América do sul Chile Pelo mundo

Cajon Del Maipo e Embalse el Yeso: o passeio imperdível de Santiago

cajon del maipo
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Quem me acompanha no Instagram (@prefiroviajar) sabe que eu vim curtir 12 dias em Santiago e arredores à convite da Alfatur Chile e estou pronta pra compartilhar tudo sobre a minha experiência no Cajon de Maipo e Emalse el Yeso com vocês!

O passeio com a Alfatur Chile

O meu Passeio começou às 6:00 da manhã . A van da Alfatur Chile passou na porta do meu hotel e foram cerca de 2 horas de viagem até o Cajon del Maipo.

A primeira parada foi em um café/ loja de aluguel de roupa que é muito também importante para usar o banheiro. Vale lembrar que no Embalse só tem banheiros químicos e pagos, por isso, mesmo sem vontade, use o banheiro! Vai que você pega fila lá em cima?

Eu posso dizer que fiz o meu tour com um dos melhores guias de montanha de Santiago, o famoso Guia Victor. O meu motorista era o Gabriel e eu achei ele super bem humorado (pincipalmente para quem estava trabalhando tão cedo rs).

Chegamos no Embalse el Yeso por volta de 10h e o motorista nos deixou perto dos banheiros (custavam 500 pesos). De lá, fizemos uma caminhada de cerca de 6km ida e volta.

Depois de tirar muitas fotos e achar um cantinho menos agitado, paramos para fazer um coquetel também incluído no passeio. O Victor montou uma mesinha com frios, batatas, torradas, pastinhas é muito vinho! Para quem não bebe tinha também opções de suco e refrigerante.

Dica: devido à grande quantidade de pessoas no Embalse, na volta, toda a neve vira lama. Nessa hora, ter um sapato impermeável faz toda a diferença! Sem falar que fica bem escorregadio e solados lisos ou saltos são um perigo para sua saúde (risos)!


Sobre o Embalse el Yeso

Muitas pessoas confundem Cajon del Maipo com o Embalse el Yeso. Na verdade, o Embalse fica em Cajon del Maipo, mas são duas coisas completamente diferentes.

Cajon del Maipo é uma cidade que fica há c km de Santiago e lá vivem cerca de Xxx habitantes.

O Embalse el Yeso foi construído em 1964 pelo homem como uma reserva aquífera e, hoje, abastece toda a cidade de Santiago. A temperatura do lago varia entre 3 e 5 graus e as cordilheiras do Andes ao seu redor fazem do lago um local cinematográfico.


Que tipo de roupas usar?

Para visitar o famoso Cajon Del Maipo, é muito importante estar usando a roupa correta. Durante o passeio, fizemos uma boa caminhada na neve e a mudança de temperatura na montanha é muito rápida.

Por isso, o ideal é você usar uma segunda pele (calça e blusa), uma calça e um casaco impermeável. Eu trouxe do Brasil as minhas roupinhas da The North Face, mas aqui no blog você encontra mais dicas sobre o que fazer com a roupa de neve.

A única coisa que eu aluguei foi a bota de neve. A Alfatur Chile faz uma paradinha e te leva em uma loja onde você encontra itens como casaco, calça e botas impermeáveis caso deseje alugar! Os preços giram em torno de 8 mil pesos por peça.


Quando ir?

Para visitar o famoso Embalse el Yeso coberto pela neve branquinha, o ideal é você planejar a sua viagem entre junho e setembro. Mas você também pode fazer o passeio nas outras estações do ano, apesar da paisagem mudar bastante, dizem que essa continua sendo uma visita muito bonita!


Posso ir por conta própria ?

Essa foi uma das perguntas que mais recebi: posso alugar um carro e ir po contra própria para o Embalse? Bom a minha resposta é NÃO! Na verdade, você pode fazer o que você quiser, mas eu jamais irei aconselhar ninguém a pegar uma estrada desconhecida e cheia de gelo.

Vimos muita gente perdida no Embalse, brasileiros inclusive, que muitas vezes nem sabiam aonde estavam. Entravam no começo do Embalse e iam embora! Gente enfrentando longas filas de carros porque chegaram tarde demais, sem falar, da neve na estrada. O tempo muda muito por lá e se nevar, você precisará usar correntes na sua roda. Você saberia colocá-las?


Dicas extras

  • Internet lá só pega a Claro e a WOM, mas só em alguns trechos;
  • No caminho, tente sentar do lado esquerdo da janela, a vista é incrível;
  • Leve água para o passeio e protetor solar. Como andaremos muito, é bom proteger a pele e se manter hidratado;
  • A comida no Embalse não é tão cara assim. Eu paguei 1.700 pesos em um cachorro quente completo.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

1 comentário

Deixe um comentário