Quem me acompanha no Instagram (@prefiroviajar) sabe que em julho/18, eu curti 12 dias em Santiago Chile e arredores à convite da agência Alfatur Chile e nesse artigo eu estou pronta pra compartilhar todas as dicas e curiosidades que eu aprendi com vocês!
Com mais de 5 milhões de habitantes, Santiago é hoje é uma das cidades mais famosas do mundo quando o assunto é turismo, principalmente, para nós brasileiros. Dividida entre Comunas e Barrios, a Santiago está localizado na Região Metropolitana de Santiago, a atual capital do Chile.
Confesso que no começo não sabia o que fazer em Santiago, achei que seria apenas mais uma cidade grande, mas estava muito enganada. Santiago fica bem no coração de uma região muito rica, muito próxima às Cordilheiras dos Andes, grandes vinícolas, estações de ski, parques e belezas naturais inigualáveis.
O Chile é um país que não exige visto para brasileiros, por isso, apesar de eu sempre usar passaporte, dessa vez eu viajei para Santiago apenas com identidade. Nunca tinha feito isso e resolvi testar. Foi super tranquilo.
Mas lembre-de que a sua identidade deve ter menos de 10 anos de emissão e identidade militar não é válida para viagens internacionais. Nesse caso, você precisará de passaporte.
Chegar em Santiago é bem simples com um voo direto de 4 horas eu estava na capital Chilena (se você for de manhã sente do lado esquerdo na janela, a vista é de cair o queixo). Acho que, inclusive, esse é um dos trechos mais em conta para viajar na América Latina que tenho visto ultimamente. Eu vira e mexe encontro ida e volta no site da Multiplus por 10.000 mil milhas o trecho.
As cias aéreas que voam do Brasil para Santiago são Gol, Latam, Aerolineas Argentinas e a low cost Sky Airlines. E, sei que existem voos diretos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro.
A moeda oficial do Chile é o peso chileno. A cotação de agosto de 2022 estava flutuando entre 170 e 175 pesos a cada 1 real.
Para trocar dinheiro, sugiro que você vá até a Calle Agustinas no centro de Santiago. É lá que tem as melhores cotações e eu sugiro a JM Cambio e a Laser. As duas são de confiança e nunca tiveram casos de notas falsas!
Caso seja final de semana, você encontra Casas de Câmbio no Shopping Parque Arauco e no Costanera.
Dica: não troque no aeroporto e nem traga pesos do Brasil, só se for algo muito urgente! A cotação é muito inferior do que das Augustinas.
Em julho/18, eu preferi levar real e foi a melhor coisa que eu fiz. A cotação do dólar no Brasil estava absurda (quase R$4,10) e eu fiz as contas e acabava perdendo 2 vezes no câmbio. Mas, se você tiver euros e dólares de outras viagens vale a pena levar hein!
Mas agora, com os cartões internacionais com o C6Bank, Wise e Nomad Bank ficou muito mais fácil levar dinheiro pagando bem menos taxas. Por exemplo, eu deixo meu dinheiro em dólar no cartão e não preciso ficar fazendo câmbio em espécie. Fora que eu converto utilizando a cotação do dólar comercial e não a do turismo, em todos os lugares que eu vou, independente da moeda. Pra mim, vale muito a pena e assim eu fiz em agosto de 2022.
Espanhol é o idioma oficial no Chile, mas confesso que até agora o Chile foi o país que achei o espanhol mais enrolado (risos). Por isso, mesmo eu falando um portunhol bem enrolado, eu quase que falei português o tempo inteiro. Todos me entendiam e falavam espanhol devagar para facilitar a comunicação! Não tive nenhum problema e nem precisei apelar para o inglês.
Uma coisa que achei muito interessante em Santiago é a variedade de bairros legais para se hospedar. A seguir, eu vou tentar explicar o que eu aprendi durante esses dias que estive na cidade e qualquer dúvida é só deixar nos comentários.
Como essa foi a minha primeira vez em Santiago, eu escolhi seguir as dicas da Alfatur e ficar no centro da cidade. Eu fiquei hospedada em um Hotel Casa Zañartu que além de super fofo e histórico, fica bem perto de tudo e do metrô. No centro, você também encontra hostels super legais como Hostal La Casa Rosa, Santiago Backpackers e Happy House Hostel
Um ponto bom de ficar no centro é que você consegue turistar bastante a pé e tem muitos restaurantes baratos! Mais pra frente falarei sobre isso.
