Ásia Filipinas Pelo mundo Siargao

Siargao, Filipinas: roteiro completo etudo o que você precisa saber antes de ir!

sirgao filipinas
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Se você me acompanha no Instagram (@prefiroviajar), provalmente, sabe que eu estive viajando por 80 dias pelo sudeste asiático e passei por países incríveis como Indonésia, Tailândia, Vietnã, Laos e muito mais. Um dos lugares que eu estava mais ansiosa para visitar foi a ilha de Siargao nas Filipinas.

Eu aprendi um monte de coisa por lá e nesse guia completo eu vou compartilhar AmanDICAS valiosas para a sua viagem. Se eu fosse você, já salvava esse link nos favoritos, compartilhava com os amigos e começava a arrumar as malas!

No meu GUIA COMPLETO DE SIARGAO você vai ler:

1. Sobre Siargao
2. Quando ir?
3. Como chegar?
4. O que fazer?
5. Meu roteiro de 7 noites
6. Seguro viagem
7. Onde se hospedar?
8. Como se locomover?
9. Onde comer?
10. Quanto tempo ficar?
11. Dicas extras


Sobre Siargao

Com cerca de 200 mil habitantes, Siargao é uma ilha localizada na costa nordeste de Mindanao. Está dentro da jurisdição da província de Surigao Del Norte e é composto por 9 municípios: Burgos, Dapa, Del Carmen, General Luna (onde eu me hospedei), Pilar, San Benito, San Isidro, Santa Monica e Socorro. Além disso, ao redor da ilha principal existem ilhas menores que pertencem também a Siargao.

sirgao vista de cima
Siargao vista do avião

Descoberta pelos espanhóis em 1543, foi apenas em 2019 que Siargao ganhou fama entre os surfistas e é hoje a queridinha dos surfistas e dos caçadores de ondas. Para mim, a cidade é um recanto de grandes fazendas de coco, manguezais e praias paradisíacas. É lindo de ver a interação entre os turistas e o modo simples de viver da população local, é um misto de sorrisos, simpatia e  muita curiosidade (das duas partes).

No geral, achei a ilha bastante protegida tanto pelos turistas quanto pelos locais. Os locais falam sobre reciclagem, não fazem uso de sacolas plásticas (nem vendem), usam canudos de bambu (isso mesmo, até na hora de vender água de coco) e nos passeios, as empresas usam copos de plástico reutilizáveis que ficam com você o tempo todo e não geram lixo.

  • Extensão: 416,1 km²;
  • Idioma: Surigaonon é a língua dominante, mas o tagalo, o cebuano e o inglês são amplamente compreendidos e falados;
  • Moeda: Peso filipino (PHP).  Em janeiro de 2019, a cotação de 1 dólar estava cerca de 50 PHP. Eu vi duas casas de câmbio na ilha e até ATM, mas confesso que trouxe todo o meu dinheiro trocado de Cebu;
  • Dinheiro e Cartões: assim como em todo o país, pouquíssimos estabelecimentos aceitam cartões de crédito, por isso o ideal é você trazer dinheiro em espécie para a ilha;
  • Eletricidade: 220V e a tomada é tipo A, parecida com as do Brasil. Na ilha, é comum quedas de energia, por isso, evite deixar seus equipamentos conectados na tomada;
  • Principal atividade econômica: Agricultura, Turismo e Venda e produção de óleo de coco estão entre as principais atividades econômicas da ilha.

Quando ir para Siargao?

No geral, em Siargao existem duas estações principais uma mais seca entre março e novembro e outra úmida nos demais meses. Eu viajei para Siargao em janeiro e peguei apenas 1 dia de chuva, nos outros dias fez bastante sol pela manhã e chuva na parte da tarde/noite.

Agora se você estiver buscando as melhores ondas para sufar, as estações não importam tanto. Mas ouvi falar que entre os meses de setembro a novembro Siargao fica bem agitado, pois é quando acontece a Copa de Surf Siargao Cloud 9.


Como chegar?

aviao cebu sirgao

Para chegar em Siargao é bem fácil, existem aviões diários saindo de várias cidades grandes das Filipinas como:

  • Manila to Siargao: Cebu Pacific and Skyjet
  • Cebu to Siargao: Cebu Pacific and Philippine Airlines
  • Clark to Siargao: Philippine Airlines
  • Davao to Siargao: Philippine Airlines
  • Surigao City to Siargao: Cebu Pacific

Eu saí de Cebu e fiz um voo de apenas 1:00 com a Cebu Pacific. No geral, os voos no país costumam atrasar muito, por isso, sempre deixe uma folga no seu roteiro e evite chateação.

