Quem me acompanha no Instagram (@prefiroviajar), sabe que em julho de 2018 eu fui curtir 12 dias em Santiago e arredores e estou pronta pra compartilhar tudo sobre a minha experiência na famosa Vinícola Undurraga com vocês! Aperte o play e veja como foi a minha visita ã Undurraga.
Sobre a Vinícola Undurraga
Localizada há 40 min de Santiago no Vale del Maipo, a Vinícola Undurraga é uma das 5 vinícolas mais antigas do Chile. Ela foi fundada em 1885 e foi a primeira a exportar vinho, sendo os Estados Unidos o primeiro país a receber os vinhos pinot em 1903.
Com uma capacidade de produção anual de 23.000.000 de litros, na Vinícola Undurraga você encontra vinhos e espumantes super renomados, estando o Sibaris, Pablo Neruda e Late Harvest entre os queridinhos dos visitante.
Como chegar na Vinícola Undurraga?
Localizada em Talagante, a Vinícola Undurraga está fica no Camino a Melipilla. Para chegar até a vinícola você tem algumas opções:
Metrô + Ônibus: Para chegar de transporte público, você tem que pegar o Metrô Linha 1 (vermelha) até a Estación Central. Depois, procure o Terminal San Borja e pegue um ônibus para Talagante (plataformas 79-81). A viagem dura 50 minutos e a dica é pedir para o motorista te deixar na Vinícola Undurraga.
Carro: Pegue a Autopista del Sol sentido San Antonio e siga até o terceiro pedágio, onde você encontrará a saída Malloco-Calera de Tango. Vire à direita e siga até o sinal onde você verá o cruzamento Camino a Melipilla, ali vire à esquerda em direção a Talagante. Ande por mais uns 5km e ali estará a Vinícola Undurraga. Dica: use o Waze ou Google Maps que não tem erro!
Transfer com agência: Como eu estava sozinha e não tenho carteira de motorista, a melhor opção para mim foi contratar um passeio com a Alfatur Chile.A van da Alfatur Chile me pegou na porta do hotel por volta de 14:30 e chegamos na vinícola por volta das 15:20. Uma boa opção é você juntar a ida a vinícola com 2 lugares muito legais: Pomaire e Isla Negra. Assim você aproveita o dia inteiro e conhece muitos lugares diferentes!
Sobre a degustação e o tour Sibaris
O Tour Sibaris é clássico e muito procurado pelos visitantes. Ele pode ser feito em inglês ou espanhol e tem duração aproximada de 1 hora e 15 minutos. Nele você visita os vinhedos, a adega subterrânea, faz uma degustação de 4 vinhos reserva e você ainda ganha uma taça de presente no final da visita.
Ah! Você ainda pode dar um pulinho na loja de vinhos para comprar os rótulos Sibaris, Pablo Neruda e Late Harvest que são os queridinhos da galera! As visitas são conduzidas todos os dias da semana.
Quando visitar?
Se você deseja visitar a Vinícola Undurraga quando o tempo estiver mais ameno e as flores e as uvas começarem a crescer, você deveria fazer isso entre os meses de novembro e maio. Isso porque entre novembro e dezembro, é quando as uvas começam a nascer. Entre janeiro e fevereiro, elas maduram e trocam de cor e, em meados de fevereiro, a colheita das uvas brancas para produção de espumante é iniciada. A colheita dura até a primeira ou segunda semana de maio, quando a última uva colhida para produção de vinho tinto.
Quanto custa?
Se você for por conta própria, você pode comprar o ingresso diretamente no site ou na bilheteria da Undurraga. O Tour que fiz foi o Sibaris e ele custa 12.000 pesos por pessoa e acontece todos os dias as 10:15, 12:00. 14:00 e 03:30. Além dele, existem outras opções como o Tour Foundes e o Picnic que devem ser reservados com 3 dias de antecedência. Você pode ver mais informações e comprar online o seu ingresso no site da Undurraga.
Curiosidades sobre a Undurraga
- Na vinícola Undurraga, as rosas hoje são utilizadas mais para decoração. A Rosa vermelha indica vinho tinto e rosas branca vinho branca. As rosas florescem de setembro até abril que é quando você encontrará as parreiras bem verdinhas;
- O solo da vinícola é pedregoso o que o torna melhor para produção de vinho tinto;
- Na vinícola, você encontra a fábrica da Undurraga e por isso, a vinícola possui apenas 30 hectares de plantação. Para produção em larga escala, ela recebe uvas de varias regiões do Chile;
- Para fazer o vinho tinto e o vinho branco, existem dois processos distintos. Para o vinho tinto é preciso usar a uva completa, incluindo a casca. O vinho tinto fermenta a menos dias a uma temperatura maior;
- Na Vinícola Undurraga, você só encontra plantações de uvas tintas. Todas as uvas brancas vem da Costa do Chile ou do Norte:
- A Undurraga produz cerca de 15 milhões de litros de vinho por ano e 70% deles são vinhos tintos. Se exporta mais de 65% da produção anual.