Com apenas 100 metros de extensão de areia,  a praia José Gonçalves é pouco conhecida pelos turistas de Búzios, mas é um paraíso natural que todo mundo deveria visitar, principalmente a galera do surf. Vale ressaltar que, durante o verão, a praia possui épocas de calmaria, com grandes bancos de areia que modificam toda a paisagem.

surfistas josé gonçalves

A praia José Gonçalves faz parte do Parque da Costa do Sol, que abrange toda a região até saquarema, sendo a preservação de espécies de cactus como o de cabeça branca (cresce apenas 1 cm por ano) e o mandacaru prioridade da região.

praia josé gonçalves búzios

Afastada das badaladas praias de Búzios, a praia José Gonçalves fica ainda mais charmosa pela presença do quiosque do Raniere, famoso por sua arquitetura super diferente e seu famoso prato Casquinha de Marisco.  Se você estiver visitanto Búzios e quiser fugir das multidões, se refugiar na praia José Gonçalves é sempre uma boa opção.

Leia mais: Quiosque do Ranieri – de Gaudi aos Flintstones

 

quiosque do ranieri

História

A história da praia é bastante curiosa. Ela recebeu esse nome em referência ao mercador de escravos José Gonçalves que utilizava a praia para o desembarque clandestino de escravos. Ouvimos histórias que o mercador chegou a receber a visita de D.Pedro II quando ele esteve de passagem pela região.

praia josé gonçalves

Como chegar?

A praia José Gonçalves  fica localizada a cerca de 8,5km de Geribá. De carro, você deve pegar a estrada sentido Cabo Frio e assim que passar pelo Pórtico de Búzios ou portal da cidade você deve ficar atento a placas na sua esquerda. Basicamente, assim que você passar por uma praça grande, com um campo de futebol, você verá na sua esquerda a sinalização da entrada da praia.  Depois é bem tranquilo, é só seguir até o final da estrada e virar a direita em um ponto de vans. No tem erro!

A estrada asfaltada acaba e uma estradinha de terra de cerca de 3km dá acesso a praia. Se o seu carro for muito baixo, fique atento no caminho e nas pedrinhas. Se você for cuidadoso e andar devagar, você chegará na praia em cerca de 10 minutinhos. Mas se preferir, você pode deixar o carro no fim da estrada asfaltada e se aventurar no caminho de terra a pé.

estrada de terra praia josé gonçalves

Início da estradinha de terra

 

E, lembre-se: cuidado com a chuva e os atolamentos, pois como toda estradinha de terra, em épocas chuvosas o trajeto fica beem mais complicado e várias poças se formam na estrada.

 

Lugar para parar os carros na praia

Estacionamento para carros na entrada da praia

Você sabia que nós também estamos no Instagram? Siim! Segue lá o nosso perfil e veja diariamente fotos inspiradoras para você que prefere viajar!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB (R$170OFF) e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo (5%OFF)
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Chip internacional com desconto: América Chip (10%OFF)

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário

1 comentário