Quer curtir uma trip mais tranquila no meio do ano, antes das férias escolares? Fizemos uma listinha de lugares para onde viajar em junho no Brasil e no mundo.
Tem dicas tanto para quem quer curtir o friozinho pelo Hemisfério Sul como para os que preferem aproveitar o verão e climas mais amenos na Europa e na América do Norte.
No Brasil
1. Ouro Preto
Cidade histórica de Minas Gerais tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto é um verdadeiro museu a céu aberto. A beleza natural, a arquitetura, as igrejas, as obras de artistas barrocos como Aleijadinho, as ladeiras íngremes… Tudo é fascinante!
Também conhecida pela vida universitária, Ouro Preto é cheia de repúblicas que ganham vida durante o ano letivo e períodos festivos. São festas e mais festas, além de restaurantes incríveis com aquela comidinha mineira. Dei várias dicas aqui no blog!
Ah, aproveita a viagem para ir até Mariana de trem. É pertinho!
- O que fazer: Praça Tiradentes, Igreja de Nossa Senhora do Pilar, Igreja São Francisco de Assis (e muitas outras!), feirinha de Pedra Sabão, Museu da Inconfidência (e muitos outros!), Pico do Itacolomi, passeio de trem até Mariana
- Onde comer: O Passo Pizza e Jazz, Chocolateria Ouro Preto (brownie com sorvete), Café do Casarão Queimado na Praça Tiradentes, Acaso 85, Coxinha do Bar das Coxinhas, Contos de Reis, Casa Garcia
- Onde se hospedar: Uai Hostel, Pousada Solar da Ópera, Dikasa Hostel, Hotel Pousada do Arcanjo, Viva Chico Rei Hostel
2. Campos do Jordão
Cercado de montanhas e com arquitetura no estilo alpino, Campos do Jordão é um lugar perfeito para viajar em junho no Brasil, quando as temperaturas caem. Geralmente no fim deste mês, a cidade, que é conhecida como a “Suíça Brasileira”, sedia o Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Além de curtir o clima de Europa, aproveite para comer e beber bem! O mais prático e confortável é estar de carro. Se você for chegar de avião, as melhores opções são os aeroportos de São José dos Campos (mais próximo) e Guarulhos. Puro charme!
- O que fazer: Palácio Boa Vista, Tour Cervejaria Baden Baden, Morro do Elefante, Vila Capivari, Amantikir e Borboletário.
- Onde comer: Ludwig, Fondue Mezzanino, Davos, Chocolate Montanhês e Vila Chã.
- Onde se hospedar: Casa Regaleira Hotel Boutique, Summit Casarão da Ducha Hotel, Pousada Cafe Poesia, L.A.H. Hostellerie, Pousada Miraggio, Canada Lodge Campos do Jordão.
Dica: Use o meu link no Airbnb e ganhe um desconto de R$ 100 na sua primeira reserva! Você pode também ser um anfitrião e alugar o seu imóvel. É uma excelente forma de fazer uma graninha extra!
3. Paraty
Localizada no litoral sul fluminense, a cerca de quatro horas do Rio de Janeiro, Paraty é outro destino delicioso para aproveitar nesta época do ano. A cidade histórica encanta com suas ruas, portas e janelas (instagramáveis!). Além das lindas praias e muitas opções de restaurantes (o turismo gastronômico lá bomba).
- O que fazer: Centro Histórico, Stand Up Paddle, Igreja de Sta. Rita, passeio de Escuna, Casa da Cultura de Paraty
- Onde comer: Casa do Fogo, Pizzaria da Cidade, Balacobacco, Margarida Café, Paraty 33, Restaurante Benditas
- Onde se hospedar: El Jardin, Oca Paraty Chalé Ecológico, Livina Hostel, Bangalosparaty, Casa da Vila Moura
4. Gramado
Gramado fica na Serra Gaúcha, a pouco mais de 100 km de Porto Alegre. Com arquitetura europeia e casinhas em estilo enxaimel, suas paisagens parecem de cinema! As ruas limpas são cheias de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros.
