Dicas de viagem Inspire-se Listas

6 dicas para viajar sozinha pela primeira vez

dicas para viajar sozinha primeira vez
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Fala viajantes! Hoje a dica é pra a mulherada de plantão que quer viajar sozinha pela primeira vez. Eu venho recebendo muitas dúvidas sobre esse tema lá no Instagram e por isso, eu resolvi sintetizar tudo o que eu aprendi nesse artigo. Então, vamos conferir 5 dicas para viajar sozinha pela primeira vez?

1. Fique em um hostel

Se você quer viajar sozinha e fazer novos amigos, a regra número 1 é se hospedar em hostels. Mesmo se você não quiser dividir o quarto, procure hostels que ofereçam quarto privativo.

Isso porque o hostel é uma hospedagem super democrática. Por lá, você encontrará viajantes de todas as idades e que, provavelmente, estão acostumados a viajar e a fazer amigos!

Existem também opções de party hostels que são hospedagens focadas em festas. São hostels mais animados e já são conhecidos pela agitação!

Dica: Party Hostels costumam ser mais agitados, com um fluxo muito grande de pessoas. Então, se optar por um desses, tenha cuidado em dobro com as suas coisas e se prepare pra dormir com barulho!

2. Faça passeios em grupo

Essa é uma dica bem legal até para economizar! Em muitos lugares do mundo, você encontra opções de free walking tours que são tours com guias locais que oferecem seus serviços e os viajantes pagam no final o que acham justo. Fiz muito isso na Europa e conheci muitos viajantes dessa maneira.

Outra forma legal é indo até a recepção do hostel pra contratar passeios oferecidos por eles. Certamente, outras pessoas que viajam sozinhas também irão contratar e assim, durante o dia você fará novos amigos bem rapidinho. Sem falar, que essas pessoas também tendem a estar hospedadas no mesmo local que você, o que já facilita a amizade!

Dica: existem opções de tours como os pubcrawls para sair à noite também. Eu acho que super vale a pena, caso você esteja insegura de sair sozinha.

Leia também
Ser mulher e viajar sozinha é sensacional
Como é viajar sozinha na Colômbia?
Jornalista viaja sozinha pelo mundo apenas com um mochilão de 15kg
10 perguntas (e respostas) sobre viajar sozinha pela América do Sul

3. Ande com um mapa da cidade

A primeira coisa que eu costumo fazer ao chegar nos lugares é conseguir um mapa local. Peço explicações na recepção de coisas legais que posso fazer por um preço acessível, pergunto sobre as melhores ruas para caminhar a noite, se é seguro e se preciso saber de alguma dica imperdível do que fazer, comer e etc.

Geralmente, as pessoas são muito receptivas e dão aquele empurrãozinho para você sair explorando tudo o que te explicam no mapinha.

Dica: sempre ando com uma caneta e faço todas as marcações no mapa, para não esquecer nenhum detalhe!

4. Baixe jogos ou livros no celular

Tenha sempre um app legal no seu celular pra te distrair e te ajudar a passar o tempo. Ou seja, essa é uma tática para te manter entretida durante longos percursos ou até mesmo se você se sentir sozinha em algum momento.

Uma coisa que sempre faço em viagens internacionais é viajar com um chip de internet do Brasil. Assim estou sempre conectado com amigos e família e ainda posso seguir trabalhando no Prefiro Viajar.

Saiba sobre chips internacionais para sua viagem

Dica: se você estiver viajando para fora do Brasil, tenha sempre o Google Translator no seu celular. Ele poderá te ajudar a se localizar ou até traduzir algo em caso de emergência.

5. Capriche no sorriso

Essa é a dica mais importante de todas: capriche no sorriso e abuse da simpatia! Peça ajuda, dê dicas, diga “bom dia”, “obrigada”, ajude outros viajantes…

Não deixe que o medo ou a insegurança de estar sozinha estrague o seu humor e sempre lembre que você é o que você emana e as pessoas percebem se você está mais fechada ou não quer papo.

Fazer novos amigos é algo natural e faz parte de toda viagem. Encare isso com naturalidade e não como uma obrigação. Prometo que se você tratar isso com naturalidade, viajar sozinha vai deixar rapidinho de ser um tabu e vai ser maravilhoso!

6.  Faça um seguro viagem

Recebo muitas dúvidas de mulheres que tem medo de viajar sozinhas porque se sentem desamparadas. A pergunta mais recebida é: “O que farei se eu ficar doente? E, se algo acontecer comigo?”.

Deixe as respostas para essas dúvidas, para o seu seguro viagem. Eu já fui para Barcelona sozinha e fiquei super doente. Acionei o seguro viagem, médico foi até o meu hostel e ficou tudo bem.

Eu sempre faço seguro viagem, principalmente, para ter a minha consciência tranquila. Isso porque, acidentes ou doenças podem acontecer viajando ou no Brasil e sites como o Seguros Promo e o Real Seguros, oferecem seguros tão baratinhos, ou seja, e #PrefiroPagar e ficar tranquila para curtir a minha viagem!

Dica: Meus seguidores tem 5% de desconto com usando o cupom PREFIROVIAJAR5 no site da Seguros Promo. Espero ajudar vocês a economizar também!

Confira mais dicas para viajar sozinha

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

2 Comentários

Deixe um comentário