Vai para Siem Reap? Então o passeio pelo Tonle Sap River deve estar na sua listinha de coisas para fazer pela cidade. Muitas agências no centro de Siem Reap oferecem esse passeio, indo a diferentes vilas no Tonle Sap.
Entretanto, a Urban Adventure (nossa empresa parceira) faz um trajeto alternativo, em uma vila bem menos turística do que as visitas tradicionalmente pelos turistas. Vou contar todos os detalhes para vocês a seguir.
Nesse artigo você encontrará:
- Sobre o Tonle Sap River
- O passeio da Urban Adventure
- Quanto custa o passeio?
- Como reservar?
- Mais informações
- Dicas e curiosidades
Sobre o Tonle Sap River
O Tonle Sap é um dos maiores rios de água doce do mundo e o maior do sudeste asiático, passando pelo Camboja, Vietna, Laos e Tailândia. Hoje mais de 1 milhão de cambojanos dependem diretamente do rio e, ao todo, existem 170 aldeias de pescadores no Tonle Sap. Por lá, você encontra uma grande variedade de peixes (mais de 150 espécies ), sendo hoje a quarta maior fonte de peixes de água doce do mundo e os pescadores da região conseguem capturar mais 300 mil toneladas de peixe por ano.
Durante o ano, o rio costuma mudar de direção e muitas famílias que vivem nas vilas flutuantes iniciam o processo de migração de suas casas seguindo a direção do rio.
O passeio da Urban Adventure
Quem já leu meu artigo sobre o tour gastronômico pelas ruas de Siem Reap, sabe que a Urban Adventure trabalha com passeios pra lá de diferentes. Eles vendem experiências e não poderia ser diferente com a nossa ida ao famoso Tonle Sap River.
Indo até Tonle Sap River
O passeio começou bem cedinho. Nesse dia, éramos em 3 pessoas e o guia. O passeio começou por volta de 8:30h e a primeira coisa que o nosso guia fez foi nos dar aquela máscara hospitalar, sabe? Ele disse que íamos pegar uma estrada com muita poeira e que a gente deveria usar a máscara!
Quando saímos da estrada principal, entendi o que ele estava falando. Tonle Sap não fica em Siem Reap e a estrada é bem empoeirada, principalmente, para quem vai com tuk tuk como a gente foi.
A estrada de barro levantava tanta poeira que as plantas da estrada eram todas alaranjadas. O caminho até o canal onde pegamos o barco durou aproximadamente uns 40 minutos. Passamos por fazendas, plantações e vimos como é a vida simples de quem trabalha pela região.
Após chegar em um tipo de “porto”, pegamos um barquinho bem simples, dirigido por um menino que parecia ter uns 14 anos, mas tinha 21. As cadeiras nem eram presas ao chão e tudo parecia ser bem frágil.
Leia mais: Guia completo para sua viagem a Siem Reap
Explorando o Tonle Sap River
O barquinho que falei anteriormente circulou com a gente por cerca de 2 hora de passeio. Passamos por uma escola flutuante, provamos um milho delicioso feito na hora, apreciamos a paisagem e admiramos a imensidão do Tonle Sap River. Em alguns lugares, você olhava para o horizonte e não conseguia ver o fim do rio.
Uma coisa que me deixou bem impressionada, é como algumas pessoas vivem com tão pouco nas vilas flutuantes. É um estilo de vida muito simples! Eu vi até crianças de uns 10 anos pilotando barcos para ir à escolha.
Visita à fazenda de peixes e crocodilos
Uma das coisas mais legais que fizemos foi parar em uma das casas flutuantes para conhecer a fazenda de peixes e crocodilos de uma das centenas de famílias que vivem por lá.
É impressionante ver como o quintal de casa, que no caso é o rio, pode ser utilizado não só para moradia, mas também para sustentar as famílias quando o período de pesca é proibido.
Sem falar dos crocodilos. Nosso guia falou que existem hoje cerca de 5 mil crocodilos presos em fazendas para venda para a indústria de moda. Fiquei chocada!
Souvenir
Assim que nós chegamos para pegar o barco, uma moça se aproximou para tirar fotos dos turistas e eu fiquei sem entender nada. Quando o passeio terminou é que eu entendi o que tinha acontecido, eles faziam um souvenir para vender para os turistas. Era um azulejo com a sua foto que custava $ 3 dólares. Eu não aguentei e acabei comprando o meu! rsrs
Parada para comer insetos
Eu achei que tinha comido toda a minha cota de insetos no Street Food Market by Night, mas aí que eu me enganei. No caminho de volta pra Siem Reap, o nosso guia parou em uma barraquinha que vendia insetos e falou para gente provar a iguaria do Camboja!
Veja também: Tour te leva para começar insetos nas ruas de Siem Reap
Eu fiz a valentona e comi mais grilos e dessa vez provei até sapo, também muito consumido por lá. Adorei mais essa aventura para fechar o passeio!
Como o passeio terminou bem na hora do almoço, pedimos para o nosso tuk tuk nos deixar na Pubstreet e fomos explorar os restaurantes e as lojinhas das ruas vizinhas.
Quanto custa o passeio?
O passeio da Urban Adventure até o Tonle Sap River custa 45 dólares, mas com o cupom de desconto do Prefiro Viajar (UAREP) você ganha 10% de desconto. Nesse valor estão inclusos os lanches Khmer, o transporte e o passeio de barco pelo rio. Lembrando que dar gorjeta para o guia é opcional.
Como reservar?
Eu adorei a Urban Adventure pela praticidade da reserva. Você faz tudo online pelo site deles e só precisa apresentar o voucher e a sua confirmação para o guia. Bem simples!
Conversei com outras pessoas do tour e vi só tinha eu de brasileira. Perguntei se era a primeira vez deles com a Urban e fiquei surpresa, todos eles já tinham feito outros passeios em diversos lugares do mundo e se diziam bem fiéis a empresa. Achei irado isso e fiquei curiosa pra conhecer outros passeios.
Mais informações sobre o passeio
Duração do passeio: 4-5 horas
Busca no hotel: Sim
Horário de início: 8.00 – 8.45
Idade mínima: 6 anos
Dicas e curiosidades
- O nosso guia os contou que as casas flutuantes são construídas em cerca de 15 dias e a sua base é feita de bambu;
- As casas mudam de lugar de acordo com a época do ano e a maré, elas são arrastadas lentamente pelos barquinhos dos pescadores;
- Muitas famílias possuem fazendas de peixes e até crocodilos em seu quintal. Nosso guia nos contou que os peixes são alimentados cerca de 1 ano para ganhar até 3kg;
- A comunidade costuma ter um acervo de remédio em casa e raramente frequentam o hospital, apenas em casos extremos;
- Hoje os peixes do Tonle Sap abastecem todo o Camboja e são até exportados para a Tailândia.