Europa Itália Pelo mundo

Toscana: San Gimignano, Siena, Cortona e muito amor!

toscana italia
Carol Tedoldi
Escrito por Carol Tedoldi

Não tem lugar que eu ame mais no mundo do que a Toscana!!! Esta região da Itália é mágica, típica, épica e surpreendente! Como eu adoro viajar pelo interior e desbravar estradinhas e lugares escondidos, a Toscana é um prato cheio para isso. E em falar em comida…. prepare-se para comer e beber maravilhosamente bem!

toscana italia prefiro viajar

Como chegar

A toscana é uma região central da Itália, você pode partir de Milão ou Roma, de carro, trem ou avião direto para Florença (Firenze), principal cidade da região.

No meu caso, cheguei na Itália por Milão, aluguei um carro e fui descendo em direção a Toscana, aproveitei o caminho e dei uma parada em Parma, onde dormi uma noite e desfrutei um pouco da cidade onde se originou minha família.

San Gimignano

Uma das cidades medievais mais interessantes da Toscana, a minúscula San Gimignano é imperdível. Está cercada por uma muralha e, em suas ruas, circulam apenas pedestres.

san gimignano

Veículos como carros e ônibus ficam do lado de fora. No centro da cidade fica a “Praça do Poço”, onde era o local onde as pessoas buscavam água nos séculos passados.

Onde se hospedar

E para se hospedar ao redor da cidade sugiro o Villa Sanpaolo Spa Hotel San Gimignano, o hotel fica super bem localizado, um paraíso para descansar! Com um SPA maravilhoso, quarto lindo e aconchegante e excelente restaurante! Pra onde quer que olhe a vista é sempre linda!

villasanpaolo vista
villasanpaolo toscana

Onde comer

Há nesta praça a famosa Gelateria di Piazza Dondoli, eleita algumas vezes como a melhor da região, e melhor sorvete do mundo.

gelateria di piazza dondoli

Quase sempre está lotada, mas vale a pena ir lá, pois o gelato é o melhor que já comi na vida! Não me aguentei e comi mais de um, mas não estava sozinha….um pra mim e um pro Dudu que estava na barriga!

Você não se cansa de andar pelas lindas ruas medievais, cheias de charme, lojinhas com produtos típicos da região e maravilhosos restaurantes. Uma dica para comer é no Cum Quibus (Via San Martino 17, 53037, San Gimignano), comida tipicamente toscana e especializada em trufas! A noite a cidade fica ainda mais linda!

noite toscana

Siena

Foi construída sobre 3 colinas, é uma cidade maravilhosa! A principal praça da cidade é a Piazza del campo onde acontece o famoso Palio de Siena, a mais famosa corrida de cavalos do mundo.

piazza del campo siena toscana

Outro ponto principal da cidade é o Duomo de Siena, uma catedral linda, muito suntuosa com uma arquitetura gótica.

duomo siena toscana italia

No centro histórico, nada melhor do que se perder nas ruelas e becos e se deparar com muita cultura, costumes e lojinhas de produtos típicos da região…. vinhos, queijos, embutidos, azeites, etc…

centro histórico siena
ssan gimignano toscana noite

Para comer uma dica é a La Taverna de SAN Giuseppe, comida magnífica, tem uma adega linda, sobremesas divinas!

la taverna de san giuseppe toscana
la taverna de san giuseppe

Cortona

Este vilarejo medieval é simplesmente meu xodó na Toscana! Conhecemos por acaso e nos encantamos, toda vez que voltamos na Toscana lá, é parada obrigatória! Não é à toa que foi gravado o filme “Sob o sol da Toscana”. Fica no alto de uma colina, dentro de uma muralha, você deixa o carro do lado de fora e pode percorrer a cidade a pé!

cortona

Onde comer

Pra mim o melhor restaurante de toda Toscana fica lá, o La Bucaccia, bem escondido, você entra parece uma caverna.

la bucaccia

O restaurante é pequeno, tem aproximadamente 10 mesas e você é atendido pelo dono. A cozinha é comandada por sua esposa, com massas maravilhosas, se quiser você pode solicitar para conhecer a cozinha. O atendimento é bem familiar e diferenciado. Faça uma reserva e vá de olhos fechados, será maravilhoso!

la bucaccia toscana

Do lado de fora da muralha, no estacionamento, sempre há um caminhão à tarde com sanduíches de carne de porco desfiada de comer de joelhos entre outros embutidos, o princípio do food truck!

porcheta cortona

Onde se hospedar

Para hospedagem próximo a Cortona sugiro o Relais La Corte dei Papi e o Il Falconieri, já me hospedei nos 2 e são deslumbrantes, construções de 1700, muito aconchegantes, restaurante maravilhoso, excelente atendimento, você se sente vivendo em outra época!

relais la corte dei papi

Curtiu as dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Passagens aéreas: Submarino Viagens
 Seguro viagem: Real Seguro e IAC Travel
 Aluguel de carro: Rent Cars

 Chip internacional: EasySim4U

Sobre o autor

Carol Tedoldi

Carol Tedoldi

Apaixonada por viagens, a Carol adora conhecer lugares novos e repetir aqueles pelos quais se apaixonou! Divide as suas experiências pelo mundo através de seu blog e seu Instagram.

Deixe um comentário