Centro-oeste No Brasil

Conheça a famosa Lagoa Misteriosa de Bonito

lagoa misteriosa bonito ms
Daniel Belalian
Escrito por Daniel Belalian

Situada na Serra da Bodoquena, em Jardim, a Lagoa Misteriosa fica há 50 km de Bonito e leva esse nome pois sua profundidade é um mistério para os pesquisadores da área ecológica. É famosa pela incrível transparência de suas águas e atrai turistas pela sua história e preservação.

A caverna

A partir de seis metros de profundidade, a Lagoa é considerada uma caverna com cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, atingindo mais de 220 metros de profundidade, segundo registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira, em 1998. Porém, ainda não encontraram seu fundo.

É considerada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a sétima caverna mais profunda do Brasil, sendo a mais profunda inundada do país.

foto lagoa misteriosa

A transparência da água deve-se à presença de rochas calcárias que filtram as impurezas, e à preservação da mata nativa tornando a água extremamente cristalina e com diferentes tons de azul.

Sobre a flutuação na Lagoa Misteriosa

A capital do ecoturismo é um dos locais mais seguros e organizados para pessoas que ainda não tem muita intimidade com a água, por isso qualquer um pode fazer o passeio de flutuação na Lagoa Misteriosa.

Além de contar com guias turísticos e equipe de guarda vidas, nas flutuações é obrigatório o uso da roupa de neoprene. Ela vai ajudar a dar cerca de 70% de flutuabilidade e por cima dessa roupa é colocado um colete salva vidas no tamanho adequado ao corpo.

Todo esse cuidado com o equipamento faz você flutuar como um peixe e ainda auxilia na conservação da transparência dos nossos rios já que não é permitido encostar os pés no chão durante o trajeto do passeio.

O primeiro mergulho

O primeiro mergulho feito na Lagoa Misteriosa foi em setembro de 1992, pelo pesquisador Augusto Auler. Foi também a primeira lagoa brasileira a ter seu plano de manejo espeleológico aprovado pelo Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas, em 2010.

O local permaneceu fechado por seis anos e foi reaberto à visitação em 2011, oferecendo pacotes que incluem trilha, flutuação, mergulho com cilindro e mergulho técnico.

Espeleomergulho

A Lagoa é considerada ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho (modalidade de mergulho em cavernas). A magia de mergulhar em um local onde não se sabe exatamente a profundidade é o diferencial desse passeio turístico.

lagoa misteriosa bonito

Quem possui credenciais mais avançadas têm a oportunidade de descer até 60 metros de profundidade, seguindo as regras do atrativo. Já o passeio de flutuação é indescritível, os dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa impressiona todos os visitantes, assim como os paredões rochosos e toda a fauna e flora da região.

Leia mais: Conheça Nobres e as suas belezas

Quando ir

A cidade é incrível o ano inteiro, mas as estações são bem definidas e isso pode influenciar. Na época da seca, de maio a setembro, é o melhor período para as flutuações, pois as águas se tornam ainda mais cristalinas e são sem sombra de dúvida um espetáculo inesquecível, sobretudo na Lagoa Misteriosa.

Lembrando que o local segue diretrizes para manter a conservação, por isso os grupos têm um número limitado de pessoas e são acompanhados por guias turístico credenciados, então é importante fazer uma reserva para garantir o seu passeio.

Dicas importantes

Bonito oferece uma ampla rede hoteleira com opções na categoria hostel, pousadas, hotéis, além de resort e hotéis boutique. Caso você esteja se organizando para conhecer a cidade pela primeira vez é importante saber algumas informações.

Passeios

Todos os passeios cobram a entrada, então a organização financeira é o primeiro ponto para quem quer visitar a cidade turística. É necessário retirar o voucher nas Agências de Turismo para desfrutar de qualquer passeio.

Isso acontece pela Lei Ambiental que determina um número máximo de pessoas por passeio por dia. É a forma de controlar o acesso, portanto, antes de se dirigir a qualquer passeio é preciso passar na Agência e retirar sua entrada.

O município tem cerca de 20 mil habitantes apenas, o que significa que a cidade é bem pequena. O destaque de Bonito são os passeios.

Então não adianta ir para Bonito e não se organizar para visitar pelo menos um atrativo de flutuação e uma caverna, sob pena de sair do destino com a impressão de não ter visto o que era preciso.

Curtiu as dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Passagens aéreas: Submarino Viagens
 Seguro viagem: Real Seguro e IAC Travel
 Aluguel de carro: Rent Cars

 Chip internacional: EasySim4U

Sobre o autor

Daniel Belalian

Daniel Belalian

Meu nome é Daniel Belalian, tenho 25 anos, sou couchsurfer e jornalista, gosto de escrever sobre viagens, dando dicas para quem gosta de viajar.

Deixe um comentário