Muitas pessoas falam que Bellavista (que falo mais a seguir) e Providencia são os melhores bairros para se hospedar. Isso porque Providencia é uma comuna que tem um ar super jovem e quem fica em Providencia, também está próximo a muitos restaurantes e também do famoso Shopping Costanera.
Hostels para se hospedar: o Hostal Providencia e Egali Hostel Santiago são super famosos entre os brasileiros.
Hotéis legais para se hospedar: Hotel Diego de Almagro Providencia, Hotel Boutique Reyall, Park Plaza Bonaparte Boutique e Ladera Boutique Hotel.
Como eu disse anteriormente, Bellavista é uma comuna bem mais turístico. Por lá, você encontra o famoso Pátio Bellavista e a Rua de bares e noitada Pio Nono. É ótimo pra quem curte festas e agitação!
Hostels e apartamentos para se hospedar: Bellavista Apartments, Bella 269 e The Bellavista Hostel.
Hotéis legais para se hospedar: The Aubrey Boutique Hotel, The Hip Santiago Hotel e Tinto Boutique Hotel.
Eu achei Lastarria (pertence também ao centro de Santiago) um barrio super boêmio e bem hispter. Tem varias lojinhas e restaurantes bem fofos, sem falar que fica pertinho do Cerro Santa Lúcia! É um bom lugar para se hospedar!
Hostels e apartamentos legais para se hospedar são: Poker Hostal, Lastarria Santiago Suite Apartments e Lastarria Bellas Artes Apartments
Hotéis legais para se hospedar são: Hotel Luciano K, Hotel Montecarlo Santiago, Hotel Cumbres Lastarria e The Singular Santiago.
Mais lugares legais para se Hospedar: Rua Paris com Londres, Barrio Itália e Las Condes.
Metrô – Andar de metrô em Santiago é algo bem fácil. A cidade tem o melhor sistema de metrô da América Latina, são mais de 120 estações de metrô. Ao todo, são 7 linhas de metrô mas a linha vermelha te leva para quase todos os pontos turísticos da cidade. Você inclusive pode ir até a famosa vinícola Concha y Toro de metrô é só pegar a linha 4A.
Bicicleta – Se você quer turistar por Santiago, pode baixar o app do Itaú que se chama MybikeSantiago e pedalar pela cidade. Tem postos de locação e devolução de bikes por todo lado!
Carros particulares – Uma dica pra se locomover à noite: use Uber e Cabify. Evite os taxistas pois eles são famosos por dar golpes em turistas. Eles cobram a mais, passam notas falsas e sempre tentam fazer algo contra os turistas. Use os apps e economize! Mas lembre de ir na frente e evite parar perto de policiais, os apps ainda são ilegais no Chile.
No Shopping Cantanera é o mais famoso de Santiago e nele você encontra muitas marcas americanas e europeias, além de encontrar o famoso mercado Jumbo. No segundo andar, você pode mostrar a sua identidade que eles oferecem vários descontos para brasileiros!
Já o Mall Sport é um shopping para amantes de esportes. É um shopping focado 100% nesse público e conta com muitos produtos diferentes de marcas como Nike, Adidas e Puma! Outros shopping legais são: Shopping Arauco e Vivo Shopping.
O melhor lugar para comprar roupas de frio em Santiago são nos brechós da Rua Bandera (no sentido Mercado Central). Você encontra roupas de ski, botas, casacos, gorros, luvas, cachecol e muito mais! Vale bem a pena!!!
Tem uma feirinha perto do Cerro Santa Lúcia que tem muitas coisas diferentes, casacos peruanos e muita lembrancinhas. Outra feirinha bacana é a que fica em frente à Estação Baquedano perto da Pio Nono. Achei umas coisas super fofas lá!
Dois mercados muito famosos pra fazer compras são o Jumbo e o Líder. O segundo costuma ser muito barato e tem o preço ótimo pra vinhos também. O Jumbo é tipo um parque de diversões, você se perde lá dentro e vê muuuitas coisas diferentes! Fiz compras também em mercados de rua e comprei lanches por cerca de 1.000 pesos o sanduíche, por exemplo.
O lugar mais barato pra comprar vinho é no Mercado Mayorista Super 10, no Mercado Líder e nas Botillerías (lojas de rua) de Santiago. O Jumbo, apesar de ser um pouco mais caro, também tem bastante variedade de vinhos.
No lado esquerdo do Mercado Central, você encontra uma feirinha que é o melhor lugar para comprar chocolate. Eu comprei 3 barras (1 de Milka, 1 Sauhn-Nuss e 1 Golden Nuss) por 3.500 pesos, bem mais barato que o Jumbo, por exemplo.