Do aeroporto para General Luna

Uma vez que você chega no aeroporto de Siargao, você precisará pegar uma van até General Luna (onde eu me hospedei) que custa 300 PHP por pessoa. Não precisa reservar e o preço é tabelado, lá mesmo no aeroporto eles irão te oferecer e o trajeto dura cerca de 50 minutos.

rgao, você precisará pegar uma van até General Luna (onde eu me hospedei) que custa 300 PHP por pessoa. Não precisa reservar e o preço é tabelado, lá mesmo no aeroporto eles irão te oferecer e o trajeto dura cerca de 50 minutos.


O que fazer em Siargao?

Palmtree Bang

palmtree bang

Se tem um lugar que praticamente virou o cartão postal de Siargao foi o famoso Palmtree Bang. É basicamente uma árvore com um balanço bem em cima do rio. Você pode se pendurar e pular direto na água! O Palmtree Bang fica a cerca de 20 minutos de moto de General Luna, bem em frente a Maasin Bridge.

Preço: 20php para pular da árvore e 500php para andar de canoa até o lago.

Mangunpunko Rock Pools

Magpupungko Beach ou apenas Rock Pools, como ela também é conhecida, é uma praia linda que possui piscina natural formada por rochas quando a maré está baixa. É um passeio muito divertido, a água é bem azul, super quentinha e você ainda pode dar uns jumps da pedra que fica no meio da piscina. Para entrar na praia, você paga uma taxa de 50 PHP por pessoa e mais 20 PHP para estacionar a moto.

Cloud 9 e Quicksilver

cloud 9 sirgao

Quer surfar as melhores ondas de Siargao? Então vá pra o Cloud 9 ou para o Quicksilver. Se você for iniciante como eu, pode contratar um professor particular por 500PHP a hora incluindo a prancha. Ah! Tem também um deck de madeira enooorme que custa 50 PHP para entrar e dizem que o nascer do sol lá é incrível.

3 islands hooping

Guyam Island

Sabe aquele passeio imperdível? Pois é, eu curti muito o passeio 3 Island Hooping. O passeio começa 10:00 da manhã e você passa pelas ilhas próximas de General Luna: Guyam Island, Naked Island e Daku Island.

A primeira parada foi de 40 minutos na Guyam Island. Lá fizemos um lanchinho, com direito a bebidas e petiscos como pãezinhos e banana empanada. A ilha é um charme, conta com uma estrutura bem bacana, balanços e umas piscininhas bem legais para banho. De um lado a ilha tem uma faixa de areia maravilhosa e do outro pedras e algumas ondas.

A segunda parada foi de 35 minutos na Naked Island que, como o nome já diz, é um grande banco de areia no meio do mar. É um verdadeiro oásis.

Para finalizar o dia, ficamos 3 horinhas na Daku Island onde tem uma vila de pescadores e algumas atividades pra fazer bem legais como snorkel, jogos e caminhada. Foi lá onde almoçamos um verdadeiro banquete já incluído no passeio. Tinha peixe, carne de porco, macarrão, arroz, frango, salada, frutas, refrigerante, cerveja e até rum. O passeio custou 1.200PHP por pessoa, incluindo todas as taxas das ilhas (30 PHP por cabeça para a Ilha Guyam e 100 PHP (por barco) para a Ilha Daku)!

Praias do Norte

Se você alugar uma motinho, tire um dia para conhecer as praias mais ao norte de Siargao. Eu destaquei duas que eu achei lindas que são a Pacifico Beach e a Alegria Beach. Você pode aproveitar também para fazer um pit stop na estrada para ver os coqueiros. Tem uma lanchonete bem em frente que tem um visual incrível.

Tak Tak Falls

tak tak falls sirgao

Se você estiver com um espírito mais aventureiro e quiser explorar um pouco mais de Siargao, pode visitar a pequena cachoeira Tak Tak. Você paga 30php para entrar e a água é bem geladinha, o que é ótimo pra alivar o calor da ilha! rs

Corregidor Island

Localizada ao sul de Siargao, Corregidor Island ou Casolian Island (como também é conhecida) é uma ilha bem legal para quem curte trilhas e snorkeling. Lembre-se de levar comes e bebes caso pegue um barco privativo, pois na ilha eles não vendem nada.

Sohoton Cove

Já pensou em nadar com um monte de água viva? Se você fizer o passeio para Sohoton Cove durante a temporada de águas-vivas que começa em março e atinge seu pico em julho e agosto, você pode ter essa experiência bem louca. Dizem por aí que elas não queimam, mas eu não arriscaria (risos).

Localizada em Socorro em Surigao del Norte, você pode conhecer a Sohoton Cove com passeios de barco incluindo o tour pelas 3 ilhas ou pode contratar um passeio individual. Os valores começam a partir de 3.000 PHP por pessoa.

Sugba Lagoon

localizada no outro lado da ilha, mais precisamente na costa noroeste de Siargao, a Sugba Lagoon é o cartão postal de Siargão. Infelizmente, quando eu estive em Siargao ela estava fechada, mas reabriu em fevereiro.

