Nesse fim de ano, eu resolvi tirar 10 dias de férias no trabalho para conhecer um lugar que sempre despertou a minha curiosidade: Santa Catarina. Essa é uma região do Brasil muito procurada em dezembro e na virada do ano, principalmente, pelas tradicionais festas de virada e das maravilhosas praias da região.
Devo confessar que fiquei com um pouco de medo do trânsito. Ouvi muitas pessoas falando sobre longos congestionamentos e cidades superlotadas. Como eu decidi fazer toda a minha viagem de carro, saindo de Imbé no Rio Grande do Sul eu precisei pensar bem nas datas e montar um roteirinho esperto para tentar fugir do caos.
Além disso, os preços costumam ficar um pouco mais caros e para fazer uma viagem econômica eu optei por ficar hospedada na casa de amigos e um camping! Vale lembrar que muitas coisas foram acontecendo ao longo desses 10 dias em Santa Catarinae eu optei por ir “desbravando” e curtindo os lugares por onde eu passei, afinal, são muitas opções turísticas e eu espero que o roteiro da minha viagem de 10 dias em Santa Catarina de carro ajude você a planejar a sua viagem! Vamos lá?
Os lugares que visitei em Santa Catarina
Dia 1 (26/12): Imbé
- Praia de Albatroz
- Chegada em bombinhas
Dia 2 (27/12): Porto Belo e Bombinhas
- Praia de Bombas
- Praia da Sepultura
- Praia da Lagoinha
- Mirante Eco 360
- Ilha de Porto Belo
Dia 3 (28/12): Florianópolis
- Trapiche Beiramar
- O padeiro de Sevilha
- Jurere Internacional
- Santo Antônio de Lisboa
- Centro: Mercado Municipal + Figueira
- Ponte Hercílio Luz
Dia 4 (29/12): Florianópolis
- Praia do Campeche
- Lagoa da Conceição
- Praia Mole + Galheta
Dia 5 (30/12): Florianópolis
- Praia da Armação
- Praia do Matadeiro
- Pântano do Sul
- Praia da Solidão + Trilha da Praia do Saquinho
- Ribeirão da Ilha
Dia 6 (31/12): Praia do Sonho
- Praia do sonho
- Pontal do Papagaio
Dia 7 (01/01): Pinheira
- Praia de baixo
- Praia de cima
Dia 8 (02/01): Palhoça
- Guarda do Embaú
Dia 9 (03/01): Palhoça
- Passeio de barco + Trilha praia do sonho
- Passeio de banana ponta do papagaio
- Trilha Guarda do Embaú
Dia 10 (04/01): Garopaba
- Praia de Gamboa
- Vista da Lagoa do coração
- Praia do Siriu
- Cachoeira do Siriu
- Praia de Garopaba
- Praia da Ferrugem
- Praia da Barra + Lagoa de Garopaba
- Praia do Rosa
Dicas sobre Santa Catarina
Dezembro é uma época de muitas chuvas e um tempo bem instável. Eu vi bem de perto a loucura que é o tempo, principalmente, em Floripa. Então, tente sempre acordar cedo para curtir bem o dia, porque a qualquer momento o tempo pode fechar ou abrir. Além disso, não se deixe espantar pela chuva, pois o tempo estava bem abafado e eu vi muita gente tomando um “torrão” achando que mormaço não queima.
Outra dica, é levar na mala tênis e roupa de caminhada. Santa Catarina é cheia de belezas naturais, trilhas, praias e cachoeiras prontas para serem exploradas!
Quer ver mais detalhes do meu dia em Cabo de Santo Agostinho? Confira o vídeo e inscreva-se no meu canal do Youtube!
Indico a cidade de Penha! Ótimas praias e ainda tem o Beto Carrero.
Sempre que vou para lá gosto de me hospedar bem pertinho dos 2 lugares, assim a locomoção é mais fácil.
O melhor lugar onde fiquei foi na Casa Mirian Santa Catarina, preço justo e ambiente prefeito e tem traslado para quem vem do aeroporto.
Indico praia da Daniela e praia do Forte, em Floripa! Dá para conhecer ambas com uma pequena trilha entre as pedras.Daniela no entardecer é imperdoável.