Siem Reap

Siem Reap, Camboja: guia completo da terra do sorriso verdadeiro

Em fevereiro de 2016 visitamos, duas amigas e eu, Siem Reap no Camboja. A cidade é a porta de entrada para Angkor, que foi o centro do império Khmer. As ruinas do grandioso complexo de templos que se ergueu por lá sobreviveu às guerras locais, ao imperialismo europeu e à guerra fria para nos deixar perplexos e com aquela alegria que todo viajante tem quando encontra algo magnifico e muito maior que ele.

camboja siem reap lara

Nesse artigo você encontrará:
Contratar um guia em Siem Reap vale a pena?
Os principais templos do Camboja
A noite em Siem Reap
Onde se hospedar em Siem Reap
Quando ir para o Camboja?


Contratar um guia em Siem Reap vale a pena?

Para explorar os templos, é super recomendável contratar um bom guia, que vai te contar sobre a história de cada um e desvendar os segredos por trás da arquitetura e os significados dos diferentes budas, das apsaras e das figuras mitológicas esculpidas. Não há descrições nem placas de qualquer tipo nos templos, então você não vai apreender muita coisa sem um guia.

Leia mais: Conheça o tour que te leva para comer insetos nas ruas de Siem Reap

O nosso guia foi o Nak, muito simpático, inglês perfeito, e que sabia com riqueza de detalhes tudo sobre os templos. Para se deslocar entre eles, você pode optar por bicicleta, moto ou contratar um tuktuk, que foi o que fizemos. Nosso motorista era o Sarak e por que faço questão de dizer o nome das pessoas? Bom, dizem que a Tailândia é a terra do sorriso e eu diria que o Camboja é a terra do sorriso verdadeiro.

tuk tuk siem reap

Além da grandiosidade arquitetônica e histórica, Siem Reap nos apresentou uma inesquecível experiência humana. As pessoas são genuinamente doces e amigáveis e no fim nos despedimos com olhos marejados do Nak e do Sarak, que aliás, virou meu amigo no facebook!

Daí você entende porque a Angelina Jolie é tão apaixonada pelo país e até adotou uma criança de lá. Os contatos podem ser solicitados à Smile, gerente do impecável Villa Indochine d’Angkor, hotel onde ficamos.


Os principais templos no Camboja

Você precisa comprar um ticket para entrada nos templos, que são vendidos em três opções: um dia de visitas ($20), três dias ($40) ou sete dias ($60). Compramos o de três dias e foi suficiente para visitar os templos mais importantes.

A dica do Nak foi começar por aqueles menos conservados e ir evoluindo até chegar ao Angkor Wat, uma obra prima arquitetônica, magnificamente conservada se considerarmos seus quase mil anos de existência. Para visita-lo, é preciso cobrir os ombros e saias devem estar abaixo dos joelhos (nos demais templos não há exigências).

Angkor Wat

Angkor Wat é mesmo monumental e você passará horas tentando absorver sua grandiosidade. Não deixe de conferir as imensas paredes exteriores entalhadas em baixo relevo com a lenda hindu de Ramayana, segundo a qual o rei Rama enfrenta uma guerra para resgatar sua esposa Sita. O nascer no sol em Angkor Wat é uma das atrações mais procuradas.

angkor wat

No fim da tarde, o lago em frente ao templo reflete sua imagem e é possível fazer fotos belíssimas. Vale a pena dedicar um dia ou mais só para ele.

WatTa Prohm, Bayon, East Mebon e Pre Rup

Além de Angkor Wat, você também deve conhecer o Ta Prohm, cenário do filme Tomb Raider. As ruínas estão entremeadas a raízes e troncos de árvores, numa simbiose perfeita. Imperdíveis também são o Bayon, com seus imensos rostos de Buda, e o Banteay Srei, que está um pouco afastado dos templos principais, mas tem uma cor avermelhada, muito diferente dos demais.

O East Mebon com seus graciosos elefantes guardiões também vale a visita e o Pre Rup foi o local que escolhemos para assistir a um inesquecível pôr-do-sol.

