No Brasil Santa Catarina Sul

Nova Veneza: uma viagem de moto pela Itália Catarinense

nova veneza santa catarina

Meu mais recente destino foi rumo à Nova Veneza, Santa Catarina, mas desta vez com uma novidade que fez a viagem ficar muito mais divertida: fui pela primeira vez com um grupo de motociclistas, a convite do Carpe Dien Moto Turismo, e se vocês acham que é só se reunir e viajar, estão enganados, por isso vou contar um pouco deles para vocês.

O grupo foi fundado em 2004 em São Paulo, contando com 15 integrantes, hoje conta com mais de 1000 associados por todo o Brasil, é basicamente formado por casais, é muita gente apaixonada por moto hein. E como prezam muito pela segurança na estrada, sempre ministram cursos de pilotagem e conduta.

moto na estrada

Voltando a viagem, nos encontramos em um posto de combustível em Balneário Camboriú, onde foi nos passado o briefing da viagem e também revisados os sinais de comunicação entre as motos (quando há lombada, buracos na pista, radar, etc… para tudo há um sinal). Terminado o briefing, pé na estrada… e com muita chuva.

A viagem em grupo

Viajar com um grupo é uma experiência diferente, que todos os motociclistas devem experimentar ao menos uma vez, eu particularmente adorei. O que percebi é que a segurança é muito maior, um cuida do outro, todos se preocupam com o grupo, além de ser muito divertido, sempre que via os grupos ficava babando e, por sorte, chegou minha vez.

carpe diem moto turismo

Bom, depois de duas paradas estratégicas na estrada para abastecimento e lanche, chegamos ao destino: Nova Veneza.

Sobre Nova Veneza

Nova Veneza é uma cidade pequenininha de Santa Catarina, fica à 215 km da capital Florianópolis, mais com muitas peculiaridades. Ela foi fundada por cerca de 400 famílias oriundas da Itália e hoje cerca de 90% de seus habitantes são descendentes de italianos.

A cidade é encantadora, calma, com muitas casas sem muros, inspiradas nas edificações italianas e muitos restaurantes típicos. É uma cidade que zela pela sua origem e mantém viva sua cultura. Dica: se você for visitar a cidade pode levar seu passaporte, isso mesmo, eles têm um carimbo (fictício, claro) para marcar sua visita ao local.

O que fazer na Nova Veneza

Gôndola di Venezia

Parada obrigatória para quem vai à Nova Veneza é visitar a gôndola, que encontra-se em um lago artificial na Praça Humberto Bortoluzzi  bem no centro da cidade. A praça é linda e também possui um coreto e uma roda d´água. A gôndola foi doada pela província de Veneza, simbolizando a ligação entre os locais e existem apenas 4 dessas fora da Itália (Rússia, Estados Unidos e Canadá).

passeio gondola nova veneza

O lago é pequeno, portanto, não se realizam passeios na gôndola, mas os visitantes podem entrar nela para tirar fotos. Geralmente tem funcionários vestidos de gondoleiros para recepcionar os turistas, mas quando fui não tinha, infelizmente, queria muito uma foto com um deles.

Carnevalli Di Venezia

A cidade tem um evento top que ocorre todos os anos na segunda quinzena de junho e é pouco conhecido no restante do Brasil, é uma reprodução do carnaval de Veneza. O evento tem início na praça onde fica a gôndola, com banda ao vivo tocando no coreto da praça, lá é a concentração; dali sai o cortejo que passa pelo centro da cidade e reúne centenas de pessoas.

O evento é aberto ao público, mas o legal é que para participar do desfile é preciso estar devidamente trajado (o museu do imigrante possui trajes de época disponíveis para aluguel) e fazendo o uso de máscara, não deve ser o máximo? Quem já participou afirma que o clima de mistério e alegria contagia e nos transporta para outra época.

carnavale de veneza convite

O carnaval ocorre durante um festival gastronômico que ocorre durante cinco dias na cidade, recebendo mais de 50 mil pessoas, onde há programação cultural e muita comida italiana. A abertura do festival conta com um baile de gala, e nele também o uso da máscara é obrigatório, o convite é vendido por R$ 150,00 e dá direito ao jantar.

Bom, para quem gosta de um programa diferente, fica a dica, eu fiquei morrendo de vontade de voltar e participar desse Carnaval Neveziano. E para nos dar um gostinho de como será, alguns mascarados estavam na praça esperando nosso grupo, aproveitamos, tiramos fotos e ficamos encantados com as roupas e máscaras lindas que eles usavam. Sim, vários de nós ficamos com vontade de voltar para a festa.

baile de mascaras carnaval veneziano

Vinícola Borgo

A cidade conta com outras atrações interessantes, como vinícolas. Fiquei muito curiosa em conhecer a Vinícola Borgo, ela fica em um castelo de pedras, que com a paisagem verde montanhosa ao fundo torna-se um convite irrecusável à degustação de seus vinhos (que são produzidos em pequena escala, assim como licores e geleias.

vinicola borgo sc

Barragem do Rio São Bento

Outro lugar que ficou de fora foi a barragem do Rio São Bento, fica no município ao lado, bem pertinho, chamado Siderópolis. Sua superfície de água cobre 450 hectares (equivalente a quase 500 campos de futebol) e está conjugada à beleza da Serra Geral ao fundo, criando um belo cenário.

barragem rio são bento

Barragem do Rio São Bento

A barragem foi construída para resolver o problema de falta de água da região, e nesse local havia uma comunidade, que foi destruída, com exceção da torre da igreja. E ao visitar, quando o nível de água baixa, é possível avistar a torre, criando um cenário curioso.

Casas de Pedra

Nova Veneza também possui as casas de pedra, que atraem muitos turistas, tombado como patrimônio histórico nacional. Elas foram construídas por imigrantes italianos no final do século XIX com uma técnica de construção que utiliza essencialmente pedras e barro. Três edificações estão abertas ao público para visitação.

casas de pedras

Onde comer

Ghellere

O Ghellere foi em um dos vários restaurantes típicos italianos em que almoçamos. O ambiente é lindo, com um grande espaço externo que conta com brinquedo pra crianças, um jogo de xadrez gigante muito legal e até um lago com peixes, pena que o tempo estava fechado e chovendo.

restaurante ghellere

O restaurante funciona com um sistema em que não há buffet, tudo é servido na mesa pelo garçom e podendo ser solicitada reposição; também há buffet de sobremesa. Para quem gosta de comida Italiana é uma boa pedida, confesso que não é minha favorita.

Forquilhinha

Quem gosta de cerveja vai adorar essa dica, ali pertinho de Nova Veneza, no município chamado Forquilhinha encontra-se a cervejaria Saint Bier, e o legal é que existe um pub junto à fabrica, imperdível para os amantes de uma boa cerveja.

Chegando na cervejaria fomos convidados a fazer um tour pelo processo de fabricação, onde um especialista nos mostra a fábrica e explica todo o processo realizado para se produzir cerca de 350 mil litros mensais.

Com certeza essa visita ao processo aguça a vontade de logo provar as diversas cervejas do pub, acho que é uma estratégia da casa. Quanto as cervejas, nem é preciso dizer que há uma grande variedade dessas, além de várias torneiras com os mais diversos chopes.

 fábrica cervejaria Saint Bier

Voltando ao pub, este conta com diversos ambientes, todos muito bem decorados, com destaque para as diversas paredes onde encontram-se coleções de canecos de porcelana, de tampinhas e um teto cheio de bolachas de chope; destaque para a decoração dos banheiros, mas na porta já há a plaquinha indicando que é proibido para menores hein.

cervejaria saint bier

Teto de bolachas

A casa conta com cardápio que dá destaque as batatas recheadas, além de dispor de um buffet de frios por quilo.

O que faltou visitar?

Com essa viajem descobri uma pequena cidade rica em cultura, história e peculiaridades, que infelizmente é pouco conhecida e pouco se fala. Devido a chuva do final de semana faltou conhecer muitos locais e tirar aquelas fotos mais coloridas que só um dia ensolarado nos proporciona. Quem sabe não volte logo para resolver essas pendências?

E se você ficou com alguma dúvida, quer alguma dica ou informação de Nova Veneza ou do Carpe Dien Moto Turismo me manda um direct no Instagram, e curte lá a página @lu_por_ai.

Curtiu as nossas dicas sobre Nova Veneza? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Assim você ajuda a gente e produzir mais dicas para vocês. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo. 

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Passagens aéreas: Submarino Viagens
 Seguro viagem: Real Seguro e IAC Travel
 Aluguel de carro: Rent Cars

 Chip internacional: EasySim4U

Sobre o autor

Luciana Cristina Pereira

Luciana Cristina Pereira

Olá, sou Luciana, curitibana que atualmente mora em Balneário Camboriú. Adoro viajar, conhecer lugares novos e fotografar. Confiram meus cliques no @lu_por_ai.

2 Comentários

Deixe um comentário