Sede do concorrido Festival de Cinema, o município ao lado de Canela é um pedacinho da Alemanha no sul do Brasil. Aproveite junho para cair de boca nos chocolates, queijos e vinhos!
- O que fazer: Parque Snowland, Lago Negro, Mini Mundo, Gramadozoo + Parque Gaúcho, Maria Fumaça, Mundo a Vapor (confira 10 pontos turísticos imperdíveis!)
- Onde comer: Trattoria Boniatto, Cantina Pastaciutta, Josephina Café, Amis Restaurant, Casa di Paolo, Vue de la Valee, Taberna MF Resto Beer, Casa da Velha Bruxa
- Onde se hospedar: Hotel Cercano, Micheline Hotel Tricot, Hotel Fioreze Centro, Hotel Colline de France, Estalagem Coração Da Mata, Pousada Bella Terra
5. Lençóis Maranhenses
Lagoas cheias, pouca chance de chuva, menos vento… Junho é um ótimo mês para ir aos famosos Lençóis Maranhenses! Um dos destinos turísticos mais famosos do Maranhão, o Parque Nacional tem uma área de mais de 150 mil hectares e corta quatro municípios.
Barreirinhas é o local que oferece mais estrutura pra seus visitantes. Tem restaurantes, lojinhas e muitas opções de passeios… Aqui te mostro meu guia completo dos Lençóis Maranhenses!
- O que fazer: Lagoa da Gaivota e Andorinha, Lagoa e Povoado da Betânia + Navegação de Rabeta pelo Rio Alegre, Circuito Lagoa Azul, Passeio de voadeira pelo Rio Preguiças, Circuito Lagoas do Atins
- Onde comer: A Canoa, Jacaré, Bambu, Restaurante Sol de Amaro, Restaurante Terra Brasil, Restaurante do Sr. Antônio
- Onde se hospedar: Hostel Lençóis Park, Porto Preguiças Resort, Paraíso do Caju House Hostel, Hostel Em Boas Mãos
No mundo
1. Santiago
Bora pro Chile? Santiago em junho tem mais atrações do que o normal, já que é início da temporada de esqui! A capital fica bem no coração de uma região muito rica, muito próxima às Cordilheiras dos Andes, grandes vinícolas, estações de ski, parques e belezas naturais inigualáveis.
Leia mais: Confira o meu roteiro e guia completo de Santiago!
- O que fazer: Plaza de Armas, Cerro San Cristóbal, Cerro Santa lucia, vinícolas, Cajon del Maipo, Valle Nevado
- Onde comer: Galindo, Dominó, Como Água para Chocolate, Azul Profundo, Restaurante El Galeon, Lá Diana e Café Palermo
- Onde se hospedar: Santiago Village Hostel, Hostal Tambo Verde, CasaSur Hotel de Charme, Hostal 1918, Como en casa en Las Condes, Ñuñoa Bohemia B & B
Dica: É super importante ter um Seguro Saúde, principalmente em viagens internacionais. Clique aqui e ganhe 5% de desconto no seu!
2. Moscou
E que tal partir lá pro outro lado do mundo? Fria na maior parte do ano, a capital russa Moscou é um ótimo destino par viajar em junho! Como a temperatura nessa época é mais amena e os dias são mais longos, você pode aproveitar melhor a cidade.
Vale esticar a viagem para conhecer também São Petersburgo!
- O que fazer: Praça Vermelha, Kremlin, museus Pushkin, Galeria Tretyakov, Teatro Bolshoi
- Onde comer: Shopping GUM, Teremok, Cafe Pushkin, The Michael Collins Pub
- Onde se hospedar: ALL MUSIC Hostel #1 Mayakovskaya, Brick Design Hotel, Pokrovka 6 Hotel, Robinhouse, Magic circus.
Leia mais: Onde ficar em Moscou gastando pouco?