Frio e neve – Se você está buscando frio e esportes de neve, tente ir pra Santiago a partir do final de maio à setembro. Agora em julho, o frio era bem suportável e, em alguns momentos do dia, até de casaco fino eu andava pela cidade. Mas não se engane! A temperatura muda muito em Santiago e, apesar de ter dias mais ensolarados, as noites são bem frias, chegando até a temperaturas negativas.
AmanDICA: no inverno, é quando as chuvas são mais frequentes. Por isso, se chover corra para o mirante mais próximo e aproveite o céu limpo, pois quase todos os dias a neblina é muito forte devido a poluição.
Flores e melhores temperaturas – De outubro a janeiro é quando as vinícolas estão florescendo e a temperatura sobe e fica bem mais quente!
Altas temperaturas e uvas – Já em fevereiro é quando as vinícolas estão cheias de uvas e as colheitas recomeçam. Dizem que é uma época linda de visitar Santiago também. Eu fiquei super curiosa.
Nessa minha viagem, eu tirei 12 dias para conhecer Santiago e arredores. Siim, eu comecei a ler sobre a região e me empolguei, mas acho que escolhi o tempo ideal para explorar bem a região e mostrar o máximo de coisas para vocês!
Entre 3 e 4 dias – Acho que essa é uma viagem que precisa ser repetida, é ideal para curtir um feriadão no Brasil. Nesse período de tempo, você consegue optar por 1 atração de cada estilo. A minha sugestão de roteiro seria: 1 vínicola, 1 dia de neve, 1 dia em Valparaíro e Viña Del Mar e 1 dia em Santiago.
Entre 5 e 7 dias – Se você quer explorar mais a fundo Santiago e arredores, entre 5 e 7 dias é o ideal. Você faz bastante coisa e não precisa abrir mão de atrações interessante. A minha sugestão de roteiro seria: 2 dias em vínicolas, 1 dia na neve, 1 dia em Valparaíro e Viña Del Mar, 1 dia em Santiago, 1 dia de compras e 1 dia em Cajon del Maipo.
Entre 8 e 12 dias – Agora sim! Se você tem tempo para explorar Santiago sem pressa, eu sugiro que que faça como eu. Meu roteiro foi feito com dias livres e lugares em diferentes. A seguir você encontrará mais detalhes, mas fui muito feliz com os dias que passei pela capital chilena.
Eu sempre viajo usando o Chip Internacional da América Chip. Eu usei no Chile e a qualidade da conexão estava bem boa. Eu subi meus stories, postei no Instagram e curti muito o serviço.
Inclusive, eu descolei 10% de desconto em todos os planos da América Chip para os meus seguidores. Basta você acessar esse link e usar o cupom PREFIROVIAJAR (lembrando que o desconto não é aplicado em cima de produtos já em promoção, tá?)
Outra opção bem legal para quem tem Vivo e Tim, é ativar o pacote de roaming que as operadoras oferecem por um valor adicional. Se você tiver uma dessas operadoras, vale a pena fazer a consulta e comparar os valores para ver se vale a pena!
No geral, quem vai para lugares muito frios ou fazer esportes na neve, aconselha-se a utilização de 3 camadas de roupa: a segunda pele, o fleece e o casaco. Se você for para neve, sugiro que use calça, casaco e bota impermeável.
Eu levei as 3 camadas para Santiago, mas só usei duas: a segunda pele e o casaco. Mas vi pessoas que pegaram nevascas e tiveram que usar as 3 camadas! As minhas peças foram:
Alugar, comprar ou levar do Brasil? Essa foi uma das perguntas que mais recebi pelo Instagram. Então lá vai a minha resposta.
Para esquiar: se você deseja começar um novo esporte sugiro que você invista em marcas como The North Face que você terá roupas para sempre.
Se você estiver querendo economizar, pode usar roupas mais baratas que são também vendidas na Decathlon ou até deixar pra comprar nos brechós de Santiago (vou falar mais sobre isso abaixo).
Agora, se você quer apenas fazer aulas, sugiro que alugue seus equipamento em lojas Chilenas como a Skiando. Eles alugam o kit completo para esquiar por 40 mil pesos e o kit completo pra andar na neve por 30 mil pesos. Você também pode alugar coisas individuais também como casaco, calça e bota impermeável (8 mil pesos cada), óculos de ski (4 mil pesos) e por aí vai…
Para usar em Santiago: compre nos brechós do centro da cidade. No final da rua Bandera (sentido mercado central), você encontra casacos maravilhosos por menos de R$ 100. É absurdo de barato! É uma loja do lado da outra!
