Um verdadeiro espetáculo natural e artístico a 60 km de Belo Horizonte. Localizado no município de Brumadinho, o Museu de Inhotim é parada obrigatória para amantes das artes e da natureza. O Centro de Arte Contemporânea Inhotim é, desde 2006, o maior centro de arte contemporânea aberto à visitação ao público da América Latina.
Idealizado pelo empresário Bernardo de Mello Paz, a antiga fazenda Inhotim, que pertencia a uma empresa mineradora no século XIX, tornou-se propriedade privada e se transformou, com o passar do tempo, em um lugar de inspiração que atrai milhares de visitantes. O museu possui um dos mais ricos acervos de arte contemporânea do mundo, além de reunir uma coleção botânica com espécies raras, conjugando natureza e artes em um só lugar.
Obras e galerias permanentes no meio do parque ambiental
Inhotim possui uma área de visitação de 110 hectares com tratamento paisagístico. Cercado por mata nativa, o instituto conta com um jardim botânico com mais de 4.000 espécies de plantas. O cenário verde se mistura a pavilhões e galerias de arte dos mais renomados artistas de arte contemporânea. São 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, com peças e intervenções de nomes como Hélio Oiticica, Zhang Huan, Ernesto Neto e muitos outros. As exposições permanentes estão espalhadas por um extenso jardim com 45 hectares e cinco lagos ornamentais, em um projeto paisagístico inicial sugerido por Roberto Burle Max.
Inhotim é um complexo museológico único e original. Para aproveitar o espaço e conferir todas as obras de arte e belezas naturais, é preciso realizar mais de uma visitação.

Crédito: Divulgação Inhotim
Como chegar
De carro
Para quem está em Belo Horizonte e deseja ir até o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, uma boa notícia: estradas em bom estado de conservação e bem sinalizadas permitem uma viagem agradável e fluida.O Instituto Inhotim fica em Brumadinho, pequena cidade situada a 60 km de Belo Horizonte. Siga sempre pela BR 381 (Fernão Dias) para chegar até o museu. Vale ressaltar que isso vale tanto para quem está partindo do Centro de Belo Horizonte quanto do do aeroporto de Confins.
De ônibus
A viação Saritur dispõe de uma linha direta que parte de Belo Horizonte de segunda a sexta às 08:15 e retornam 16:30. Nos finais de semana, o ônibus sai 08:15 e volta 17:30, com saída da Rodoviária de BH Plataforma F2.
De transfer
Para quem parte do Aeroporto de Confins, uma boa pedida é apostar em serviços especializados de translado executivo. O serviço de translado particular vem ganhando destaque como uma alternativa aos táxis ou transporte público. A maior vantagem é o conforto e a segurança proporcionados aos passageiros.