Conhecer as Cataratas do Iguaçu é o sonho de muitos viajantes. E não é pra menos. As incríveis 275 quedas d’água podem chegar a 80 metros de altura e estão cercadas de 600 mil hectares de floresta atlântica conservada, no Parque Nacional do Iguaçu.
É um espetáculo da natureza, com direito a uma sinfonia de sons do movimento das águas, a verdes vibrantes da mata preservada, à sensação refrescante das gotículas que sobem perto dos saltos do rio e formam lindos arco-íris nos dias de sol.
Agora vem a grande novidade! A partir de maio de 2017, o Parque Nacional do Iguaçu abre espaço na sua agenda pra um programa ainda mais especial. Nas noites de lua cheia os visitantes poderão fazer uma visita noturna às Cataratas, o que também é conhecido como Luau das Cataratas.
Sobre o Luau das Cataratas
Nesse passeio não é preciso caminhar os 1.200 metros da Trilha das Cataratas. O transporte nos deixa direto no elevador panorâmico, que desce rente ao salto Floriano, e é o ponto de chegada da caminhada que se faz durante o dia.
Logo que a porta do elevador se abre, o som alto da queda d’água invade os sentidos. Parece que o ruído se intensifica em meio ao silêncio da visita noturna, que recebe apenas algumas pessoas, muito menos do que as milhares que estão presentes no horário de funcionamento normal do parque.
A lua cheia ilumina e dá um ar de mistério ao visual. Em algumas noites, é possível ver até um arco-íris pela incidência do luar nas gotículas, dando a impressão de ser um arco-íris mais prateado.
Não é necessário caminhar o trajeto todo da Trilha das Cataratas para chegar ao local, mas essa é uma opção para quem quer se afastar e olhar o espetáculo um pouco mais de longe. A visão é única: a lua cheia com as imponentes quedas d’água e, com sorte, um céu estrelado.
Quando ir?
Agora no mês de maio, começa a visitação noturna das Cataratas do Iguaçu. Ela fará parte do calendário do Parque Nacional do Iguaçu e acontecerá sempre que houver lua cheia. Lembrando que os passeios podem ser cancelados devido ao mau tempo (compre aqui o seu ingresso com jantar).
Dicas de fotografia para o Luau das Cataratas
Para quem gosta de registrar os momentos e ter fotos de tudo, vai uma dica: para fotografia com pouca luz, leve um pequeno tripé. Assim, você pode deixar o obturador da câmera aberto por mais tempo sem tremer. Com mais luz entrando, as imagens podem se formar, ao invés de a foto ficar totalmente preta, como pode acontecer quando fotografamos ambientes com pouca iluminação no automático.
As águas em movimento ficam parecendo um grande lençol prateado, um monte de algodão doce fofinho, ou uma espuma mágica. Isso é porque a água está em movimento, não tem jeito. Mas tudo ao redor ficar bem definido e podemos ver a beleza do todo.
Como reservar o passeio?
O Parque Nacional do Iguaçu fica aberto diariamente, das 9h às 17h e o ingresso custa o mesmo da visita diurna (R$37,00 para brasileiros e crianças de 2 a 11 anos e maiores de 60 anos pagam apenas R$10,00) e inclui o transporte até o elevador panorâmico. Para reservar o Luau das Cataratas, você deve mandar um e-mail para contato@catarataspni.com.br ou contratar o passeio online incluindo um jantar!
Mais dicas de Foz do Iguaçu
- Roteiro completo de 3 dias em Foz do Iguaçu
- Tudo sobre o Marco da Três Fronteiras
- Cataratas do Iguaçu: um passeio pelo lado brasileiro
- Macuco Safari: um passeio imperdível nas Cataratas do Iguaçu
- Visita a Itaipu Binacional: saiba tudo sobre o passeio em Foz do Iguaçu
- Parque Nacional do Iguaçu: saiba tudo sobre as cataratas brasileiras
- Parque das Aves, um programa ideal para todas as idades
Que maravilha, não conhecia este passeio.
Vai ficar para a próxima vez que eu for a Foz.
Xero!