As temperaturas baixaram e as férias estão chegando, que tal um passeio pelas cidades frias e turísticas do Brasil? Fiz uma seleção dos 5 melhores lugares com dicas de hospedagem, passeios e restaurantes para você curtir o friozinho delícia. Prepare os casacos pois com certeza vai ter um destino que vai te encantar.
1. Foz do Iguaçu | Paraná
Certamente é uma ótima opção para quem quer viajar para as cidades frias e turísticas do Brasil. Na fronteira com Argentina e Paraguai, é em Foz do Iguaçu onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu e outros passeios imperdíveis como o Parque das Aves e o Parque Nacional da região (você pode reservar tudo por aqui), por exemplo. Além disso, a cidade possui uma ótima infra-estrutura para o turismo.
DICA: Precisa alugar carro? Aqui tem 5% de desconto

Cataratas do Iguaçu
- O que fazer: Cataratas, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, Dream Ice Bar, Passeio de Katammaran, Ecomuseu Itaipu. Confira mais dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu.
- Onde comer: Churrascaria Iguassu, Bella Tavola Ristorante, Le Jardin Restaurante
- Onde se hospedar: Mabu Interludium Iguassu Convention, San Martin Resort & Spa, Iguassu Eco Hostel, IBIS Budget Foz do Iguaçu
- Roteiro completo: O que fazer em Foz do Iguaçu em 3 dias? Quando ir? Como Chegar?
2. Gramado | Rio de do Sul
Certamente Gramado está entre as melhores cidades frias e turísticas do Brasil. Com suas ruas limpas repletas de hortênsias, a cidadezinha com arquitetura europeia encanta os visitantes com suas paisagens pois parece um cenário de filme.

Gramado
Além do friozinho e do clima aconchegante, Gramado tem muitas opções de passeios, hotéis e gastronomia de primeira que sem dúvida irão te proporcionar momentos inesquecíveis. Provavelmente você vai dar uma esticadinha até Canela.
- O que fazer: Snowland, Super Carros, Museu do Chocolate, Passeio de Maria Fumaça, Mundo a Vapor e Alpen Park. Você pode comprar aqui o seu ingresso!
- Onde ficar: Hotel Sky, Wish Serrano, Pousada Chalé da Montanha e Hotel Laghetto Siena Gramado
- Onde comer: Café colonial e Restaurante Colosseo
3. Campos do Jordão | São Paulo
Definitivamente, a charmosa cidade do interior de São Paulo, é uma das melhores cidades frias e turísticas do Brasil. As pousadas bonitas, o turismo gastronômico e os ares bucólicos das montanhas são o cenário perfeito para os dias de descanso e também curtir um friozinho.

Campos do Jordão
- O que fazer: Palácio Boa Vista, Tour Cervejaria Baden Baden, Morro do Elefante, Vila Capivari, Amantikir e Borboletário. Reserve aqui os seus passeios!
- Onde ficar: Pousada Moderna, Hotel Vila Regina, Terrazza Hotel e Hotel Golden Park Campos
- Onde comer: Ludwig, Fondue Mezzanino, Davos, Chocolate Montanhês e Vila Chã
4. Petrópolis | Rio de Janeiro
Sem dúvida, Petrópolis é daquele tipo de lugar que é difícil não se apaixonar. A pouco mais de 70 km do Rio de Janeiro, esta cidade era o retiro de verão de Dom Pedro II e seu luxuoso palácio é hoje o Museu Imperial. Recheada de História, Petrópolis ainda abriga o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont e uma fábrica de cerveja. Além disso, é pólo de moda do estado, o que significa ser ótima para comprinhas.

Museu Imperial
- O que fazer: Museu Imperial, Palácio de Cristal, Catedral, Casa de Santos Dumont, Quitandinha, Cervejaria Bohemia
- Onde comer: Pavelka e Casa do Alemão, Truta da Serra, Massas Luigi
- Onde ficar: Riverside Park Hotel, Um Hotel, Hotel Casablanca Palace, Hotel Ace Suites Inn
Precisa alugar um carro? Aqui tem ótimos preços e um descontinho de 5%.
5. São Joaquim | Santa Catarina
A cidade da Maçã e por certo a mais fria do Brasil. Se você visitar São Joaquim em julho, provavelmente irá ver neve. Sim, a temperatura nesta cidadezinha do interior de Santa Catarina pode chegar a 10 graus negativos e as chances de neve são muitas, o que faz com que os lagos e cachoeiras da região cheguem a congelar, por exemplo.

São Joaquim
Além disso, é de lá de onde saem as melhores maçãs do Brasil, você irá ficar encantado com as plantações de maçãs Fuji e Gala.
- O que fazer: Snow Valley, Serra do Rio do Rastro, Parque Nacional da Uva, Vinícola Francioni
- Onde comer: Restaurante Pequeno Bosque, Cristal de Gelo Fondue, Restaurante Rosário
- Onde ficar: Pousada Colina Da Neve, Pousada Monte Carlo, Pousada Boa Vista