África Egito Pelo mundo

Comida do Egito: pratos típicos, preços, dicas e cuidados

comida no egito
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

onde comer cairoQuem me segue no Instagram, sabe que eu acabei de voltar de uma viagem de 12 dias pelo Egito à convite da Maktub Travel e estou falando sobre muitos temas importantes aqui no blog e no YouTube. Neste artigo, eu vamos falar sobre como é a comida no Egito? Tem muita pimenta? É gostosa?

A alimentação é uma parte importante de qualquer viagem e no meu roteiro com a Maktub Travel a maioria das refeições estão inclusas (com exceção de alguns jantares no Cairo e os almoços nos dias livres). A seguir, eu vou explica para vocês um pouco do que eu aprendi sobre a comida no Egito durante a minha viagem!

A comida no Egito

No Egito, a dieta principal é baseada nos grãos como fava, lentinha e grão de bico (eles comem até no café da manhã) e é utilizado muitos temperos (vale maneirar no começo para não passar mal). Quibes, carnes, pães, saladas… tudo isso faz parte do dia a dia dos egípcios e, confesso, que essa não foi uma viagem que sofri muito pela alimentação não.

Uma parte muito legal de viajar com a Maktub Travel é que todos os dias fomos almoçar em restaurantes bem locais o que nos permitiu experimentar bastante coisa dos sabores locais, onde a comida costuma ser:

  • Frango,
  • Carne de cordeiro,
  • Falafel,
  • Churrasco misto (cafta, carne do cordeiro e frango),
  • Saladas mistas,
  • Pães árabes;
  • Cremes árabes como (Tahina – pasta de gergelim e Baba Ghanoug – mistura de Tahina. Beringela, suco de limão e alho).

OBS: Eu sei que parece óbvio para muitas pessoas, mas não custa repetir! No Egito, como eles são muçulmanos eles não comem carne de porco.


Pratos típicos egípcios

Se você quiser comer comidas bem tradicionais do Egito, eu sugiro que você comece com:

  • Kafta – essa é bem conhecida por nós brasileiros. Ela é feita de carne de vaca, boi ou cordeiro e costuma ser grelhada no palito.
  • Mahchi – esse prato é uma delícia. São legumes como beringela, abobrinha, tomate e até pimentão recheados com carne moída ou arroz, cebola, alho, outros legumes e especiarias.
  • Molohía –  é uma espécie de sopa feita com folha triturada de juta e é muito consumida com arroz e os grelhados egípcios. Eu achei bem gostoso!
  • Pão, Melaço e Tahina – essa mistura deliciosa você encontra na famosa  Vila Núbia;
  • Halaua – essa delícia é feita com tahina recheado de com pistache, amêndoa ou chocolate.
  • Koshary – é um prato que mistura macarrão, arroz, lentilha, grão de bico, cebola e alho, com um molho de tomate levemente apimentado.
  • Fool –  que são favas com azeite de oliva e tahina com limão;
  • Tâmaras – no Egito, as tâmaras são frutas sagradas e muito consumida por mulheres grávidas.

Atenção: evite comer coisas vendidas em barracas de rua. O nosso guia deixou isso bem claro, pois para turistas os temperos e até a água utilizada pode fazer super mal e estragar a viagem.

Faça o seu Seguro Viagem para o Egito e viaje com tranquilidade! Se liga no nosso desconto:

cupom desconto seguro viagem


Bebidas no Egito

Começo dizendo que o café no Egito é MUITO fraco, então aproveite para beber bastante chá de hibisco e suco de limão com hortelã e mel. São deliciosos! Ah! Apesar de ser um país muçulmano, os turistas conseguem comprar cerveja e eu super recomendo a Sakkara.

Em 12 dias de viagem, eu não tive problemas com a alimentação e não passei mal nenhum dia. E, um detalhe importante, apesar de ser bem temperada, poucas comidas são picantes no Egito.


Gastronomia no Cairo

O custo de alimentação no Cairo é bastante acessível (e flexível) vai depender do lugar onde deseje comer. No hotel no Cairo, um jantar/almoço (comida internacional) tem um valor aproximado de 6 – 10 dólares e fora do hotel pode comer a comida local (incluindo a bebida) a partir de 4 dólares.

shawarma Felfela cairo

Shawarma + Coca = 4 dólares. Felfela, Cairo

Alguns restaurante para comer no Cairo

Abu Shakra – esseé um bom lugar para provar as carnes grelhadas egípcias;
Felfela – Um restaurante e um fast food ótimo (um ao lado do outro). Por lá você consegue comer 1 shawarma e 1 coca-cola (bem em frente às pirâmides de Gizah) por 4 dólares.
Fish Market – Não tem como ira ao Cairo e não comer o peixe grelhado e o pão quentinho do Fish Market. É parada obrigatória!!!


Cruzeiro no Nilo e Resort em Hurghada

No Pacote Egito Low Cost da Maktub Travel, estavam inclusos o Cruzeiro pelo Rio Nilo e a estadia no Resort em Hurghada. Durante o percurso no Cruzeiro eu tive pensão completa (exceto as bebidas) e no resort de Hurghada no Mar Vermelho todas as refeições são buffet de estilo internacional e bebidas (incluindo alcóolicas) estavam inclusas, ou seja, pense numa pessoa feliz.

Maktub Travel é uma agência especializada em brasileiros e todos os leitores que usarem o cupom “PREFIROVIAJAR50” ganham 50 dólares de desconto na sua viagem para o Egito com a Maktub Travel!

café da manhã cruzeiro nilo

Café da manhã, Cruzeiro Nilo

No geral, eu achei o Egito um país muito democrático quando o assunto é comida. Se você não curte muitos temperos, você consegue fugir para a massa e até arriscar um Pizza Hut ou Mc Donald’s. Mas, lembre-se: aproveite o país com o coração e o estômago abertos, eu prometo que vai valer muito a pena!

Mais dicas do Egito

Este artigo foi realizado em parceria com a agência focada em viagens de Brasileiros para o Egito Maktub Travel.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

1 comentário

Deixe um comentário