O estado de Pernambuco é reconhecido por suas praias. Porto de Galinhas, Tamandaré, Praia dos Carneiros, são alguns locais que estão entre os mais visitados por turistas de outros estados e também por visitantes estrangeiros.
Mas aqui há muita diversidade. Desde o litoral até as regiões sertanejas, há lugares pra se conhecer. Hoje, visitaremos uma cidade muito interessante, com atrativos culturais, históricos e com belezas naturais, que fica na região do Sertão do Pajeú. Bem longe de qualquer praia. Agora vamos viajar até Triunfo.
O que fazer em Triunfo?
1º dia: Chegada + Teatro Guarany
2º dia: Zona rural de Triunfo (Pico do Papagaio + Mirante e estátua o Careta + Furna dos Holandeses + Cacimba de João Neco).
3º dia: Zona urbana de Triunfo Museu do Cangaço e da Cidade de Triunfo + Casa Grande das Almas + Passeio de pedalinho + Passear pelo centro antigo ao fim da tarde)
Onde se hospedar?
Há boas pousadas e hotéis na cidade, tanto no centro antigo, próximo da Igreja Matriz, quanto na parte mais recente da cidade.
Nós ficamos na Pousada Alpes. Ela é bem interessante. Vários quartos têm a vista para o Lago João Barbosa Sitônio e o centro antigo. Este lugar é bem cotado nos sites de reservas, como o Booking.com, por exemplo.
Quando ir?
Nos meses de inverno, há mais procura. Em julho, principalmente, quando acontece o Festival de Cinema de Triunfo. Em setembro, quando tem o Triunfo Moto Fest, a rede hoteleira do lugar fica bastante ocupada e é necessário procurar com antecedência.
Onde comer?
Na nossa permanência na cidade frequentamos a “Papo Pizza”, que tem nome de pizzaria, mas é restaurante, com almoço self-service e demais opções. Uma localização privilegiada dentro da cidade, com área externa que se torna quase que um mirante voltado para o Lago e pro centro antigo. Atenção por que ele é bem concorrido no horário da noite, então, chegue logo para pegar um bom lugar.
Há opções até para quem degusta cachaça, (que é bastante valorizada na região devido aos engenhos) como a “Cachaçaria Fogão de Lenha”. Estivemos, numa das noites, no “Coisas de Maria”, que é um restaurante rústico, próximo da praça da igreja matriz, lá se pode provar chocolate quente, entre outras coisas. O melhor é que é tudo pertinho, uma vez que o centro da cidade é pequeno.
Como chegar em Triunfo?
De Recife para Triunfo, são 405 quilômetros de distância. De fato, uma viagem e tanto. Mas não há tanta dificuldade no trajeto, pois a maioria dele é feito pela BR – 232. Sem que seja necessário entrar ou sair de cidades, pegar estradas transversais, nem nada assim.
Siga por essa rodovia até o distrito de Sítio dos Nunes, na cidade de Flores. A partir daí, pegue a direita num entroncamento. Há postos de gasolina e sinalizações já nessa altura indicando a cidade de Triunfo.
Atravesse a cidade de Flores pela BR 337. A partir daí, são apenas mais 39 KM, que podem ser feitos em menos de uma hora. Use o Google Maps, ou qualquer outro bom aplicativo para localização que isso pode facilitar sua vida numa viagem como essa.
De carro
O mais indicado é o aluguel de carros, há locadoras com que você pode tratar já antes de viajar, ou na chegada pra o lugar onde vai ficar hospedado no Recife. Os valores podem variar. Sendo cobradas ou diárias, ou o pacote todo, do tempo em que você vai precisar usar o veículo.
De ônibus
Existem ônibus partindo do Terminal Integrado de Passageiros do Recife. Uma empresa, a Viação Progresso, faz o trajeto com uma linha por dia, a R$180, 00 ida e volta. Se bem que os horários não são os mais convenientes pra quem quer turistar na cidade. Os ônibus saem tarde da noite e chegam lá no começo da manhã. Seria mais indicado pra quem tem parentes ou algum contato já estabelecido em Triunfo.
O que levar na mala?
Esse tópico é importante numa viagem a Triunfo por um fator: entre junho e agosto faz frio. Principalmente entre a última quinzena de junho e no mês de julho, os termômetros podem chegar aos 11 ou até 9 graus. Em outras épocas do ano, faz um certo calor durante o dia, até pelas 18 horas. De noite, o clima esfria um pouco. Fique atento a esses detalhes para quando for escolher as roupas que levará.
Quando vier com mais tempo a Pernambuco, não fique só nas praias. Há muito o que se ver no interior. É verdade que você vai acabar tendo que se virar um pouquinho, pois os destinos mais badalados, dos quais se tem mais informações, são mesmo os do litoral. Mas vale a pena sair do lugar-comum e deixar-se surpreender por outros tipos de beleza.
Mais dicas de Triunfo, PE
- Roteiro completo para 3 dias em Triunfo (em breve)
- Conheça os principais pontos turísticos de Triunfo, PE
Obrigada! Pelas dicas será um dis nossos destinos agora em julho.
Imagina! Espero ter ajudado!!!
Arretado….perfeito!