Sabe aquela viagem que você sempre quis muito fazer? Então para mim essa viagem era para Paraty é Trindade. Lugares não tão distantes do Rio de Janeiro e possuem uma variedade muito grande de belezas naturais como praias, cachoeiras e são famosas dentro do meio de turismo gastronômico.
Localizada no litoral sul fluminense, na famosa Costa Verde, Paraty fica localizada há cerca de 4 horas do Rio de Janeiro. Para aproveitar bastante a região, eu optei por viajar no feriado de Tiradentes e pude emendar a sexta-feira ficando assim com 4 dias para a viagem.
O que fazer em Paraty e Trindade?
Neste guia eu estou reunindo para vocês todos os lugares bacanas que eu visitei, aqueles que eu fiquei com gostinho de conhecer, além de dicas para você aproveitar ao máximo e descobrir definitivamente o que fazer Paraty e Trindade. Lembrando que eu farei artigos individuais de cada um desses lugares mais para frente. Vem comigo!
Dia 1 – Paraty
Como foram cerca de 6 horas apenas na ida devido ao trânsito, eu acabei chegando por volta de 15h em Paraty na quinta-feira. Fui direto para a minha Pousada Recanto do Jabaquara, tomei um banho de piscina e fui almoçar na Praia de Jabaquara. Mais a noite segui para o centro histórico, onde eu fiz umas comprinhas e jantei no Restaurante do Hiltinho.
- Check in na Pousada Recanto do Jabaquara
- Almoço no Balacobacco
- Passeio pelo Centro Histórico
- Jantar no Restaurante do Hiltinho
Dia 2 – Paraty
- Stand Up na Praia de Jabaquara com a Paraty Explorer
- Igreja de Sta. Rita
- Passeio de Escuna
- Jantar na Casa de Fogo
- Passeio pelo centro histórico
Dia 3 – Paraty
- Visita ao alambique da Cachaça Coqueiro
- Passeio Ilha do Pelado
- Casa da Cultura de Paraty
- Jantar na Pizzaria da Cidade
- Vinho no Restaurante La Luna
Dia 4 – Trindade
- Praia do Rancho
- Praia do Meio
- Praia do Caixa D’Aço
- Almoço no Restaurante Casa do Caiçara
- Piscina Natural do Caixa D’Áço
- Pedra que engole
- Retorno para o Rio de Janeiro
Mais lugares para visitar e atividades para fazer
- Praia do Sono
- Cachoeira do Escorrega
- Ilha do Algodão
- Praia Vermelha
- Batismo de mergulho
- Travessia de Kayak com a Paraty Explorer
- Caminho do Ouro
- Saco de Mamanguá
- Ilha da Cotia
- Ilha dos Cocos
Onde comer em Paraty?
Como a minha passagem por Paraty é um lugar famoso pelo turismo gastronômico e oferece muitas opções de restaurantes deliciosos. Além dos restaurantes que eu visitei (Casa do Fogo, Pizzaria da Cidade e Balacobacco), eu vi alguns outros que chamaram a minha atenção. Entre eles estão:
- Margarida Café
- Paraty 33
- Restaurante Benditas
- Quintal das letras
- Bartholomeu
- Casa do Fogo
Onde se hospedar em Paraty?
Essa foi uma decisão um pouco difícil de ser tomada por conta do feriado. Eu consegui encontrar pousadas mais em conta apenas na Praia da Jabaquara, onde reservei a Pousada Recanto do Jabaquara que me deixou bastante satisfeita e como eu estava de carro não foi um grande problema para mim. Além disso, a Avenida Jabaquara é bastante agitada e conta com restaurantes e quiosques que abrem também na parte da noite.
Entretanto, se você optar em ir de ônibus para Paraty, aconselho que pegue uma pousada no centro histórico. Por lá tudo é muito pertinho e dá para ser feito a pé mesmo. Sem contar que a rodoviária fica no centro e é bem tranquilo se locomover com as malas para hotéis próximos a ela.
Quando ir a Paraty e Trindade?
Paraty é uma cidade cheia de eventos bacanas que atraem muitos turistas. O verão é a época mais procurada para quem quer curtir as cachoeiras e praias, mas chove bastante.
Entre julho e agosto, acontece a FLIP (Festa Literária Internacional) e a cidade fica super cheia. Tirando os feriados, o outono é uma boa época para visitar Paraty e Trindade, pois ainda está calorzinho e as diárias ficam bem mais em conta, assim como os passeios que caem até 40%.
Como chegar em Paraty e Trindade?
Para chegar em Paraty, eu super recomendo alugar um carro, assim você fica com mais flexibilidade para circular entre as vizinhas: Paraty e Trindade. Quem estiver indo do Rio de Janeiro, basta pegar a estrada Rio – Santos e seguir as placas. Na verdade existem 2 caminhos possíveis, via Barra da Tijuca ou via Duque de Caxias. Quem estiver pensando em ir de ônibus encontra opções saindo do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Para chegar em Trindade você irá precisar pegar um ônibus de Paraty ou aventurar-se pelas ladeiras apavorantes de Trindade (risos). O ônibus demora bastante e apesar do trajeto ser de 30 minutos, você vai levar até 1 hora esperando o ônibus, depende se a cidade estiver cheia ou não.
Dicas importantes
- Lembre de levar sapatos bem confortáveis para andar no centro de Paraty. As pedras são um tanto quanto escorregadias.
- Em épocas de feriado e eventos a cidade fica muito cheia, então tente fazer as suas reservas de hospedagem com bastante antecedência.
- Lembre de revisar o carro antes de pegar a estrada de Paraty e Trindade, pois as ladeiras são bem íngremes e você pode acabar precisando de um reboque (risos).
- Tente ir BEM cedo para Trindade, em épocas de feriado ou eventos a partir de 10 horas da manhã já fica complicado entrar na cidade. Eu, por exemplo, tentei entrar uma vez e não consegui.
- Na Praia de Jabaquara você consegue ter uma visão privilegiada da lua, principalmente, quando é lua cheia. Ela fica absurdamente linda!
Estou querendo conhecer Paraty na semana santa esse ano, indo dia 13 (quinta) e voltando dia 15 (sábado). Vocês acham que compensa ir essa época? Ou a cidade fica muito cheia e não dá pra aproveitar?
Olá Michele! Eu fui no feriadão e aproveitei bastante. Você só precisa ir com paciência! rsrs
Adorei suas dicasas sobre paraty