Enfim o inverno chegou, é hora de tirar os casacos do armário e pegar a estrada para explorar os lugares para ir no frio em SP. Separei uma listinha dos melhores destinos para você curtir o friozinho em meio as montanhas, boa comida, um vinhozinho e com aquela companhia especial. Com direito a festival gastronômico, rota dos vinhos, esportes radicais, muita natureza e até um parque para esquiar.
1. Cunha
Esta pequena cidade no interior de São Paulo possui como marca registrada seus belos campos de lavanda. Certamente é um dos lugares para ir no frio em São Paulo sobretudo por ser uma região montanhosa com paisagens bucólicas e pousadas charmosas. Além disso, durante o mês do julho, a grande atração é o Festival de Inverno “Acordes na Serra” ( 30/06 a 29/07, somente nos fins de semana), presente na região há duas décadas. O evento conta com exposições, shows e concertos.
DICA: Vai alugar um carro? Confira o desconto de 5% que temos pra você na ReserveCar

- Onde ficar: Pousada Seriema e Camping, Pousada Plátanos, Biroska Caipira, Pousada Alejandro
- Onde ir: Parque Estadual da Serra do Mar, Pedra da Macela, campos de lavanda, comprar cerâmica nos ateliês locais
- Onde comer: Fazenda Aracatu, Melhor Hora, D’O Gnomo
2. Campos do Jordão
Com arquitetura no estilo alpino, Campos do Jordão é um dos principais lugares para ir no frio em São Paulo. Refúgio principalmente dos paulistanos quando as temperaturas caem, é na pequena cidade que acontece um dos maiores festivais de inverno da América Latina, em julho (30/06 a 29/07) .
DICA: Precisa alugar um carro? Aqui tem ótimos preços e um descontinho de 5%.

Campos do Jordão
- Onde que fazer: Palácio Boa Vista, Tour Cervejaria Baden Baden, Morro do Elefante, Vila Capivari, Amantikir e Borboletário. Reserve aqui os seus passeios!
- Onde ficar: Pousada Moderna, Hotel Vila Regina, Terrazza Hotel e Hotel Golden Park Campos
- Onde comer: Ludwig, Fondue Mezzanino, Davos, Chocolate Montanhês e Vila Chã.
3. Holambra
Um pequeno pedaço da Holanda está a 135 km da capital de São Paulo. O município também é conhecido como “Cidade das Flores” e além disso pela arquitetura e gastronomia típica dos Países Baixos. Inclusive tem um monte de dicas aqui no blog. O destaque fica com as plantações floridas, que dão origem a Expoflora, provavelmente a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.

Fachada das construções típicas
- O que fazer: Passeio das Flores, Museu Histórico e Cultural de Holambra, Moinho Povos Unidos. Leia mais sobre o que fazer!
- Onde ficar: Shellter Hotel, Rancho da Cachaça Pousada e Restaurante, Villa de Holanda Parque Hotel
- Onde comer: The Old Dutch, Martin Holandesa e Casa Bela
4. São Bento do Sapucaí
Em meio à Serra da Mantiqueira, a charmosa São Bento do Sapucaí atrai principalmente amantes da natureza, que buscam na serra um refúgio silencioso e tranquilo. Perto de São Paulo a apenas 185 km, a cidade tem como vizinha a badalada Campos de Jordão e a igualmente tranquila Santo Antônio do Pinhal.

Pedra Baú
A Pedra do Baú, por exemplo, é um dos pontos procurados por aventureiros. Por isso o local é ideal para saltos de paraglider, escaladas, além de caminhadas e mountain-bike. Para quem não quer se aventurar, com certeza vale chegar ao topo de carro (alugue aqui) a fim de apenas contemplar as belezas da Serra da Mantiqueira.
- Onde ficar: Pousada Villa Sao Bento, Hospedaria Aconchego, Pousada Flor de Ipe, Pousada Nasa, Hospedaria Vida na Roça
- Onde ir: Pedra do Baú, comprar artesanatos no Ditinho Joana, Capelinha em Mosaico, Cinema Paradiso
- Onde comer: Sabor da Serra, Sabor com Arte, Taipa Restaurante
5. Santo Antônio do Pinhal
Em plena Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal fica a 170 km da capital paulista. Um de seus atrativos é o Jardim dos Pinhais, que reúne plantas de diversos países em oito jardins temáticos. Além disso, na temporada de inverno, a cidade fica cheia durante a feira de artesanato ( de 06 a 08 de julho) e a festa da orquídea (06 a 28 de julho).

Santo Antonio do Pinhais
- Onde ficar: Pousada Recanto das Orquideas, Pousada Venezia , Pousada Familia, Rancho Zig Zag
- Onde ir: Cachoeira do Lageado, Boulevard Araucária, Jardim dos Pinhais Ecco Parque, Passeio de Trem até Campos do Jordão
- Onde comer: Picanha e Pasta, Donna Pinha, Eisland, Camponesa
6. São Roque
A cidade de São Roque fica a apenas 66 km de São Paulo e tem roteiros para todos, por isso é um dos melhores lugares para ir no frio em São Paulo. Indicado para os amantes do vinho e da gastronomia, a Rota do Vinho, por exemplo, possui 10 km de extensão e mais de 31 estabelecimentos que são divididos em 3 estradas.
DICA: Precisa alugar um carro? Aqui tem ótimos preços e um descontinho de 5%.

São Roque
O Ski Mountain Park, é uma espécie de mini estação de esqui em meio às montanhas, ideal para crianças e adultos. Por lá, é possível praticar esqui e snowboard, além de tobogã, teleférico, arvorismo, torre de alpinismo e muito mais.
- Onde ficar: Chalezinhos São Roque, Aconchego no Campo, Catarina
- Onde ir: Estação Ferroviária de São Roque, Morro do Cruzeiro, Igreja Matriz, Sítio Santo Antônio
- Onde comer: Quinta do Olivardo, Cantina Tia Lina, Vila Don Patto
Estas são as minhas sugestões dos melhores lugares para ir no frio em São Paulo, espero que vocês tenham gostado.



5% off


10% off




ola obrigado pelas dicas… qual é a melhor opção em hospedagem pensando em custo, Santo antonio ou Campos?
Amanda, amei as dicas! Campos do Jordão é linda e chique, mas às vezes fica muito cheia. Por isso, a minha cidade preferida é Santo Antônio do Pinhal. Fica pertinho de Campos do Jordão e é um charme.