África Egito Pelo mundo

Gorjeta no Egito: é obrigatório? quando eu devo dar?

gorjeta egito
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Quem me segue no Instagram, sabe que eu acabei de voltar de uma viagem de 12 dias pelo Egito à convite da Maktub Travel e estou falando sobre muitos temas importantes aqui no blog e no YouTube. Neste artigo, eu vou responder à uma das perguntas que eu mais recebi: como funciona a gorjeta no Egito?


Sobre a gorjeta ou Baksheesh no Egito

A primeira dica desse artigo é: gorjeta no Egito se chama Baksheesh e é um costume comum e esperado pelas pessoas, isso porque a gorjeta demostra uma expressão de satisfação e agradecimento com as pessoas que prestam algum serviço.

Na cultura árabe, e especialmente na Egípcia, a gorjeta é parte cultural importante. Para quem não está habituado, os pedidos constantes de gorjeta podem ser irritantes, mas é importante manter a calma e compreender que é parte do dia a dia no Egito.

Como que viajei com a Maktub Travel, todas as gorjetas das atividades  já estão inclusas, mas, precisamos dar gorjetas em pontos turísticos ou pessoas que achamos que seria justo pelo bom serviço, como o nosso guia e motorista.

Maktub Travel é uma agência especializada em brasileiros e todos os leitores que usarem o cupom “PREFIROVIAJAR50” ganham 50 dólares de desconto na sua viagem para o Egito com a Maktub Travel!


Mas, quanto dar de gorjeta no Egito então?

Galera, um ponto MUITO IMPORTANTE, dar ou não gorjeta no Egito fica a critério de cada um de vocês, o valor parte do coração. A seguir eu vou listar a média dos valores das gorjetas que andei vendo  durante os dias que eu fiquei no Egito.

Maleiros: para os maleiros dos hotéis, sugiro dar entre 10 ou 20 libras egípcias.

Garçons: no Egito, não existe os famosos 10% no final da conta. As pessoas costumam dar cerca de 20 libras egípcias que equivalem a quase 1 dólar.

Guia turístico e motorista: um valor comum de gorjeta para o Guia turístico é de 50 dólares por pessoa por toda a viagem (no meu caso foram 12 dias de trabalho) e para o Motorista 10 dólares.

Outras gorjetas: Para as pessoas que pedem dinheiro dentro das atrações turísticas (para tirar fotos no locais históricos), os motoristas das charretes ou garçons sugiro, no máximo, 20 libras egípcias e pagem SEMPRE no final, pois quanto mais você dá, mais eles cobram.

Economize no seu Seguro Viagem para o Egito:

cupom desconto seguro viagem

Dica: durante a viagem, é possível muitas crianças abordem você vendendo souvenir, artesanais, etc ou simplesmente pedindo dinheiro. Como não é possível dar uma gorjeta ou dar dinheiro para todos, recomendamos levar balas para premiar algum serviço ou simplesmente dar esse carinho. Sempre é muito agradecido.

Mais dicas do Egito

Este artigo foi realizado em parceria com a agência focada em viagens de Brasileiros para o Egito Maktub Travel.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário