Com apenas 100 metros de extensão de areia, a praia José Gonçalves é pouco conhecida pelos turistas de Búzios, mas é um paraíso natural que todo mundo deveria visitar, principalmente a galera do surf. Vale ressaltar que, durante o verão, a praia possui épocas de calmaria, com grandes bancos de areia que modificam toda a paisagem.
A praia José Gonçalves faz parte do Parque da Costa do Sol, que abrange toda a região até saquarema, sendo a preservação de espécies de cactus como o de cabeça branca (cresce apenas 1 cm por ano) e o mandacaru prioridade da região.
Afastada das badaladas praias de Búzios, a praia José Gonçalves fica ainda mais charmosa pela presença do quiosque do Raniere, famoso por sua arquitetura super diferente e seu famoso prato Casquinha de Marisco. Se você estiver visitanto Búzios e quiser fugir das multidões, se refugiar na praia José Gonçalves é sempre uma boa opção.
Leia mais: Quiosque do Ranieri – de Gaudi aos Flintstones
História
A história da praia é bastante curiosa. Ela recebeu esse nome em referência ao mercador de escravos José Gonçalves que utilizava a praia para o desembarque clandestino de escravos. Ouvimos histórias que o mercador chegou a receber a visita de D.Pedro II quando ele esteve de passagem pela região.
Como chegar?
A praia José Gonçalves fica localizada a cerca de 8,5km de Geribá. De carro, você deve pegar a estrada sentido Cabo Frio e assim que passar pelo Pórtico de Búzios ou portal da cidade você deve ficar atento a placas na sua esquerda. Basicamente, assim que você passar por uma praça grande, com um campo de futebol, você verá na sua esquerda a sinalização da entrada da praia. Depois é bem tranquilo, é só seguir até o final da estrada e virar a direita em um ponto de vans. No tem erro!
A estrada asfaltada acaba e uma estradinha de terra de cerca de 3km dá acesso a praia. Se o seu carro for muito baixo, fique atento no caminho e nas pedrinhas. Se você for cuidadoso e andar devagar, você chegará na praia em cerca de 10 minutinhos. Mas se preferir, você pode deixar o carro no fim da estrada asfaltada e se aventurar no caminho de terra a pé.
E, lembre-se: cuidado com a chuva e os atolamentos, pois como toda estradinha de terra, em épocas chuvosas o trajeto fica beem mais complicado e várias poças se formam na estrada.
Você sabia que nós também estamos no Instagram? Siim! Segue lá o nosso perfil e veja diariamente fotos inspiradoras para você que prefere viajar!
Oi Amanda.
A gente esta fazendo um trabalho de dibulgacao pra alguns destinos turisticos de latinoamerica e adoraria pensar juntos na possivilidade de uma parceria.
Aguardo seu contato