Gramado No Brasil Rio Grande do Sul Sul

O que fazer em Gramado: atrações pagas e gratuitas!

o que fazer em gramado
Daniela Almeida
Escrito por Daniela Almeida

Tem Papai Noel e neve o ano inteiro. Tem chocolate e tem miniaturas. Tem supercarros e carros antigos. Tem parques e praças. Tem boa comida e vinho de qualidade. Tem história e tradição. Gramado é uma cidade completa e, por isso, é um destino que agrada a todos os perfis de turistas.


Sobre Gramado

Localizada a 120 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Gramado está entre os dez melhores destinos do Brasil há vários anos, segundo avaliações em sites de pesquisas de opinião turística.

O período de alta temporada vai entre julho e agosto, época que acontece o tradicional Festival de Inverno de Gramado. E de novembro a janeiro, quando a cidade se transforma para receber o maior natal do país, o Natal Luz, que atrai visitantes de todos lugares do mundo. Inclusive, em 2019, o Natal Luz vai entrar em sua 34ª edição e terá dezenas de atrações.

E mesmo sendo considerado um destino caro (a diária da rede hoteleira local é uma das maiores do Brasil), Gramado conta com atrativos que cabem, perfeitamente, em todos os bolsos. São dezenas de atrações gratuitas e pagas que poderão ser visitadas por toda a família.


O que fazer em Gramado, Rio Grande do Sul?

Atrações gratuitas em Gramado

Entre as atrações gratuitas, o Lago Negro é a principal. O parque conta com lago, pedalinhos (pago à parte), trilhas e restaurante. É rodeado por pinheiros e araucárias de mais de 70 anos, trazidas da Floresta Negra, na Alemanha.

Lago Negro

A charmosa Rua Coberta é o point de encontro de quem vai a Gramado. Ela fica no centro e conta com lojas, restaurantes e bares.

A Fonte do amor, ao lado da Igreja Matriz de São Pedro, é outro ícone da cidade gaúcha e não pode ficar de fora do roteiro. A fonte foi construída em 2013, por meio de uma ação do projeto Gramado Amado.

Fonte do Amor

Para quem gosta de cinema e seus símbolos, o Palácio dos Festivais e a estátua do Kikito (está na Rótula das Bandeiras) também merecem uma visitinha.

Estátua do Kikito

E como não poderia deixar de ser, os dois pórticos de entrada da cidade fazem a alegria dos turistas que querem levar para casa a tradicional foto em Gramado. O pórtico da Via Taquara fica na Rodovia RS 115. Ele foi inaugurado em 8 de junho de 1991 e possui estilo normando.

Já o pórtico Via Nova Petrópolis é o mais conhecido e fica na Rodovia RS 235. Ele tem o estilo bávaro e foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973.

Fórtico de Gramado

Para quem gosta de chocolate, vale uma paradinha na fábrica de chocolate Prawer. A visita guiada é gratuita e dá para conhecer todas as etapas da produção. Ao final, é possível comprar vários produtos.

Atrações pagas de Gramado

Mas, além das opções gratuitas, a cidade conta com outros atrativos, entre museus e parques, que fazem a alegria de qualquer criança e adulto.

A começar pelo Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. O parque conta com montanha de neve de 15 metros de altura.

Lá é possível esquiar, praticar snowboard ou descer em boias; o Vilarejo alpino, que é um espaço de compras e onde também estão localizados um café, pista de patinação, lojas, simulador 7D, correio do Papai Noel e outras atrações. E, por fim, o restaurante com vista panorâmica para a montanha de neve.

Já quem gosta de museus não vai ficar decepcionado. A cidade conta com dezenas para homenagear todo tipo de coisa: carros e motos, miniaturas, chocolate, pedras preciosas, perfume, entre outros.

O principal deles é o Mini Mundo, que expõe mais de 200 réplicas construídas em escala 1:24, ou seja, 24 vezes menores do que os originais. Tem castelos, trens que se movimentam, bombeiros que apagam fogo com água de verdade, entre outras peças.

Outro museu de destaque é o Dreamland Museu de Cera. O museu reúne réplicas de artistas famosos nacionais e internacionais, políticos, cantores, esportistas e personagens de filmes e de desenhos. São mais de 90 bonecos em tamanho natural feito de cera.

Além dele, a Rede Dreamland ainda administra em Gramado o Super Carros (carros de luxo e supermáquinas), o Holywood Dream Cars (com relíquias das décadas de 20 a 60) e o Harley Motor Show (em homenagem às lendárias motos Harley).

Holywood Dream Cars

No Reino do Chocolate é possível conhecer a história da iguaria no mundo e até fabricar o próprio chocolate. Ao final do passeio, dá para fazer um lanche na lanchonete e comprar os produtos na lojinha.

O Reino de Chocolate

Para as crianças, o Gramado Zoo é também uma atração imperdível. Ele é o único do Brasil que reúne apenas animais da fauna brasileira e está localizado no mesmo espaço do Parque Gaúcho, que resgata as tradições gaúchas.

E para quem não abre mão de conhecer o Papai Noel, mesmo fora da época do natal, Gramado ainda tem a Aldeia do Papai Noel, o único parque natalino do Brasil. Lá dentro tem o museu do brinquedo, a fábrica dos duendes, renas de verdade, trenós e a casa do “bom velhinho”.

Aldeia do Papai Noel

As crianças se divertem muito e os adultos voltam a ser crianças com a magia do lugar. Entre atrações gratuitas e pagas, são mais de 40 opções.


Onde ficar em Gramado?

Para dar conta de curtir tantos atrativos, a cidade ainda conta com uma ampla rede hoteleira. Tem para todos os bolsos e gostos.

A melhor região, com certeza, fica no centro, onde estão boa parte das atrações da cidade. Porém, o acesso e a logística de Gramado são muito bons, facilitando para o turista que se hospeda mais afastado da região central.

Entre as opções, listamos 5 hospedagens avaliadas como fantástica/excepcional.

Mais dicas de Gramado

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Daniela Almeida

Daniela Almeida

Paulista de nascença, mineira de coração e residência. É jornalista e
mestre em comunicação. Já trabalhou em assessorias de imprensa privadas e de órgãos público e em jornal de grande circulação. É a idealizadora e editora do blog de viagem D&D Mundo Afora.

Deixe um comentário