma rota circular.

viagem de carro namíbia

Eu aluguei o meu carro – um 4×4 com suporte para acampamento – na Bushlore – uma empresa que opera tanto na Africa do Sul quanto na Namíbia. É muito importante viajar com um 4×4 pq a maioria das estradas da Namíbia são de chão!

É importante lembrar que na Namíbia dirige-se do lado direito da rua (que é o oposto de como dirigimos no Brasil!) No começo parece um pouco estranho mas não é difícil de se acostumar!


Riscos da viagem

A Namíbia é um pais bem seguro. Os maiores riscos durante uma viagem de carro pelo pais são em relação ao transporte.

riscos viagem de carro namibia

  1. Atolar – como já mencionei a maioria das estradas são de terra e tem muita poeira!
  2. Animais selvagens atravessando as ruas – acredite se quiser, cruzamos com mais zebras e girafas no meio das estradas da Namíbia do que nos safaris da Africa do Sul!
  3. Ficar sem combustível – as distancias entre as cidades são grandes, por isso é importante se preparar e carregar combustível extra pois é provável que em alguns trechos “um tanque” não seja suficiente para te levar até o próximo posto de gasolina! O carro que eu aluguei tinha um tanque extra e ainda assim quase ficamos sem gasolina em um momento de descuido!
  4. Dirigir de noite – por causa dos animais selvagens não é recomendado dirigir de noite pela Namíbia, portanto é importante programar o roteiro direitinho para sempre chegar em alguma cidade antes de escurecer!
  5. Furar Pneu – é essencial ter mais de um estepe para viajar na Namíbia. O carro que eu aluguei veio com 2 estepes e durante os 14 dias que passei no pais, tive 4 pneus furados!

Seguro do carro

seguro do carro

Além do seguro viagem, é importantíssimo ter um seguro para cobrir o carro. É muito importante ler a apólice do seguro e entender o que está coberto. Normalmente os seguros de carro na Namíbia não cobrem danos nos pneus e nos vidros do carro e também não cobrem acidentes noturnos (já que não é recomendado dirigir de noite).


Comida

Quando começamos a pesquisar sobre a Namíbia, encontramos muita informação online sobre a escassez de restaurantes. Como o país é um grande vazio demográfico, a maior parte dos passeios que fazíamos durante o dia eram em lugares isolados, não tínhamos opções de onde parar para comer durante o dia. Entretanto, sempre tinha onde comer nos lodges e acampamentos onde parávamos para dormir.

A comida na namíbia é a base de carne de caça – devido ao clima extremo poucas coisas crescem, portanto um prato de vegetais acaba sendo mais caro do que a carne.

Como eu estava viajando com uma camper, eu tinha uma estrutura de cozinha e preparava a minha própria comida, assim podia comer a hora que quisesse (não dependia de encontrar restaurantes) e acabei gastando menos do que gastaria se fosse sempre comer em restaurantes.


O que fazer na Namíbia?

Fisher river canyon

Fisher river namíbia

O Fisher River Canyon é o maior cânion da África. É possível fazer hikes nessa região, ou apenas visitar.

Lüderitz / Kolmanskop

luderitz namíbia

Lüderitz é uma cidade de porto que teve grande influencia alemã. Perto de Lüderitz fica Kolmanskop – a cidade fantasma. Kolmanskop foi criada para a exploração de diamante e depois completamente abandonada. Hoje os prédios estão parcialmente soterrados pelas dunas do deserto.

Sossusvlei

sossuvlei namibia

Um dos principais pontos turísticos da Namíbia. O Sossusvlei ficou famoso pelas suas dunas. O Big Daddy é considerado a maior duna do mundo é a Duna 45 é onde normalmente os turistas param para assistir o sol nascer e se pôr.

Deadvlei

deadvlei namíbia

O Deadvlei é um pantano seco e o cartão postal da Namíbia. Essa região era um oasis com várias árvores, mas o rio que regava o oasis mudou o curso e a região secou. Devido a falta de água as árvores que ali viviam, morreram.

Walvis Bay

Walvis Bay namíbia

Walvis Bay é a terceira maior cidade da Namíbia. É uma cidade de porto e a maior atração são os flamingos (muitos!!) que ficam na baía. Eu já tinha visto flamingos em outros destinos (Atacama e Cuba) mas nunca vi tantos e tão de perto como aqui!

Cape Cross Seal Reserve

cape cross namibia

Cape Cross é uma reserva de focas (uma das maiores do mundo). O cheiro das focas é bem forte e eu particularmente não gostei muito dessa parada, mas estou mencionando porque tem quem curta!

Skeleton coast

skeleton coast namibia

A Skeleton Coast é uma parque nacional que leva esse nome devido aos vários esqueletos de Baleia que são encontrados pelo caminho e navios naufragados. Além disso é aqui que o o deserto da Namíbia (Namib desert) encontra o mar.

Etosha parque nacional 

etosha parque nacional

O Etosha é um parque nacional para safari tão grande que pode ser visto do espaço! Além de ser gigante e ser povoado por diversas espécies (incluindo os principais mamíferos africanos) é um dos parques nacionais para safari mais acessíveis do sudeste africano pois é possível rodar por lá com carro normal (não precisa ser 4×4 como na maioria dos safaris!)

Rundu (Kavango river)

rundu namibia

O Kavango River fica na fronteira da Namibia com a Angola e é uma região onde é possível encontrar hipopótamos. Infelizmente durante a minha passagem pela região não consegui ver nenhum hipopótamo, mas mesmo assim, achei o visual incrível!

Windhoek

Windhoek é a capital da Namíbia e fica mais ou menos no centro do pais. Em um país com tanta beleza natural, a capital certamente não é o ponto mais interessante, mas comumente é o ponto de chegada/partida para quem chega de avião no pais.

Orange river

orange river namíbia

Foi em um acampamento em frente ao Orange river (que fica na fronteira entre a Namíbia e a Africa do sul) que eu passei a minha ultima noite na Namíbia. Apesar de ter visto tantos cenários paradisíacos antes de chegar aqui, o Orange River não deixou de me surpreender e foi sem dúvida um dos lugares mais lindos que tive a oportunidade de conhecer.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Leticia Moresca

Leticia Moresca

Leticia nasceu em Curitiba e morou em Palmas, São Paulo, Londres e Munique antes de assumir o que sempre foi: Nômade. Hoje tudo que ela tem cabe numa mala e ela vive viajando e compartilhando o que descobre no caminho aqui e no seu canal do Youtube.

Deixe um comentário