3. Vancouver
Terceira maior cidade do Canadá, Vancouver tem temperaturas mas amenas em junho, quando começa o verão por lá. Com os dias mais ensolarados, você pode curtir parques, praias e outros passeios ao ar livre!
Leia mais: Confira o meu Guia Completo das Rocky Moutains no Canadá!
- O que fazer: Stanley Park, Grouse Mountain, Museu de Antropologia de Vancouver, Kitsilano Beach, Grandville Island
- Onde comer: Blue Water Cafe, Tea House Stanley Park, Water Street Café, Granville Island Public Market, Go Fish, Japadog, Edible Canada at the Market
- Onde se hospedar: L’Hermitage Hotel, Rosewood Hotel Georgia, Loden Vancouver, WhiteHouse Guesthouse
Dica: mesmo longe, você pode ficar conectado o tempo todo se comprar um chip internacional da Easysim4u. Use o cupom RBBVGRATIS na hora do pagamento e garanta o frete gratuito!
4. Barcelona
Calorzinho, programas ao ar livre, praias lotadas, parques bombando… A Europa é um dos melhores destinos no meio do ano! Sem dúvida, um dos melhores lugares para onde viajar em junho é Barcelona, na Espanha. Com todo seu charme atemporal, atividades culturais, clima, praias e vida notura, a cidade é uma das favoritas dos brasileiros.
- O que fazer: Catedral da Sagrada Família, Parque Güell, Barceloneta, La Pedrera, Show das Fontes Mágicas, Parque Tibidabo, Bunkers del Carmel
- Onde comer: Somewhere Aribau, Sato I Tanaka, Pizzeria Da Nanni Barcelona, Teddy’s Barcelona, Don Kilo Restaurant
- Onde se hospedar: Hotel Casa Camper, Olivia Plaza Hotel, Hotel The Serras, Casa del Mediterraneo, The 8 Boutique B&B
5. Atenas
A Grécia é um ótimo destino para viajar em junho! Já é calor pouco antes de começar a alta temporada, e você pode gastar menos com passagem, hospedagem… Atenas é uma cidade histórica bem turística e charmosa. Uns dois dias já são suficientes para explorar a capital, que é a principal porta de entrada do país. De lá, a boa é aproveitar para conhecer as famosas ilhas gregas, como Santorini e Mykonos.
- O que fazer: Bairro de Plaka, Acrópole e Templo de Zeus, Rua Ermou
- Onde comer: Jaipur Palace, Cinque Wine & Deli Bar, Dinner in the Sky, Scala Vinoteca, Indian Haveli
- Onde se hospedar: BED in Athens, Mirivili Rooms & Suites, Voulis Attico Rooms & Apartments, The Frogs_Guest House, Ifigeneia’s place
Agora é só escolher o seu destino e comprar a passagem aérea pelo melhor preço na Passagens Promo!
Ouro Preto é muito bonito!
Amandinha boa tarde!
Acho incrível seu blog, seu trabalho. Curto e viajo muito nos seus vídeos, com suas dicas. Sou apaixonada por cada viagem. Trabalho no ramo do Turismo 15 anos (Setor de emissão nacional e internacional corporativo) e infelizmente nunca tive uma oportunidade de viajar para fora. Nunca consegui me organizar para isso com uma família e 2 filhos fica bem complicado. Meu sonho seria fazer uma viagem com eles, aqui mesmo no Brasil, penso muito no Beto Carreiro. Este mês que passou, meu filho Michel completou 17 anos e no dia do aniversário dele me falou que seu sonho era dormir num hotel… fiquei arrasada pq nunca consegui proporcionar para ele um momento como este e para minha filha Ana Luiza que tem 9 aninhos… 🙁 Mas estou tentando me organizar para fazer uma viagem com eles para Paraty para começar né…acho que vai ser legal e me hospedar com eles do sábado para domingo em um hotelzinho lá. Estou vendo suas dicas de Paraty e amando! Super beijo da sua chará que AMA suas viagens e viajar juntinho com vc.