DICA: Compre a segunda pele no Brasil. Eu usei TODOS os dias a calça da segunda pele e em dias de neve sempre fui com a parte de cima!
Comer em Santiago pode ser algo muito caro, mas achei um dos lugares com mais restaurantes incríveis que eu já visitei em todo mundo. Tem opções para todos os orçamentos e gostos. A seguir, eu fiz uma lista e espero que ajude no seu planejamento.
Para economizar você pode comer lanches como Mc Donalds, cachorro quente no Dominó e no Doggis (prove o completo ou o italiano com palta que é abacate) ou você pode comer o famoso “menu Del dia” que tem entrada, prato principal, bebida e sobremesa no Pátio de comidas por apenas 3.500 pesos. Ah! E, tem também a “Hora feliz” no restaurante italiano La picola Itália, com pratos a partir de 2.000 pesos.
Com preços mais acessíveis eu super recomendo dois restaurantes: Lá Diana e Café Palermo. Eles são pouco frequentados por brasileiros e são incríveis. O Café Palermo, por exemplo, é um restaurante uruguaio que fica em Providencia e possui apresentações de stand up todos os dias e sobremesas maravilhosas.
Se você curte paletas e gelatos, você precisa conhecer a famosa Helateria Empório de Lá Rosa é apenas SENSACIONAL. Ela foi considerada uma das 25 melhores do mundo!
O Pátio Bellavista é um local que reúne muitos restaurantes famosos. Entre eles estão Como Água para Chocolate, Tambo, 100 montaditos, pizza factory, Killkener, Kross Bar. Já fora do Pátio, você encontra o Galindo que é bem forte na culinária Chilena!
Alguns outros restaurantes bem famosos de Santiago são: Ocean’s Pacific, Restaurante Giratório, Bali Hai, Pelucaria Francesa, Boca Nariz e o Mestizo no Parque Bicentenário.
O Restaurante El Galeon no Mercado Central também é muito famoso para comer a Centolla (um crustáceo de Águas pronfundas e geladas encontrada apenas no Chile e nas regiões polares). A Centolla mais barata custa 59.000 pesos e comem até 3 pessoas. Eu fui e super recomendo!
Se você estiver no seu hotel ou hostel, uma opção legal é pedir para entregarem no seu hotel. Para famílias, pode valer bastante a pena. Os apps mais usados em Santiago para entregas são Uber Eats, Pedidos Ya e Glovo.
Assim que cheguei em Santiago saí perguntando tudo o que eu precisava comer antes de voltar para o Brasil. Se liga na minha listinha de coisas pra provar:
Definitivamente, Santiago é uma cidade ótima para quem curte uma boa noitada. Toda segunda (sim segunda) rola uma festinha babado na Jammin Club e toda quarta tem Miércoles Poh, uma festa focada em intercambistas e brasileiros não pagam!
Uma opção bem legal pra curtir a noite de Santiago, principalmente, para quem está viajando sozinha é se juntar a um pub crawl que é um tour noturno que passa por diversas baladas e bares.
Eu fiz o tour Drinking and Dancing da Happy Ending tour que passava por baladas mais caras no bairro Vitacura. O valor da noitada foi $50.000. Eles me pegaram no hotel, tinha fotógrafo, drinks nas 3 paradas e entrada inclusa. Eu ameeei e me diverti muito!!!
Se você quiser economizar, pode também fazer o pub crawl mais barato que fica na Pio Nono 280 segundo piso na Bellavista. Esses custam entre 10 e 20.000 pesos por pessoa e dizem que também é bem legal!
Uma indicação de um seguidor foi o Capricho Cariño um bar LGBT que parece ser muito legal. Além disso, vale muito a pena provar Terremoto ($2.700) no bar La Piojera. Quem curte cerveja artesanal vai se amarrar nos pubs Killkener e Krossbar no Pátio Bellavista.
Todo o roteiro dessa viagem foi criado em parceria com a Alfatur Chile. Eles me recomendaram os melhores passeios, os lugares imperdíveis para visitar e me ajudaram muito na construção desse guia completo sobre Santiago!
