Não tem lugar que eu ame mais no mundo do que a Toscana!!! Esta região da Itália é mágica, típica, épica e surpreendente! Como eu adoro viajar pelo interior e desbravar estradinhas e lugares escondidos, a Toscana é um prato cheio para isso. E em falar em comida…. prepare-se para comer e beber maravilhosamente bem!
Como chegar
A toscana é uma região central da Itália, você pode partir de Milão ou Roma, de carro, trem ou avião direto para Florença (Firenze), principal cidade da região.
No meu caso, cheguei na Itália por Milão, aluguei um carro e fui descendo em direção a Toscana, aproveitei o caminho e dei uma parada em Parma, onde dormi uma noite e desfrutei um pouco da cidade onde se originou minha família.
San Gimignano
Uma das cidades medievais mais interessantes da Toscana, a minúscula San Gimignano é imperdível. Está cercada por uma muralha e, em suas ruas, circulam apenas pedestres.
Veículos como carros e ônibus ficam do lado de fora. No centro da cidade fica a “Praça do Poço”, onde era o local onde as pessoas buscavam água nos séculos passados.
Onde se hospedar
E para se hospedar ao redor da cidade sugiro o Villa Sanpaolo Spa Hotel San Gimignano, o hotel fica super bem localizado, um paraíso para descansar! Com um SPA maravilhoso, quarto lindo e aconchegante e excelente restaurante! Pra onde quer que olhe a vista é sempre linda!


Onde comer
Há nesta praça a famosa Gelateria di Piazza Dondoli, eleita algumas vezes como a melhor da região, e melhor sorvete do mundo.
Quase sempre está lotada, mas vale a pena ir lá, pois o gelato é o melhor que já comi na vida! Não me aguentei e comi mais de um, mas não estava sozinha….um pra mim e um pro Dudu que estava na barriga!
Você não se cansa de andar pelas lindas ruas medievais, cheias de charme, lojinhas com produtos típicos da região e maravilhosos restaurantes. Uma dica para comer é no Cum Quibus (Via San Martino 17, 53037, San Gimignano), comida tipicamente toscana e especializada em trufas! A noite a cidade fica ainda mais linda!
Siena
Foi construída sobre 3 colinas, é uma cidade maravilhosa! A principal praça da cidade é a Piazza del campo onde acontece o famoso Palio de Siena, a mais famosa corrida de cavalos do mundo.
Outro ponto principal da cidade é o Duomo de Siena, uma catedral linda, muito suntuosa com uma arquitetura gótica.
No centro histórico, nada melhor do que se perder nas ruelas e becos e se deparar com muita cultura, costumes e lojinhas de produtos típicos da região…. vinhos, queijos, embutidos, azeites, etc…


Para comer uma dica é a La Taverna de SAN Giuseppe, comida magnífica, tem uma adega linda, sobremesas divinas!


Cortona
Este vilarejo medieval é simplesmente meu xodó na Toscana! Conhecemos por acaso e nos encantamos, toda vez que voltamos na Toscana lá, é parada obrigatória! Não é à toa que foi gravado o filme “Sob o sol da Toscana”. Fica no alto de uma colina, dentro de uma muralha, você deixa o carro do lado de fora e pode percorrer a cidade a pé!
Onde comer
Pra mim o melhor restaurante de toda Toscana fica lá, o La Bucaccia, bem escondido, você entra parece uma caverna.
O restaurante é pequeno, tem aproximadamente 10 mesas e você é atendido pelo dono. A cozinha é comandada por sua esposa, com massas maravilhosas, se quiser você pode solicitar para conhecer a cozinha. O atendimento é bem familiar e diferenciado. Faça uma reserva e vá de olhos fechados, será maravilhoso!
Do lado de fora da muralha, no estacionamento, sempre há um caminhão à tarde com sanduíches de carne de porco desfiada de comer de joelhos entre outros embutidos, o princípio do food truck!
Onde se hospedar
Para hospedagem próximo a Cortona sugiro o Relais La Corte dei Papi e o Il Falconieri, já me hospedei nos 2 e são deslumbrantes, construções de 1700, muito aconchegantes, restaurante maravilhoso, excelente atendimento, você se sente vivendo em outra época!
Oi Carol. Li seu post.
Vou pra Toscana e estou em dúvida de me hospedar em San Ginignano, Cortona ou Siena. O que você acha melhor. A ideia é ficar na região e conhecer as cidades em volta.