Cabo Frio No Brasil Rio de Janeiro Sudeste

Praia do Forte Cabo Frio: a queridinha da Região dos Lagos

praia do forte cabo frio rj
Vitoria Paiva
Escrito por Vitoria Paiva

Uma das cidades praianas mais conhecidas pelos fluminenses e pelos mineiros. Essa é a marca de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, cerca de 2h30 de carro do Rio de Janeiro.

Não é à toa que quem conhece a cidade de Cabo Frio não quer sair. Prova disso sou eu, que visito frequentemente desde que me entendo por gente (acho que desde os 2 anos).

A Praia do Forte em Cabo Frio

A cidade de Cabo Frio tem muitas praias: Praia das Conchas, Praia do Peró e Praia do Foguete são apenas algumas. Mas a preferida dos turistas é a Praia do Forte, a principal e mais movimentada. É, literalmente, o point de Cabo Frio.

Com 7,5 quilômetros de extensão, águas transparentes, gelaaadas e cristalinas da praia se unem à areia branca e fina, que gruda facilmente no corpo. Para os amantes de uma caminhada a praia é um prato cheio – e lindo também. Nada como caminhar com este visual.

praia do forte cabo frio regiao dos lagos

A praia se localiza no Centro de Cabo Frio e é de fácil acesso. E também é uma ótima praia para crianças, assim como para adultos e surfistas.

Veja também: Preço de hotéis em Cabo Frio

Na praia é possível encontrar os mais variados ‘tipos’ de vendedores: o da famosa e tradicional Empada Praiana, folheados Luiz e Trindade, picolé Kaiben e bolinho de bacalhau do Portuga, além de churrasquinhos, açaís, milho e muitas comilanças.

praia do forte cabo frio rj

Forte São Matheus

A partir da Praia do Forte, no canto esquerdo é possível chegar a um dos ícones da cidade, que explica o nome da praia: o Forte São Matheus. Construído em 1618, o forte é um patrimônio histórico nacional.

O forte foi criado para defender o Brasil de invasões dos franceses, ingleses e holandeses e ajuda a Praia do Forte a manter um dos mais belos cartões postais de Cabo Frio.

Atualmente o forte apresenta os compartimentos de: casa do comando, quartel da tropa, cozinha, casa da pólvora e cela. Conta também os canhões, uma guarita e edificação para o quartel.

De lá, observa-se toda a beleza da praia que o cerca e dá para ver, também, a cidade de Arraial do Cabo. É aberto ao público e a entrada é gratuita. Não saia de lá sem visitar e registrar este momento com fotos!

forte sao matheus cabo frio regiao dos lagos

O visual é lindo. O canto do Forte tem as águas bem calminhas, parece uma piscina. Quanto mais você vai para o canto esquerdo, mais rasa e calma fica a Praia do Forte. Vale a pena!

O calçadão da Praia do Forte

O calçadão existente em volta é o point de moradores e turistas que vão a Cabo Frio. Então saiu da praia? Quer almoçar? Fazer compras? Fácil. Você estará praticamente no centro badalado da cidade: feirinha, restaurantes com música ao vivo, lojas, sorveterias com um vasto buffet a quilo e playgrounds para as crianças.

calcadao praia do forte cabo frio

Créditos: Google

A Praia do Forte também é o ponto de partida ideal para visitar os outros pontos turísticos da cidade de Cabo Frio: Forte São Matheus, Ilha do Japonês, Boulevard Canal e a Rua dos Biquínis.

Alta temporada e Réveillon na Praia do Forte Cabo Frio

Cabo Frio é uma cidade de verão, mas nada impede de viagens durante todo o ano. Mas é válido ressaltar que mesmo em tempos de calor a ventania é grande, portanto leve sempre umas roupas para esquentar na mala. A alta temporada começa, geralmente, em dezembro, se estendendo até o carnaval.

Aos interessados em passar o ano novo da cidade é bom procurar locações com antecedência. Aproximadamente 800 mil pessoas acompanharam a segunda maior queima de fogos do estado em 2016 na virada do ano na Praia do Forte Cabo Frio.

ano novo cabo frio rj

Créditos: Google

Apesar da grande concentração de turistas, vale a pena a experiência de virada de ano nesse paraíso (nada que uma vista em frente ao mar compense a multidão de gente, né). A queima de fogos de Cabo Frio não fica muito pra trás das mais conhecidas. Dura cerca de 15 minutos, é maravilhosa e emocionante. E geralmente tem algum show para animar a virada de ano.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Vitoria Paiva

Vitoria Paiva

Jornalista, espontânea, apaixonada por viagens e pela natureza. Nascida em Resende (RJ), espero partir do meu interior para conquistar e conhecer (meus) lugares no mundo. Sou guiada pelos meus sonhos (além das viagens) e provida de uma fé infinita.

1 comentário

  • Olá! Excelente seu blog!!!! Obrigada pelas dicas! Você acha que vale a pena passar a virada em Arraial do Cabo com crianças (2 e 4 anos)? Obrigada!

Deixe um comentário