08:55 Transfer até o Casa Zañartu
15:00 City Tour de carro (Parque Bicentenário) – $18.000
10:00 Câmbio na Rua Augustinas e visita ao Passeo Bandera
13:00 Almoço Pátio de Comida
14:00 Visita à Vinícola Undurraga – $35.000
7:00 Dia de esqui e brincadeiras no Parque Farellones – $27.000 + $27.000 do ingresso
10:00 Caminhada pelo Centro de Santiago (Palacio de la Moneda, Plaza de Armas, Rua Nueva York, Rua Paris com Londres, Cerro Santa Lucia, Feirinha de Artesanato Santa Lucia)
7:00 Passeio panorâmico ao Valle Nevado e El Colorado. – $27.000
8:20 Passeio Viña del Mar e Valparaíso – $ 32.000
19:30 Jantar no restaurante La Diana
14:00 Provar o terremoto na Piojera
15:00 Parque Forestal e Museu de Belas Artes
17:30 Pôr do Sol e caminhada até a Pio Nono para tomar uma cerveja
22:00 Happy Ending Tour – Drinking and Dancing – $50.000
12:00 Dia de compras no Costanera Center e Dumbo
17:50 Pôr do Sol do Sky Costanera – $15.000
6:00 Passeio Cajón del Maipo com coquetel durante o dia – $45.000
14:00 Degustação na Vinícola Santa Rita – $45.000
19:30 Jantar Ocean’s Pacific
7:30 Passeio Undurraga + Pomaire + Isla Negra (Casa de Pablo Neruda opcional – $7.000) – $45.000
21:00 Jantar + Stand Up Café Palermo
10:00 Barrio Yungay
12:00 Almoço Mercado Central – Restaurante El Galeon
14:00 Barrio Lastarria
17.00 Cerro San Cristobal
Essa é uma dica MUITO para você que quer viajar com tranquilidade e praticar esportes de neve. Se você cair ou sofrer algum acidente, a maioria dos seguros (se não for especializado) não dá cobertura. Por isso, eu fiz o meu seguro na Seguros Promo e escolhi o plano AC 35 Inter com a Assist Card. Muita gente me perguntou sobre esse tópico e me senti muito segura para brincar na neve com esse plano!
Contrate seu Seguro Viagem com 5% de desconto + 5% pagando o boleto:
Apesar de ter sido uma viagem em parceria, a seguir, eu colocarei os preços (o total de 12 dias) de tudo o que eu fiz nessa viagem. Assim, acho que fica mais fácil saber quanto levar para a sua viagem, caso você queira fazer tudo o que eu fiz no meu roteiro.
*Esse valor dos passeios é o original. Todos os meus seguidores tem 10% de desconto em todos os passeios da Alfatur Chile! Basta dizer que viu no Prefiro Viajar.
Ver comentários
Vou salvar esse post pois pretendo viajar para o Chile em breve!
Excelentes dicas e o guia está bem completo.
ola Amanda!! Eu amei as dicas são PERFEITAS. Estou pensando em ir pro Chile qual site você me indicaria para eu comprar as passagens?
OIee! Não sei se vc tem milhas, maaaas pode ser incrível pra economizar! E sites tradicionais, eu gosto muito do Skyscanner!!
hehehe. na argentina também dizem que o maior prédio da américa latina é lá. é um que fica em puerto madero.
acho que em todos os países devem falar isso. hahaah
Eu quero ver neve, mas não faço questão nenhuma de esquiar. Qual você acha melhor, Farellones ou Valle nevado?! Levando em conta o custo também
Olá, onde você costuma pesquisar passagens, pesquisei e o minimo que achei foi 1.000 reais. Você tem alguma dica de site?
Oii cheguei no blog agora(atrasadaaa!) haha.. ainda acha que vale a pena fechar pacotes de viagem ou da pra fazer muita coisa por conta própria lá no Chile???? Estou indo em julho com mais 3 pessoas e estamos pensando em pegar um carro. Vale a pena??
Boa noite!! Viajando no início de Maio é bem provável que as montanhas já estejam bem branquinhas!? Digo não pra esquiar e sim pra visualizar
Amanda, você achou Santiago segura? Andou despreocupada?
E os transfers já estão no aeroporto, ou precisa de algum aplicativo?
Muito obrigada por tanto conteúdo ?
Amanda do céu!
Parabéns pela escrita e pelo conteúdo de qualidade.
Amei o post e suas dicas, a dica do lado do avião pra sentar, sensacional! Sempre quis saber o lado certo. rs
Percebi que você não foi pro Atacama, algum motivo? Foi em outra oportunidade?
beijos e parabéns, mais uma vez
Olá Amanda!
Vou para Santiago no dia 5 de março, fico lá até o dia 11. Sei que estará quente, mas nem tanto. Vc tem alguma dica mais específica para essa época?