Para chegar lá, você precisa ir até porto Del Carmen que é um trajeto que de moto leva cerca de 2 horas de General Luna. Chegando lá, tem uma taxa de 30 PHP de estacionamento e nos portos, existem barcos (que custam 1600 PHP e cabem 6 pessoas) disponíveis para levar você até a lagoa. O ideal é esperar por outros passageiros para encher o barco e dividir a taxa.

Para chegar até a lagoa, você vai legar cerca de 1 hora e por lá, você pode alugar pranchas de stand up, caiaques e snorkeling para explorar ao máximo esse paraíso azul turquesa. Os mais aventureiros podem dar vários jumps da plataforma de madeira e tirar altas fotos aventureiras!

OBS: Você também pode fazer esse passeio em grupo, incluindo outros lugares como as Rock Pools e Kawhagan Island.  As agências locais costumam cobrar cerca de 1.800 PHP por pessoa para fazer esse passeio.


Meu roteiro de 6 noites

Como eu viajei para Siargao na época de chuva, eu separei alguns dias a mais para ficar na ilha e conhecer as principais atrações. A seguir, vou compartilhar com vocês o meu roteiro e espero que ajude na sua viagem:

DIA 1 (21/01) – CHEGADA E RECONHECIMENTO (820 PHP)

  • Voo Puerto Princesa – Cebu via Cebu Pacifics
  • Almoço Jolibee no aeroporto de Cebu – 119php
  • Voo Cebu – Siargao via Cebu Pacifics
  • Van do aeroporto para General Luna – 300php
  • Jantar Kermit (ceviche + cerveja + sobremesa) – 520php

DIA 2 (22/01) – VOLTA À ILHA (791 PHP)

  • Café da manhã (2 sanduíches de ovo Big Mak) –  50 php
  • Diária da moto – 400php
  • Gasolina 4L – 256php
  • Entrada Cachoeira Tak Tak – 30php
  • Alegria Beach e Pacific Beach – gratuito
  • Jantar (2 hot dogs Big Mak) – 55php

DIA 3 (23/01) – MANGPUPUNGKO BEACH/ROCK POOLS (1285PHP)

  • Diária da moto – 400php
  • Gasolina 2L – 100php
  • Entrada Magpupungko Beach + estacionamento – 70php
  • Almoço + Água de coco na praia – 195php
  • Fotos no Palmtree River – gratuito (20php para quem quiser pular da árvore)
  • Mango float na praia – 50php
  • Jantar (pizza Kermit + cerveja) – 470php

DIA 4 (24/01) – PASSEIO 3 ISLAND HOOPING (1425PHP)

  • Café da manhã Kambal Pan de Sal – 30php
  • Passeio de barco 3 Island Hoopinh – 1200php
  • Jantar Ronaldos Inn Resto Bar – 195php

DIA 5 (25/01) – AULA DE SURF (1000php)

  • Diária da moto – 400php
  • Gasolina 2L – 100php
  • 1 hora de aula de Surf Cloud Nine – 500php

DIA 6 (26/01) – DIA LIVRE E CHUVOSO EM GENERAL LUNA (461PHP)

  • Almoço Chicken Sisig – Han Han Café – 179php
  • Waffle Nutella Banana – Corner Cafe – 100php
  • Kambal Pan de Sal (2) + Coca-cola – 32php
  • Mango float – 150php

DIA 7 (27/01) — RETORNO CEBU (860PHP)

  • Café da manhã Kermit – suco de banana + oat – 330php
  • Almoço Kermit – Wrap de frango + Sprite – 230php
  • Van retorno aeroporto – 300php
  • Voo Siargao – Cebu via Cabu Pacifics

Dica: lembrando que eu botei os valores da moto e gasolina para apenas 1 pessoa. Se você for com mais pessoas ou fizer amizades o valor irá cair pela metade!


Seguro viagem

Se você pensa em viajar para as Filipinas, recomendo demais a contratação de um seguro viagem. Como eu falei anteriormente, você ira usar bastante motos para se locomover e irá se alimentar de coisas totalmente diferentes da sua rotina. Eu fiz o seguro AT 40 inter da Assist Trip no site da Seguros Promo com um super desconto e para 1 mês de viagem, não paguei nem R$ 200. Eu sempre aviso por aqui quando sai promoção e você sempre tem os meus 10% de desconto pagando em boleto com o cupom “PREFIROVIAJAR5“.  Clique aqui e faça a sua cotação!


Onde ficar?

General Luna é a região queridinha dos viajantes que vão para Siargao. Por lá, você encontra hospedagens para todos os tipos de viajantes e orçamentos. Existem resorts, hostels, guesthouses, surf camps e por aí vai.

