Uma das cidades praianas mais conhecidas pelos fluminenses e pelos mineiros. Essa é a marca de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, cerca de 2h30 de carro do Rio de Janeiro.
Não é à toa que quem conhece a cidade de Cabo Frio não quer sair. Prova disso sou eu, que visito frequentemente desde que me entendo por gente (acho que desde os 2 anos).
A Praia do Forte em Cabo Frio
A cidade de Cabo Frio tem muitas praias: Praia das Conchas, Praia do Peró e Praia do Foguete são apenas algumas. Mas a preferida dos turistas é a Praia do Forte, a principal e mais movimentada. É, literalmente, o point de Cabo Frio.
Com 7,5 quilômetros de extensão, águas transparentes, gelaaadas e cristalinas da praia se unem à areia branca e fina, que gruda facilmente no corpo. Para os amantes de uma caminhada a praia é um prato cheio – e lindo também. Nada como caminhar com este visual.

A praia se localiza no Centro de Cabo Frio e é de fácil acesso. E também é uma ótima praia para crianças, assim como para adultos e surfistas.
Veja também: Preço de hotéis em Cabo Frio
Na praia é possível encontrar os mais variados ‘tipos’ de vendedores: o da famosa e tradicional Empada Praiana, folheados Luiz e Trindade, picolé Kaiben e bolinho de bacalhau do Portuga, além de churrasquinhos, açaís, milho e muitas comilanças.

Forte São Matheus
A partir da Praia do Forte, no canto esquerdo é possível chegar a um dos ícones da cidade, que explica o nome da praia: o Forte São Matheus. Construído em 1618, o forte é um patrimônio histórico nacional.
O forte foi criado para defender o Brasil de invasões dos franceses, ingleses e holandeses e ajuda a Praia do Forte a manter um dos mais belos cartões postais de Cabo Frio.

Atualmente o forte apresenta os compartimentos de: casa do comando, quartel da tropa, cozinha, casa da pólvora e cela. Conta também os canhões, uma guarita e edificação para o quartel.
De lá, observa-se toda a beleza da praia que o cerca e dá para ver, também, a cidade de Arraial do Cabo. É aberto ao público e a entrada é gratuita. Não saia de lá sem visitar e registrar este momento com fotos!

O visual é lindo. O canto do Forte tem as águas bem calminhas, parece uma piscina. Quanto mais você vai para o canto esquerdo, mais rasa e calma fica a Praia do Forte. Vale a pena!
O calçadão da Praia do Forte
O calçadão existente em volta é o point de moradores e turistas que vão a Cabo Frio. Então saiu da praia? Quer almoçar? Fazer compras? Fácil. Você estará praticamente no centro badalado da cidade: feirinha, restaurantes com música ao vivo, lojas, sorveterias com um vasto buffet a quilo e playgrounds para as crianças.

A Praia do Forte também é o ponto de partida ideal para visitar os outros pontos turísticos da cidade de Cabo Frio: Forte São Matheus, Ilha do Japonês, Boulevard Canal e a Rua dos Biquínis.
Alta temporada e Réveillon na Praia do Forte Cabo Frio
Cabo Frio é uma cidade de verão, mas nada impede de viagens durante todo o ano. Mas é válido ressaltar que mesmo em tempos de calor a ventania é grande, portanto leve sempre umas roupas para esquentar na mala. A alta temporada começa, geralmente, em dezembro, se estendendo até o carnaval.
Aos interessados em passar o ano novo da cidade é bom procurar locações com antecedência. Aproximadamente 800 mil pessoas acompanharam a segunda maior queima de fogos do estado em 2016 na virada do ano na Praia do Forte Cabo Frio.

Apesar da grande concentração de turistas, vale a pena a experiência de virada de ano nesse paraíso (nada que uma vista em frente ao mar compense a multidão de gente, né). A queima de fogos de Cabo Frio não fica muito pra trás das mais conhecidas. Dura cerca de 15 minutos, é maravilhosa e emocionante. E geralmente tem algum show para animar a virada de ano.
Olá! Excelente seu blog!!!! Obrigada pelas dicas! Você acha que vale a pena passar a virada em Arraial do Cabo com crianças (2 e 4 anos)? Obrigada!