Durante a minha ida a Búzios, eu tentei visitar praias que estão fora do roteiro turístico da cidade. Eu visitei lugares como a praia da Foca e a praia José Gonçalves, onde eu conheci o famoso quiosque do Ranieri. Na minha busca por informações para chegar até a praia, eu comecei a ler sobre o famoso Ranieri e a sua tradicional casquinha de marisco. Vale lembrar que a praia José Gonçalves é bem pequena, possui apenas 100 metros de areia e o quiosque do Ranieri é o único comércio do local.
Leia mais: Praia José Gonçalves – o paraíso escondido de Búzios
Eu já cheguei na praia beem curiosa sobre o tal quiosque que eu tanto ouvi falar e fui logo bater um papo com o Ranieri, para saber um pouco mais sobre a sua história. O que me impressionou de cara foi a estrutura do quiosque e o toque de arte presente em todos os lugares. Segundo Ranieri, o seu quiosque já possui 20 anos e ele é esculpido todo em madeira, pedra e mármore inspirado nas obras do artista espanhol Antonio Gaudi. Muitos turistas e frequentadores praia José Gonçalves também apelidaram o local de caverna dos Flintstones (parece, vai).
Sem dúvidas o Ranieri é um grande artista e quando você pisa no local você vê nitidamente toda essa influência. Além disso, achei que ele ajuda e muito a praia José Gonçalves a ter um toque ainda mais especial.

De tempos em tempos, Ranieri atualiza a sua bilblioteca com livros para os clientes que querem relaxar e aproveitar o espaço para colocar a leitura em dia.
brasil/o-quiosque-do-ranieri-de-gaudi-aos-flintstones
Ranieri contou para gente que ele também costuma fazer esculturas em galhos de goiabeiras. Ele chegou a vender as suas esculturas em galerias de arte na Europa para sobreviver no tempo que ficou na Espanha.
Além de um grande artista, Ranieri é também um grande viajante. Ele já morou em diversos países, mas residiu por mais tempo em uma cidade espanhola conhecida como Vitoria-Gasteiz, um dos locais mais importantes do país basco. E, ele nos contou que foi lá que inventou a sua famosa receita de A famosa casquinha de marisco custa R$ 25,00 e foi inspirada nas tapas espanholas. Não podemos provar o prato porque no dia que fomos visitar a praia José Gonçalves, o mar estava bem agitado e não era possível a pesca de mariscos. Segundo Ranieri, o seu prato é sempre feito com mariscos frescos por isso no dia não era possível servir a especialidade da casa (#chateada).
Ah, e o quiosque do Ranieri possui um mascote um tanto quanto inusitado. Todos os dias um gavião selvagem, carinhosamente apelidado de Tom, vem visitar o Raniere e de quebra ganha um marisquinho de presente. É uma graça gente! O gavião vai direitinho na mão do Ranieri e já começa a avisar de longe que está chegando.
Segundo o artista, Tom ganhou esse nome porque desde bem pequenininho Ranieri costumava dizer tome, tome, tome… todas as vezes que ele ia visitá-lo. Com o tempo, tome virou tome… tome.. TOM. Engraçado, né?
Curtiu a história do quiosque do Ranieri? Então, lembre de dar uma passadinha na praia José Gonçalves quando for visitar Búzios. Ele com certeza é o tipo de cara que você irá querer ficar conversando horas!

Eu não aguentei e tive que tirar uma fotinha ao lado desse grande cara!
Super recomendo, conheço desde 2004, sempre que vou a Buzios , passo lá