Eu fiquei hospedada em um hotel chamado Lukay que era bem simples e oferecia quartos duplos ou privativos, mas em ambas opções o banheiro era compartilhado.

Se tem uma coisa que não falta em Siargao são resorts e experiências exclusivas. Os lugares mais badalados para se hospedar são: Bravo Resort, Kermit Resort, Blue Resort, Siargao Bleu e Nay Palad. mas caso você queira mais opções, você pode clicar aqui e buscar a hospedagem ideal para você.

DICA: Ganhe R$ 130 de desconto na sua primeira reserva no Airbnb. Clique aqui e garanta o seu desconto!!!


Como se locomover em Siargao

palmtree bang

Bing Go – quand eu estacionei a minha moto nas Rock Pools, dei de cara com um mini tuk tuk super fofo que pode ser alugado e cabem até 5 pessoas dentro. Ele é todo branco e fechadinho, achei uma graça. O valor da diária varia de acordo com o número de dias que você aluga, por exemplo, a diária custa1,200 PHP por 1 dia, 1.000 PHP por 4 a 6 dias e 800PHP por 7 days ou mais. Você encontra mais informações no site deles.

Aluguel de carro – eu vi algumas placas de aluguel de carro por 2.500 PHP a diária, mas confesso que não vi muitos carros na rua.

Triciclo – o triciclo é um meio de transporte super famoso em toda as Filipinas. Nele cabem até 4 pessoas e você precisa negociar com o motorista o valor da corrida.

Moto – a moto é o jeito favorito dos viajantes para conhecer a ilha. O valor do aluguel diário varia entre 400/ 500 PHP e o litro da Gasolina no posto custa 60 PHP e as famílias vendem por 48/ 50 PHP na porta de casa. Ah! Para alugar a moto, você não precisa de carteira de motorista, eles pedem apenas uma identificação.


Onde comer em Siargao

Se você gosta de cafés e restaurantes, Siargao é a ilha perfeita para você. Por lá, existem muitas opções Filipinas e de gastronomia oriental. A seguir, eu fiz uma listinha de lugares que visitei e super recomendo.

Ronald Inn Resto – pratos filipinos, muito bem servidos e super baratos. O valor do prato custa entre 110 e 250php.

Raw café – um café descolado e sempre cheio de estrangeiros. O café com leite custa 60php e eles oferecem várias outras opções, incluindo iced coffee.

Shaka – esse é o queridinho de Siargao. O restaurante oferece uma grande variedade de bowls e sucos de fruta. O valor do bowl gira em torno de 250php.

Kamal Pan de Sal – se você for para Siargao, você precisa provar os pães do Kamal Pan de Sal. São super baratos (6 pesos cada um) e muito gostosos. Eu recomendo o pan de piemento e o pan españa.

Kermit – curte pizza? Então não deixe de visita o famoso Kermit. Lá eles aceitam cartão e uma pizza de 8 fatias gira em torno de 400php e 50php a cerveja.

Big Mak – gosta de cheeseburguer, hot dog e quer comer barato? Procure a barraquinha do Big Mak. Eles vendem 2 hot dogs por apenas 55php. É incrivelmente barato!

big mak filipinas

Quanto tempo ficar?

Eu achei Siargao uma ilha muito encantadora. É um ótimo local para aprender com os locais, relaxar, praticar esportes e curtir com calma. Antes de definir quanto tempo ficar em Siargao, reflita se você deseja surfar ou não. Só para chegar na ilha, você perde um certo tempinho, por isso é importante saber que tipo de atividades você está procurando.

Minha sugestão: Se você deseja surfar ou falar aulas, sugiro que fique, no mínimo, 6 noites. Se você apenas quer curtir a ilha, 4 noites é mais do que o suficiente


Dicas extras

  • Use e abuse do repelente, a ilha tem muitos mosquitos;
  • Compre o chip de internet no aeroporto vale muito a pena o wifi na ilha simplesmente não funciona;
  • Beba bastante água e use bastante Protetor Solar, o sol em Siargao é bem forte;
  • Na ilha, a água não é muito bem tratada, por isso eu escovei o dente todos os dias com água potável;
  • Assim como em todo país, em Siargao existem muitos cachorros de rua, por isso fique atento e evite contato com cachorros mais ariscos, mordidas de cachorro são normais por aqui e ninguém quer ter problemas durante a viagem, certo?
  • Quase todos os restaurantes e guesthouses em Siargao oferecem água gratuita para encher a sua garrafinha! É um ótimo jeito de economizar e preservar a natureza!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

1 comentário

  • Obrigado, Amanda, pelas preciosíssimas dicas. Estamos indo às Filipinas em duas semanas e nosso “primeiro” destino será Siargao. Gostei muito do tour de ilhas, poderias me passar algum contato ou é fácil reservar esse tour em General Luna?
    Muito obrigado!

Deixe um comentário