No Brasil Nordeste Pernambuco Triunfo

Triunfo: tudo sobre a charmosa cidade Pernambucana

triunfo pe
Leonardo Chaves
Escrito por Leonardo Chaves

O estado de Pernambuco é reconhecido por suas praias. Porto de Galinhas, Tamandaré, Praia dos Carneiros, são alguns locais que estão entre os mais visitados por turistas de outros estados e também por visitantes estrangeiros.

Mas aqui há muita diversidade. Desde o litoral até as regiões sertanejas, há lugares pra se conhecer. Hoje, visitaremos uma cidade muito interessante, com atrativos culturais, históricos e com belezas naturais, que fica na região do Sertão do Pajeú. Bem longe de qualquer praia. Agora vamos viajar até Triunfo.

O que fazer em Triunfo?

1º dia: Chegada + Teatro Guarany

2º dia: Zona rural de Triunfo (Pico do Papagaio + Mirante e estátua o Careta + Furna dos Holandeses + Cacimba de João Neco).

3º dia: Zona urbana de Triunfo  Museu do Cangaço e da Cidade de Triunfo + Casa Grande das Almas + Passeio de pedalinho + Passear pelo centro antigo ao fim da tarde)

Onde se hospedar?

Há boas pousadas e hotéis na cidade, tanto no centro antigo, próximo da Igreja Matriz, quanto na parte mais recente da cidade.

Nós ficamos na Pousada Alpes. Ela é bem interessante. Vários quartos têm a vista para o Lago João Barbosa Sitônio e o centro antigo. Este lugar é bem cotado nos sites de reservas, como o Booking.com, por exemplo.

Quando ir?

Nos meses de inverno, há mais procura. Em julho, principalmente, quando acontece o Festival de Cinema de Triunfo. Em setembro, quando tem o Triunfo Moto Fest, a rede hoteleira do lugar fica bastante ocupada e é necessário procurar com antecedência.

Onde comer?

Na nossa permanência na cidade frequentamos a “Papo Pizza”, que tem nome de pizzaria, mas é restaurante, com almoço self-service e demais opções. Uma localização privilegiada dentro da cidade, com área externa que se torna quase que um mirante voltado para o Lago e pro centro antigo. Atenção por que ele é bem concorrido no horário da noite, então, chegue logo para pegar um bom lugar.

Há opções até para quem degusta cachaça, (que é bastante valorizada na região devido aos engenhos) como a “Cachaçaria Fogão de Lenha”. Estivemos, numa das noites, no “Coisas de Maria”, que é um restaurante rústico, próximo da praça da igreja matriz, lá se pode provar chocolate quente, entre outras coisas. O melhor é que é tudo pertinho, uma vez que o centro da cidade é pequeno.

Como chegar em Triunfo?

De Recife para Triunfo, são 405 quilômetros de distância. De fato, uma viagem e tanto. Mas não há tanta dificuldade no trajeto, pois a maioria dele é feito pela BR – 232. Sem que seja necessário entrar ou sair de cidades, pegar estradas transversais, nem nada assim.

recife triunfo de carro

Siga por essa rodovia até o distrito de Sítio dos Nunes, na cidade de Flores. A partir daí, pegue a direita num entroncamento. Há postos de gasolina e sinalizações já nessa altura indicando a cidade de Triunfo.

Atravesse a cidade de Flores pela BR 337. A partir daí, são apenas mais 39 KM, que podem ser feitos em menos de uma hora. Use o Google Maps, ou qualquer outro bom aplicativo para localização que isso pode facilitar sua vida numa viagem como essa.

De carro

O mais indicado é o aluguel de carros, há locadoras com que você pode tratar já antes de viajar, ou na chegada pra o lugar onde vai ficar hospedado no Recife. Os valores podem variar. Sendo cobradas ou diárias, ou o pacote todo, do tempo em que você vai precisar usar o veículo.

De ônibus

Existem ônibus partindo do Terminal Integrado de Passageiros do Recife. Uma empresa, a Viação Progresso, faz o trajeto com uma linha por dia, a R$180, 00 ida e volta. Se bem que os horários não são os mais convenientes pra quem quer turistar na cidade. Os ônibus saem tarde da noite e chegam lá no começo da manhã. Seria mais indicado pra quem tem parentes ou algum contato já estabelecido em Triunfo.

O que levar na mala?

Esse tópico é importante numa viagem a Triunfo por um fator: entre junho e agosto faz frio. Principalmente entre a última quinzena de junho e no mês de julho, os termômetros podem chegar aos 11 ou até 9 graus. Em outras épocas do ano, faz um certo calor durante o dia, até pelas 18 horas. De noite, o clima esfria um pouco. Fique atento a esses detalhes para quando for escolher as roupas que levará.

Quando vier com mais tempo a Pernambuco, não fique só nas praias. Há muito o que se ver no interior. É verdade que você vai acabar tendo que se virar um pouquinho, pois os destinos mais badalados, dos quais se tem mais informações, são mesmo os do litoral. Mas vale a pena sair do lugar-comum e deixar-se surpreender por outros tipos de beleza.

Mais dicas de Triunfo, PE

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Leonardo Chaves

Leonardo Chaves

7 Comentários

Deixe um comentário