Dicas de viagem Milhas

6 dicas de como acumular milhas aéreas pra viajar mais

como juntar milhas aereas
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Milhas aéreas são programas de fidelidade, oferecidos pelas companhias aéreas. Quando cadastrados nestes programas de milhagem, o passageiro acumula pontos ou créditos (as tais milhas) toda vez que viaja em voos da empresa ou adquire algum produto ou serviço das lojas parceiras. Confira 6 dicas de como acumular milhas aéreas para viajar mais.

1. Qual melhor programa de milhas pra juntar?

No Brasil, existem 6 programas de milhas principais:

Programa Smiles, da GOL (http://www.smiles.com.br/)
Multiplus (https://www.pontosmultiplus.com.br/)
Programa Tudo Azul, da Azul (http://www.voeazul.com.br/)
Programa Amigo, da Avianca. (http://www.avianca.com.br/)
Dotz (http://dotz.com.br)
Livelo (http://www.pontoslivelo.com.br/)

Entretanto, as melhores companhias para você acumular milhas são a Multiplus e a Smiles.

2. Como acumular milhas?

A dica principal para quem quer acumular milhas para viajar é: NÃO TROQUE MILHAS COM NADA ALÉM DE VIAGEM! Nada de cair na tentação de trocar por balança, batedeiras ou liquidificador. É muito importante ter foco na hora de juntar as milhas!

Sempre que possível dê preferência a vôos com conexão: pois dessa forma você acumula mais milhas do que em vôos diretos. É mais chato, mas você acumula mais.

Juntar milhas voando

As milhas são do passageiro. Você solicita a transferência na hora do check-in online ou presencial e se esquecer, você tem até 3 meses para solicitar as milhas na cia que você voou ou em alguma parceira dela.

Com cartão de crédito

Cada 1 real que você gosta ele é convertido em Dólar e você irá junta 1 ponto para cada dólar, 2 pontos para cada dólar… tudo depende de cada cartão. Geralmente, quanto maior a renda e maior anuidade, mais ponto você acumula. Consulte o seu banco.

Use bastante o crédito do cartão no seu dia a dia. Se você tem um parente ou alguém de confiança que irá fazer compras altas, ofereça o seu cartão para acumular milhas (compras de terceiros).

Comprando em e-commerces

Walmart, Americanas.com, Ponto Frio, Netshoes… várias lojas são parceiras da Smiles e do Multiplus e você irá acumular muitos pontos para você.

Tem algumas promoções de pontuação, por exemplo, no dia do consumidor a Ponto Frio ofereceu 10 pontos para cada 1 real em compras no Multiplus. Ou seja, se você comprasse um celular de R$ 2.500, você conseguia juntar 25 mil pontos.

Dica: O site jácotei.com.br indica e compara quantas milhas você ganharia na Smiles e na Multiplus.

Com empresas como Dotz que pontuam offline

A Dotz é um programa do Banco do Brasil e ele tem um cartão que você utiliza em alguns estabelecimentos como a loja Mundo Verde, Bobs, Centauro, Bibi Sucos e outras para acumular ponto. SIM! Você junta pontos no cartão e ainda acumula direto no Dotz. O número de pontos varia de acordo com a loja.

Dica: Você pode adquirir esse cartão Dotz nas próprias lojas parceiras.

Posto de gasolina (Km de Vantagens)

Existem 2 programas de milhagem o Km de Vantagens que só junta pontos no Multiplus e o programa de pontos do Posto BR que também juntam pontos.

O Km de vantagens é o programa mais rápido para juntar milhas, você pode criar um posto favorito e juntar milhas em dobro para esse posto. O valor dos Km acumulados são convertidos em pontos e tem várias promoções.

Mas lembre-se: toda transferência feita do KM de Vantagens você deverá pagar uma taxa.

Lembrando que se você pagou a gasolina com o cartão de crédito, você acumulou 2 vezes o seu ponto: no cartão e no programa do posto de gasolina!

Reserva de Hotéis e Aluguel de Carros

A Smiles tem parceria com a Localiza e com a Rocketmiles e a cada reserva que você faz você ganha milhas. Tem hotéis que oferecem até 2.000 milhas por diária. Já a Multiplus é parceira oficial do Airbnb e você ganha 1 ponto a cada 1 dólar em reservas.

Saiba mais sobre a parceria Multiplus e Airbnb

3. Quando transferir as milhas do cartão de crédito?

Primeiro: fique atento à validade das suas milhas. Isso varia de acordo com o seu banco e geralmente, no seu extrato de pontos você encontra essa validade.

Segundo: não habilite e transferência automática de milhas do seu cartão. Isso é a maior furada, pois você perde a chance de acumular milhas para trocar em promoções.

Quando tiver uma promoção de transferência de milhas como acontece muito com a Multiplus e Smiles. Fique ligados em épocas do ano como o Dia do consumidor, Black friday, Carnaval… são momentos em que rolam muitas promoções.

4. Como saber das promoções?

Faça cadastro nos principais programas de milhas e acompanhe as newsletters que eles irão te enviar. Lembre-se de ficar sempre de olho nos sites de milhas das cias aéreas que você mais utiliza, pois eles sempre colocam as promoções expostas lá, inclusive para quem quer criar cadastro.

5. Número médio de pontos por destino

Voo nacional – 10 e 15 mil pontos por trecho
Voo pela américa do sul – 15 mil pontos por trecho
Voo américa central e américa do norte – 25 mil pontos por trecho
Voo europa – 35 mil pontos por trecho

Lembrando que esses valores variam muito de acordo com a época do ano que você pretende viajar e a antecedência que compra as suas passagens.

6. Compare a passagem em dinheiro x o valor em milhas

Não desperdice milhas! Muitas vezes as passagens pagando estão valendo mais a pena do que retirando nas milhas. Por exemplo, um trecho ida e volta pode custar R$ 300 e , 20 mil milhas. Nesse caso, na minha opinião, não vale a pena! A não ser que as milhas estejam vencendo.

LEIA TAMBÉM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário