Hospedagem Hostel

O que é hostel? Como funciona? Tudo o que você precisa saber!

o que é hostel
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Você já se hospedou em um hostel? Sabe o que é hostel de verdade? É muito comum ver pessoas que tem muitas dúvidas – e até medo! – sobre esse tipo de hospedagem. Certamente, boa parte dos hostels não são para todo mundo. Existem diversas características que podem acabar afastando à primeira vista.

Por isso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre hostels para, quem sabe, você experimentá-los na sua próxima viagem!

Afinal, o que é hostel?

hostel casa en el agua facebook
Casa en el Agua Hostel, Colômbia

Também conhecido como albergue, o hostel é uma opção alternativa de hospedagem mais barata que hotéis e muitas vezes mais divertida. Queridinho daqueles que viajam sozinhos, o hostel é ideal por trazer uma integração social que não costuma acontecer em outros lugares.

Mas como funciona o aspecto social dos hostels? Primeiramente, temos as áreas comuns – como o bar, a recepção e, claro, a cozinha. Sim, geralmente os hostels oferecem uma cozinha compartilhada, com fogão, microondas e geladeira para que os seus hóspedes possam economizar ainda mais fazendo sua própria comida.

O bar sempre é uma área muito animada nos hostels, às vezes rolam até festinhas lá dentro! Que maravilha não ter nem que pegar táxi pra curtir uma festa, né?!

Nesses lugares, você sempre vai encontrar alguém e não vai faltar oportunidade de bater um papo ou marcar um passeio turístico no dia seguinte! Por esses motivos, os hostels são muito procurados pelos mais jovens, mas saiba que eles funcionam para todo mundo!


Leia mais: Os 6 Melhores Hostels de Paris!


Mas e pra dormir? Como funciona?

Muitas pessoas tem a impressão de hostels são quartos compartilhados nos quais você vai ter que dividir seu espaço com várias pessoas. Se esse é o seu caso, não se preocupe e continue lendo esse artigo: existem os quartos privados que podem mudar percepção e te fazer economizar um dinheirinho!

Quartos compartilhados

quarto compartilhado the hostel salvador
The Hostel Salvador. Fonte: Booking

Os mais conhecidos quando se fala a palavra ‘hostel’. Os quartos compartilhados são justamente o que o nome indica: você divide a hospedagem com outras pessoas e é isso que vai tornando o hostel cada vez mais barato para o seu bolso.

Imagine só você viajar sozinho para um lugar e ter que pagar um quarto inteiro de hotel. Optando por ficar em um dormitório no hostel, você vai dividir a conta com várias pessoas e pagar apenas uma fração do valor da acomodação.

E quantas pessoas dividem o quarto? Isso varia de hostel para hostel. Normalmente, esse número fica entre 6 e 16 pessoas – mas é possível encontrar dormitórios de mais de 30 pessoas também.

Femininos, masculinos ou mistos?

Se você nunca ficou em hostel, talvez nem saiba sobre essa subdivisão. Quando você escolhe um quarto compartilhado, você terá que escolher, na maioria das vezes, se prefere ficar em um quarto misto, onde estarão dormindo tanto homens quanto mulheres ou em dormitórios específicos para cada sexo.

Isso é muito legal para meninas que viajam sozinha e podem ter mais essa tranquilidade de saber que mesmo compartilhando o quarto, estão em um ambiente apenas de mulheres na hora de dormir.

E meus pertences?

Você encontrará opções de armários no estilo locker para guardar suas coisas valiosas. Geralmente, o espaço é bem pequeno já que tem que ter locker para todo mundo. Provavelmente não vai caber sua mala, então a recomendação é que você tenha cadeados para a sua mala e deixe suas coisas de maior valor dentro do seu armário.

Leia mais: Minha experiência no party hostel flutuante mais querido da Colômbia, o Casa en el Agua Hostel!

Quartos privados

quarto privado hostel o de casa
Ô de Casa Hostel. Fonte: Booking

O pulo do gato dos hostels são os quartos privados! Se você gostou da ideia do estilo de viagem mais social que o hostel propõe, mas não se sente confortável de dividir quarto com desconhecidos, saiba que você tem a opção de ter um quarto só para você!

Na maioria dos hostels, você encontra essa opção e normalmente são quartos para uma ou duas pessoas, mas é possível algumas vezes encontrar para três ou quatro pessoas também.

O legal aqui é que se você tem sono leve, você não vai precisar se preocupar com outras pessoas que estão no seu quarto chegando de madrugada e fazendo algum barulho. É praticamente um hotel com o bônus do preço convidativo e da parte social!

Mas vale lembrar que não costuma ter serviço de quarto, ok?

Banheiros

Beleza, mas como fica a questão dos banheiros? Nos quartos compartilhados, você divide o banheiro que seguem as mesmas subdivisões, podem ser mistos, femininos ou masculinos.

O banheiro pode ter um estilo de vestiário, com várias cabines de privada e de chuveiro e um espaço amplo no meio. Mas também pode ser estilo individual e aí vale se atentar para saber se existem vários desse por andar, para que você não corra o risco de sempre esperar uma fila para poder usá-lo.

Para os quartos privados, preste atenção se na descrição indica que tem banheiro dentro do quarto ou não. Se não tiver, você apenas terá que dividir essa parte no mesmo esquema: vestiário ou individual.


Leia mais: Hospedagem em quarto privativo no Uai Hostel, em Ouro Preto!


Como reservar?

Notícia boa: as reservas funcionam como a de um hotel normal! Basta você entrar em um buscador de hospedagens como o Booking, fazer sua busca normalmente e filtrar por hostels. Depois de selecionar o seu, é só fazer a reserva!

Para te ajudar na escolha, separamos os quatro hostels mais bem avaliados do Brasil.

Os melhores hostels do Brasil

Ô de Casa Hostel

o de casa hostel sao paulo
Fonte: Booking

A melhor opção em São Paulo fica na Vila Madalena, perto de vários barzinhos e restaurantes. Você pode fazer sua reserva aqui.

Mango Tree Ipanema

mango tree ipanema hostel
Fonte: Booking

Localizado em um dos melhores bairros para se hospedar no Rio de Janeiro. Você pode fazer sua reserva aqui.

Café Poesia

cafe poesia hostel campos de jordão
Café Poesia. Fonte: Booking

A melhor opção em Campos do Jordão em localização privilegiada. Você pode fazer sua reserva aqui.

The Hostel Salvador

the hostel salvador
Fonte: Booking

Se você vai pra Bahia, fique nele quando passar por Salvador! Piscina com borda infinita, bar badalado e localização excelente. Você pode fazer sua reserva aqui.

Mas se você leu isso tudo e chegou à conclusão de que hostel não é pra você, uma outra alternativa aos hotéis seria alugar um AirBnb. Nesse post, eu conto tudo sobre a minha experiência e usando esse link você ainda ganha R$130,00 de desconto na sua primeira reserva!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário