Se você sonha em visitar a Holanda, um cantinho charmoso no interior de São Paulo recheado de construções típicas, áreas verdes e flores, muitas flores, está à sua espera a cerca de duas horas da capital.
A cidade de Holambra é um bom lugar para uma viagem de fim de semana, ou até mesmo para um bate e volta. Este pedacinho da Holambra no Brasil é conhecido como Capital Nacional das Flores e fornece cerca de 40% de todas as espécies e plantas ornamentais vendidas no país.
City tour: Passeio das flores
No city tour de cerca de duas horas vendido pelas agências locais, o turista embarca em uma van que dá uma volta pelas principais atrações da cidade e faz duas paradas: em uma Plantação de Gérberas, apresentadas em estufas, e em um Campo de Crisântemos, onde se pode caminhar por entre flores a perder de vista e tirar aquela foto dos sonhos.

Estufa de Gérberas

Campo de Crisântemos
Plantações como as de girassóis só estão abertas ao público em determinadas épocas, por isso é recomendado consultar as agências antes de ir.
O passeio termina no Moinho Povos Unidos, o maior moinho de vento da América Latina, com 38,5 metros de altura. Ele é uma réplica fiel dos moinhos holandeses, e seu mirante tem vista para belas paisagens de Holambra e municípios vizinhos.

Moinho do Povos Unidos
Caminhando pelas ruas de Holambra
Além das flores, há muito o que se ver em Holambra. É fácil se locomover a pé pela cidade e fazer uma viagem ao passado ao caminhar por suas calçadas e construções típicas.

Fachada das construções típicas
As ruas têm praças bem cuidadas, canteiros floridos, moinhos decorativos e orelhões que chamam a atenção por seus formatos inusitados, como o de tamanco holandês.
Dois lagos com espelhos d’água deslumbrantes dão um toque de charme ainda maior à cidade: o Lago do Holandês e o Lago Vitória Régia. Este último pode ser admirado do romântico Deck do Amor.

Deck do amor
Reza a lenda que os amantes que escrevem seus nomes em um cadeado e o prendem ao deck, atirando a chave no lago, ficam juntos para sempre.
A Praça da Cachoeira, com uma queda d’água que forma várias piscinas, é outra bela amostra do paisagismo de Holambra.

Praça da Cachoeira
Outros tipos de passeios
Gastronômico
Depois da caminhada, nada melhor do que matar a fome provando algumas das delícias servidas nos restaurantes e confeitarias de Holambra, uma atração à parte. The Old Dutch, Martin Holandesa e Casa Bela estão entre os locais que servem comidas típicas.
Cultural
Para quem quiser saber mais sobre o processo de colonização holandesa que deu origem à cidade no fim da década de 1940, centenas de fotos e objetos estão expostos no Museu Histórico e Cultural de Holambra, além de réplicas de antigas moradias.
Ecoturismo
Já o ecoturismo, possibilita ao visitante o contato direto com a natureza da região por meio de passeios a cavalo por trilhas e matas fechadas, e trekking por campos.
Onde comprar flores?
Quem visita a cidade das flores não consegue sair sem levar para casa ou para alguém especial um belo exemplar de alguma espécie. Difícil é conseguir escolher entre tanta diversidade.
Antes do portal de entrada, na rodovia SP-107, é no hipermercado de flores e plantas Garden Center que o visitante vai encontrar os melhores preços. O local é repleto de tulipas, orquídeas dos mais variados tipos, azaleias, rosas e outras espécies, além de mudas, sementes e artigos para jardinagem.

Garden Center
Também não é fácil resistir aos souvenirs típicos holandeses e objetos de decoração que enfeitam as vitrines da charmosas lojinhas com fachadas típicas do centro da cidade, como a Casa Bela Presentes, que vende os tradicionais tamancos holandeses.

Casa Bela Presentes
Aproveita a Expoflora
Uma dica importante para quem visita a cidade durante a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, é reservar a hospedagem e os passeios com bastante antecedência.
Nessa época, entre o fim de agosto e o fim de setembro, Holambra fica lotada.
Nesse evento, mais de 300 produtores aproveitam para apresentar ao público as novas variedades de flores e plantas, e atrações exclusivas atraem um grande número de turistas à cidade.
Parabéns, deu até vontade de visitar
Gostei muito das informacoes e um lugar romantico e acolhedor e uma grande
lastima que estas imagens positivas do Brasil nao se mostra muito aqui no exterior
so se fala de favela ,isto por causa de filmes porcarias do Rio de Janeiro