Fonte: Great big globe
Fonte: Great big globe

Você vai reparar que, em alguns templos, muitas crianças se aproximam tentando vender artesanatos, roupas ou tecidos. Essas coisas são chatas, principalmente quando o orçamento está apertado, mas lembre-se que estamos em um país muito pobre e pacificado há cerca de 20 anos somente, então pense na vida que essas pessoas levam.

Seguro viagem asia 728x90

Tenha empatia pelas pessoas, recuse gentilmente se não tiver interesse e, claro, nunca é demais ter cuidado com oportunistas.


A noite em Siem Reap

Após um dia cheio, à noite o melhor é ir para o “centro” de Siem Reap, onde ficam o Night Market e a Pub Street. Ali você pode comer alguma coisa na rua mesmo ou ir para algum restaurante do Night Market e aproveitar para comprar algum souvenir.

Fonte: Travel Cambodia Online
Fonte: Travel Cambodia Online

Se seu negócio é beber uns bons drinks, a Pub Street é aquele local meio genérico, onde todo mundo se concentra. A dica é que tudo começa e termina cedo em Siem Reap, então chegue por volta das 20h.

Se você gosta de descobrir lugares mais escondidos como eu, procure pelos arredores da Pub Street. Ali pertinho encontramos o Asana, um bar que parece uma casa de madeira, com cadeiras penduradas como balanços e…uma cama. Drinks e pratos excelentes garantiram uma boa comemoração de aniversário para um amigo.

Se procura algo ainda mais escondido – mas ainda pertinho da Pub Street – e mais estilo mochileiro, a dica é o YOLO bar. Na realidade, a gente chamava de reggae bar porque era como nosso amigo americano descreveu o lugar e virou nossa expressão para quando encontrávamos um lugar divertido e fácil de fazer amizades.

noite-caboja
noite siem reap yolo bar

Basta dizer que, após confraternizarmos com o dono do bar e o DJ (que era mais um cara colocando o som que gostava pra galera) meu amigo invadiu o bar e fez uma caipirinha com uma cachaça brasileira que encontramos por lá.


Onde se hospedar em Siem Reap?

O Steven  foi nosso grande guia em Siem Reap, ele fez uma lista dos melhores bares da cidade. Ele também recomenda o Jasmine Lodge para quem procura hospedagem barata. Eu recomendo o Villa Indochine D’Angkor, se quiser um pouco mais de conforto e a atenção de pessoas muito queridas.


Quando ir para o Camboja?

A melhor época para visitar o Camboja é no período da seca, entre novembro a março, sendo janeiro o mês de maior número de visitantes. Fomos em fevereiro e tinha bastante gente. Prepare-se para o calor e abuse do protetor solar nas visitas aos templos, que estão, na maioria, a céu aberto.

O Camboja é um país encantador pela história, pelas paisagens e principalmente pelo povo. Foram três dias plenos de cultura, diversão e crescimento pessoal em Siem Reap que fizeram o país ficar registrado com muito carinho por mim. Quero voltar sempre e também visitar as praias do sul que, dizem, são como a Tailândia dez anos atrás.

Espero ter ajudado e ficarei feliz em responder qualquer dúvida!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB (R$170OFF) e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo (5%OFF)
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Chip internacional com desconto: América Chip (10%OFF)

Descontos para sua viagem

  • Voluntariados:
  •  Worldpackers
  • Chip internacional com desconto:
  •  América Chip 10% off
  • Passagens aéreas baratas:
  •  Passagens Promo
  • Aluguel de carro:
  •  Rent Cars
  • Passeios e Ingressos:
  •  Get Your Guide
21
Foto de Lara Pereira
Lara Pereira

Lara Pereira

Sou funcionária pública, mas como a Amanda, prefiro viajar. Sempre que posso, parti pelo mundo em busca de histórias pra contar. Acredito que viajar é a melhor maneira de aprender que diferenças são para ser respeitadas e me apaixono com frequência pelas culturas que conheço.

Ver mais artigos desse autor

Deixe seu comentário

5 pessoas comentaram!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB (R$170OFF) e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo (5%OFF)
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Chip internacional com desconto: América Chip (10%OFF)