Alemanha Europa Munique

5 Biergarten mais legais de Munique

biergarten de munique alemanha
Leticia Moresca
Escrito por Leticia Moresca

Apesar do nome alemão, para quem entende um pouquinho de inglês já da para decifrar o que é um Biergarten – bier-beer-cerveja e garten-garden-jardim! Biergartens* são grandes jardins com mesas compartilhadas para comer (comida bávara!) e beber (cerveja!)

Os biergartens são comuns por toda a Alemanha (e até ao redor do mundo) mas eles surgiram em Munique, e portanto fazem parte da lista de coisas mais tradicionais para visitar na cidade!

biergarten munique alemanha

Os biergartens surgiram da necessidade das cervejarias de preservar seus produtos durante as altas temperaturas do verão. Inicialmente as cervejarias construíram adegas perto do Isar (rio que passa por Munique) e para diminuir ainda mais a temperatura dessas adegas, plantaram castanheiras por cima. Ai não demorou muito para esses lindos e frescos jardins de castanheiras plantados em cima das adegas virarem áreas de consumo de cerveja!

biergarten munique

Para mim, nada representa melhor o Gemütlichkeit (estilo de vida bávaro) do que um Biergarten! Além de ser o melhor lugar para tomar uma cerveja e experimentar a culinária bávara, é também um ótimo lugar para conhecer pessoas (já que as mesas são compartilhadas!)

A dica para os econômicos é que os Biergartens são considerados lugares públicos, portanto voce pode levar a sua própria comida e comprar apenas a cerveja lá. Só fique atento a configuração das mesas – as que tiverem toalha em cima são reservadas para quem vai beber e comer no restaurante do biergarten.

Sem mais demora, vamos a lista dos Biergartens mais legais de Munique!

1. Königlicher Hirschgarten

O Hirschgarten é o maior Biergarten do mundo com espaço para apx 8.000 pessoas sentadas! O biergarten fica dentro do parque que leva o mesmo nome.

koniglicher hirschgarten

Esse biergarten fica fora do centro histórico de Munique e apesar de ser o maior, não aconselho para quem tem pouco tempo em Munique (um fim de semana ou menos). Mas para quem tiver mais tempo na cidade, ou estiver hospedado perto, vale a visita combinada com um passeio pelo parque, que antigamente era um parque de caça e até hoje é a casa de alguns veados (dai o nome do parque e do biergarten – Hirsch = veado!)

parque hirschgarten

A cerveja servida nesse biergarten é a Augustiner.

Site: www.hirschgarten.com
Endereco: Hirschgarten 1
Estacao de S-Bahn mais próxima: Laim / Hirshgarten

2. Augustiner Keller

O biergarten da Augustiner é um dos biergartens mais antigos de Munique e certamente o mais rústico. A Augustiner informa orgulhosamente que desde 1895 nenhuma alteração foi feita na área do seu biergarten, preservando seu valor histórico.

augustiner keller

Por óbvio, a cerveja servida neste biergarten é a da Augustiner, que costuma ser a preferida dos locais, também pela sua tradição, e a mais difícil de encontrar fora de Munique (já que a marca não exporta!)

Site: augustinerkeller.de
Endereco: Arnulfstraße 52
Estação de S-Bahn mais próxima: Hackerbrücke

3. Chinesischer Turm

Um dos meus favoritos, esse biergarten é o segundo maior da cidade, com lugar para aproximadamente 7.000 pessoas.

chinesischer turm

A Chinesischer Turm (torre chinesa) é super fotogênica e fica dentro do Englischer Garten, que é o maior parque da cidade (e um dos maiores da Europa). O Englischer Garten por si só é incriíel e um dos pontos turísticos da cidade então vale a pena aproveitar a visita ao parque e extender o passeio até o biergarten, que fica convenientemente no meio do parque. Cansou de caminhar? Senta e aproveita uma cerveja!

Esse biergarten é um dos mais animados, com música ao vivo e sempre cheio durante os días de sol!

A cerveja servida é a da Hofbräu, que é uma das mais populares internacionalmente.

Site: www.chinaturm.de
Endereco: Englischer Garten 3
Estação de S-Bahn mais próxima: Universität / Giselastraße

4. Viktualienmarkt

O Viktualienmarkt é mais um ponto turístico da cidade, que conta com o seu próprio biergarten. Trata-se de tipo uma feirinha fixa aberta, onde vende-se comida, flores e outras coisas – inclusive cerveja, obviamente!

viktualienmarkt

Localizado no coração da cidade – apenas 2 minutos de Marienplatz, na minha opnião,é o Biergarten mais prático para os turistas que tem o tempo em Munique contado. Vale destacar que apesar da localização super turística, esse biergarten tá sempre cheio de locais, inclusive constantemente usando as roupinhas típicas da Baviera!

A cerveja servida depente do dia, já que é feita uma rotação entre as 6 cervejarias de Munique!

Site: biergarten-viktualienmarkt.de
Endereço: Viktualienmarkt 3
Estação de S-Bahn mais próxima: Marienplatz

5.

Não deu tempo de visitar nenhum Biergarten enquanto em Munique? Calma que você tem uma última chance ainda! Se estiver saindo de Munique de avião, vale a pena chegar um pouquinho antes no aeroporto e se despedir de Munique no melhor estilo – com uma cerveja, é claro.

airbrau

Airbräu é simplesmente uma cervejaria que produz cerveja dentro do aerporto e conta com o seu próprio biergarten também por lá. A cerveja que eles produzem é muito gostosa e cada tipo de cerveja leva um nome super criativo relacionado com aviação como Kumulus (Weißbier) e Aviator (starkbier).

Site: https://www.munich-airport.de/en/micro/airbraeu/index.jsp
Endereço: München Airport Center, Terminalstrasse Mitte 18
Estação de S-Bahn mais próxima: München Flughafen

*O plural em alemão é Biergärten como no título do post, mas daqui em diante farei uso da licença poética para abrasileirar a palavra e tonar mais óbvio para os leitores a distinação entre sigular e plurar.

Curtiu as nossas dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Assim você ajuda a gente e produzir mais e mais dicas para vocês. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Passagens aéreas: Submarino Viagens
 Seguro viagem: Real Seguro e IAC Travel
 Aluguel de carro: Rent Cars

 Chip internacional: EasySim4U

Sobre o autor

Leticia Moresca

Leticia Moresca

Leticia nasceu em Curitiba, cresceu no Tocantins, amadureceu em Londres e São Paulo. Hoje mora em Munique, mas não por muito tempo – está se preparando para viajar em tempo integral. Ela compartilha suas viagens em seu canal do Yotube.

Deixe um comentário