Se você me segue no Instagram (@prefiroviajar) ou no Snap (prefiroviajar), deve ter visto que recentemente postei umas fotinhos em São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. No geral, achei as praias da Rota Ecológica que visitei maravilhosas, mas a Praia da Laje me impressionou.
A Praia da Laje é vizinha da Patacho (tem gente que vai até caminhando). Sem ambulantes, barracas ou hotéis, a Praia da Laje possui uma extensão de areia enorme e uma calma de fazer inveja. A cor do mar é de um azul exuberante e a água é incrivelmente quente. Eu amei e estou louca para voltar!
Eu optei por ir até da Pousada do Patacho até ela de carro, em uma estradinha em meio dos coqueirais. Para minha surpresa, encontrei um centrinho em Porto de Pedras e ainda uma grande variedade de pousadinhas para quem quer se hospedar pela região.
Quando ir a Praia da Laje
No litoral de Alagoas, quase durante o ano todo, você irá encontrar sol e calor. Eu, por exemplo, fui no início de outubro e a previsão era de chuva, mas graças a deus nenhuma nuvem nem chegou perto de São Miguel dos Milagres durante todo o fim de semana.
Veja também: Preços imperdíveis de hospedagem em Porto de Pedras
Os meses maio e junho são classificados como o período das chuvas corresponde e algumas pousadas ficam fechadas na região. Além disso, antes da sua viagem consultar o calendário lunar pode ser uma boa pedida, pois as melhores épocas para visitar as piscinas naturais são durante a lua cheia e nova. Isso porque o fenômeno da “maré viva” acontece e a mudança da maré é gigantesca.
Passeio até as piscinas naturais do Patacho
Como eu fiquei hospedada na Pousada Coté Sud na Praia do Toque, eu optei por ir até a Praia da Laje para fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais de Patacho. Se vocês estiver em alguma pousada da região, é só agendar o seu passeio que cada uma delas tem um acordo exclusivo com seus jangadeiros.
Por lá você encontra uma comunidade de pescadores que fazem o trajeto até lá por R$ 40 por pessoa. O passeio conta com 2 paradas e se o seu jangadeiro for legal como o meu (Flávio), ele ainda vai fazer gravações incríveis com a sua Gopro lá do fundo do mar. Tem lugares que atingem até 8 metros de profundidade. O Flávio encontrou até lagostas!!!
Como chegar
De São Miguel dos Milagres
Como eu estava de carro e parti de Porto da Rua, eu levei cerca de 30 minutos para chegar até Patacho e mais uns 15 minutinhos na estrada de areia até chegar na Praia da Laje. Você vai passar em meio ao coqueiral e parece que está se embrenhando no mato, mas está tudo bem! No fim da estrada tem um visual lindo te esperando.
De Maceió
De Maceió, você deve levar cerca de 2 horas de viagem e se você seguir o waze ou o google maps chegará a Praia da Laje sem nenhum problema. A dica é: chegue até Barra do Camaragibe, depois siga pela AL-101 rumo norte que você chegará em Patacho, praia vizinha da Laje.
Dicas importantes
- Leve dinheiro em espécie, pois não encontrei caixas da região e dizem que muitos deles perdem o sinal
- O sinal de celular na região é muito ruim e apenas a Claro funcionou por lá
- Lembre de usar bastante protetor solar. O sol da região não está para brincadeiras
Essas praias são lindas mesmo. Estou aqui agora. Aqui na região tem apenas Cx Eletrônico Bradesco, mas sim, traga dinheiro vivo. A Vivo tem sinal forte. Visite o Luna em Porto da Pedra. Comida maravilhosa.
Parabéns pelo site! Sou um apaixonado por essa região maragogi/saomigueldosmilagres. Caso retorne , tenho 2 sugestões: 1) Croa de Sao Bento em Maragogi , na praia de Sao Bento e Piscina do Picão em Japaratinga ( na praia de Japaratinga).
2) procure ir a essas piscinas com a tábua de marés em 0,1 ou menos , pois assim as piscinas ficam melhor definidas e as prainhas temporárias nao ficam submersas.