Espírito Santo No Brasil Sudeste

O que fazer em Vila Velha, Vitória e Guarapari (ES) em um fim de semana?

vila velha vitoria guarapari
Lucas Santos
Escrito por Lucas Santos

Olá! Eu sou Lucas dos Santos do insta @lucassants92 e no mês de Janeiro de 2018, eu fiz a minha primeira viajem sozinho. Foram cerca de 14 horas de ônibus, saindo de Aparecida do Norte interior de São Paulo para Vitoria no Espírito Santo. Aqui você vai encontrará dicas para um final de semana, nas duas cidades de uma só vez e ainda um passeio por Guarapari outra cidade Turística do Espírito Santo.

Aqui você vai encontrará dicas para um final de semana e o que fazer em Vila Velha e Vitória e ainda um passeio por Guarapari outra cidade turística do Espírito Santo.

Época da visita: Janeiro 2018, verão
Tipo de viagem: Lazer com amigos
Hospedagem: Casa de uma amiga em Vila Velha


Sobre Vila Velha

Não tem como ir para Vitoria e não conhecer Vila Velha e vice e versa elas ficam ligadas por 3 pontes, sendo a mais conhecida a terceira ponte, que tem apenas 3,3 km de extensão. Por isso, não deixe de ir nas duas cidades vizinhas, que juntas, têm muita coisa pra contar.

Vila Velha é um dos locais mais visitados do Espírito Santo, conta com uma grande variedade de atrativos históricos. O principal é o Convento da Penha, que está no alto de um penhasco, sendo uma das igrejas mais antigas do Espírito Santo, entre os seus grandes atrativos estão também às praias que além de lindas são muito movimentadas.

Veja também: Hospedagens baratas em Vila Velha

O bacana é que existem três pontes que ligam as duas cidades, entre elas a mais bonita e impressionante é conhecida como terceira ponte, mas são ao todo sete pontes que ligam Vitória ao continente.

O que fazer em Vila Velha?

Entre todos os seus pontos turísticos, nesse fim de semana, eu pude conhecer:

Praia de Itapuã

A Praia de Itapuã possui uma boa infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques ao longo de toda a sua extensão e é uma praia popular para os moradores. Ela é uma praia de mar aberto logo possui ondas fortes, areia muito fofa e dourada, possui um playground para crianças. Já na parte mais alta, existem prédios residenciais, comércios, estacionamentos e um calçadão para caminhadas.

praia itapua vila velha

É uma praia bem limpa e conservada, ótima para banhos de mar, para pegar um bronzeado e se você conseguir chegar bem cedo irá ver os barcos pescando ao longo de toda a praia. As águas são de um azul esverdeado e as ondas quebram com velocidade, muito comum a pratica de esportes como vôlei, futebol, e frescobol.

Praia da Costa

Uma das praias mais famosas de todo o Espírito Santo, a Praia da Costa é conhecida não só pelos capixabas, mas por mineiros e cariocas que passeiam pela cidade de Vila Velha. Não é difícil de entender. Com toda infraestrutura muito bem montada para o turismo, quem chega no local encontra hotéis e pousadas para todos os bolsos, bons restaurantes, bares com a comida capixaba, cerveja sempre gelada e muita badalação quando a noite cai.

Veja também: Hospedagem na Praia da Costa

No verão, o local fica lotado, e uma escolinha de vela faz sucesso entre crianças e adolescentes. Durante o final de semana de noite acontece uma ferinha de artesanato e varias barraquinhas de comida. As água verde, areia dourada realçam ainda mais a beleza natural da Pedra da Sereia e do Morro do Moreno. São 5 Km de praia e de calçadão com ciclovia, que todas as manhãs ficam cheios de famílias e praticantes de esportes como vôlei, frescobol ou futebol de areia.

Convento da Penha

O Ponto turístico mais famoso do Espírito Santo é o Convento da Penha tem uma das vistas mais bonitas de Vitória e Vila Velha e é lugar de oração, agradecimentos dos capixabas e também dos turistas, que sempre que visitam o estado, fazem questão de registrar o passeio com fotos da bela vista do convento.

Foi Fundado pelo Frei Pedro Palácios, o Convento da Penha localiza-se em cima de um penhasco de cento e cinquenta e quatro metros de altitude e localização privilegiada a quinhentos metros do mar.
Em 1562, construiu uma Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do Convento (Campinho), e em 1568, foi edificada, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.

convento da penha vila velha

Foi construído por volta de 1800 por negros escravos e índios que carregavam pedras de baixo para cima nos ombros e em carroças improvisadas. Até hoje se pode ver as ruínas dos alojamentos dos trabalhadores, ao lado do convento. Uma arquitetura no estilo rococó, o convento passou por restaurações em 1910 e novamente entre janeiro de 2009 e 17 de dezembro de 2011.

Hoje o Santuário da Penha abrange uma área de 632.226 m2. No seu interior abriga séculos e séculos de história, de fé e esperança, de devoção e coragem e é sem dúvida considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo.

Trilha no Morro do Moreno

Com visão de 360º da cidade de Vila Velha, do mar e de Vitória, o Morro do Moreno possui e localização estratégica e por conta disso, o local funcionava como posto de observação que assegurava a defesa dos imigrantes no início da colonização do Espírito Santo.

morro do moreno

Se antes o morro de 184 metros, era utilizado na sinalização para a entrada de navios na Baía de Vitória, hoje, ao invés de defesa de ataques dos navios, o local é perfeito para saltos de parapente, asa-delta e para a prática de escalada.

O local também possui fonte com água mineral e mirantes naturais e espessos mata virgem à volta.
Para os aventureiros existem duas formas de subir, uma é pela trilha e outra de 4×4 chegando lá em cima, é possível repensar na vida.

Onde comer em Vila Velha?

Você é amante de um hambúrguer caseiro de qualidade? Pois bem chegou a hora de falar do melhor de Vila Velha: o Rick’s Burguer. O dono é muito fera vale muito a pena conhecer, quando fui fiquei assustado com o tamanho da fila, levei cerca de 1 hora na fila (isso porque cheguei cedo).

A equipe é muito animada e enquanto você está na fila já vai degustando os sucos da hamburgueria que são top demais, lá você tem varias opções e consegue ficar maluco porque é uma melhor que a outra e olha o lanche é gigantesco. Se você é um amante de hambúrgueres precisa conhecer.


Sobre Vitória

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo. Lá estão os maiores portos da região e o mais legal é que Vitoria é uma ilha composta por outras 33 ilhas com um tamanho total de 93,38 quilômetros quadrados.

A cidade foi fundada oficialmente no dia 8 de setembro de 1551. A cidade manteve seu traçado colonial até o início do século XX, quando foram produzidas mudanças urbanas e o perfil do território foi alterado por grandes aterros e obras viárias.

Veja também: Hotéis e hostels em Vitória

Apesar dessas grandes transformações a área central conservou um grande acervo cultural, com patrimônios dos séculos XVI ao XX, por meios dos quais a memória da sociedade capixaba encontra grande parte de sua história.

O que fazer em Vitória?

Ilha do Boi

Localizada próxima à Praia do Canto, a Ilha do Boi possui 140 metros de extensão e mantém sua reserva natural. Águas calmas e claras próprias para banho (sempre observe as placas indicativas) fazem parte dos atrativos, além da região arborizada. Por essas razões, torna-se ponto de encontro dos jovens da cidade.

ilha do boi espirito santo

Ela faz parte do complexo de ilhas do município, encontrando-se ligada à Ilha da Vitória através de aterros. Entre 1978 e 1985, o lugar era ocupado por residências e, hoje, suas águas são objetos de estudo em biologia marinha da Universidade Federal do Espírito Santo.

Catedral Metropolitana de Vitoria

A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. Ela ocupou o lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade. Era uma igreja de estilo colonial, que começou a ser edificada em 1551, quando Vitória ainda se chamava Vila Nova.

catedral vitoria

Hoje ela é um Símbolo da cidade de Vitória, e a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em maio de 1984. Muito bonita tanto por dentro quando por fora, vale muito uma visita.

Noite em Vitória

Quer curtir uma babadinha com entrada free? Beb’s é uma das opções mais favoráveis, você consegue curtir bastante e gastando pouco, um ótimo atendimento e utilizam umas tecnologias inovadoras para atender mais rápido os seus Clientes. A única coisa que eu não gostei é que lá é muito quente e os ventiladores não dão conta, mas é algo que você ficando nos fundos em uma área aberta é muito valido.

Outra opção também é onde fica o complexo de bares conhecido como Triângulo das Bermudas. Passei a terceira noite em um lugar chamado Ensaio Botequim. Se você gosta de beber um drink ou cerveja ouvindo música ao vivo, ali é o lugar – quando eu fui, a atração era foi feita por duas bandas uma de pagode outra de sertanejo, onde cada banda ocupava um lado do salão e iam tocando suas musicas e a medida que uma parava a outra começava e assim foi durante toda a noite! Há uma lista grande de cervejas e drinks e três opções de drinks gigantes.


Sobre Guarapari

guarapari espirito santo

Um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo ela atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas beleza natural. Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba merece uma atenção especial. Dos vários pratos baseados em frutos do mar, destacam-se a Moqueca Capixaba, que, diga-se de passagem, é a melhor que eu já comi.

O que fazer em Gurapari?

Praia de Setiba Pina (ou Setibão) e Setiba

setiba espirito santo

Localizadas 10 km ao norte da Cidade, destaca-se pelas águas azuladas e transparentes. A primeira é a preferida dos surfistas, tem faixa de areia inclinada e castanheiras. Liga-se por uma estrada de terra à praia de Setiba, que tem águas calmas e boas para a pesca. Uma ilhota de formação rochosa separa as duas principais praias de Setiba.

Veja também: Hotéis baratos em Guarapari

Praia das Castanheiras

Em meio as pedras e corais e ao lado do Clube Siribeira, a Praia das Castanheiras faz parte de um dos visuais mais belos da cidade. O mar calmo, quase sem ondas, torna o local família mesmo. Crianças para todo lado, mães amamentando bebês e muito menino perdido pela areia. Se você tem filhos, é uma boa alternativa. Se prefere evitar a muvuca, é melhor escolher outra praia, pelo menos durante o verão.

Dica: Alugue um carro para viajar e ganhe 5% de desconto na sua reserva

Praia da Areia Preta

Pense numa praia que contem alto teor de radiação que é capaz de curar essa praia está localizada bem no centro de Guarapari, ao lado da Praia das Castanheiras. É uma praia pequena – apenas 200m de extensão – e ideal para crianças e idosos, pois não tem ondas. Mas o atrativo dessa praia – e o motivo de seu reconhecimento internacional – é a cor da sua areia que faz jus ao seu nome.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Lucas Santos

Lucas Santos

Oi! Meu nome é Lucas tenho 26 anos sou natural de Cachoeira Paulista uma cidadezinha turística no interior de São Paulo, cerca de 203 km para ser bem mais exato. Sou formado em Comunicação Social - Rádio e TV e descobri que PREFIRO VIAJAR nas horas vagas.

2 Comentários

Deixe um comentário