Ásia Chiang Rai Pelo mundo Tailândia

Mulheres Girafas: tudo sobre a tribo Karen no norte da Tailândia 

mulheres girafa tailandia
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Visitar as aldeias Karen Long Neck na Tailândia ou, Mulheres Girafas como são chamadas no Brasil, foi uma das experiências mais exóticas que eu já tive na vida. O mistério e a beleza das argolas de bronze faz com que essa visita se torne algo intrigante e impressionante para muitos viajantes.

As questões éticas desse passeio fazem muitas pessoas refletirem. A falta de sensibilidade sempre me chocou e, por isso, eu resolvi tirar as minhas conclusões e entender o que realmente acontece nas Long Neck Villages.

A história do povoado Karen

Os Karen fazem parte de um grupo tribal que historicamente viveu nas colinas de Myanmar perto da fronteira tailandesa. Muito famosas por seus pescoços alongados, as mulheres Karen usam ​​anéis de bronze ao redor de seus pescoços, antebraços e canelas. Enquanto seus maridos trabalham no campo e em fazendas, elas trabalham com tecelagem e artesanato.

mulheres girafa tailandia

Em geral, as tribos Long Neck vivem um estilo de vida simples, eu diria até tedioso, mas a tecelagem das mulheres é sempre muito viva e colorida.

karen long neck villages produtos

Produtos vendidos na vila

Hoje ainda existem cerca de 40.000 pessoas nas tribos Karen, mas muitas delas tiveram que fugir de Myamar ao longo das décadas devido à problemas políticos. Ir para a Tailândia foi a melhor e mais segura opção para muitos membros, entretanto a maioria acabou imigrando ilegalmente e hoje vivem sem a cidadania tailandesa.

vilas mulheres girafa

Casas da vila

Embora as coisas sejam muito melhores para os Karen que vivem na Tailândia, a falta de oportunidade e apoio do governo, fez com que eles se isolassem do resto do país. Por um lado, eles puderam manter suas tradições vivas, mas por outro eles foram marginalizados da sociedade moderna e acabaram vivendo situações um tanto quanto precárias e perturbadoras.

Por que as mulheres Karen tem seus pescoços alongados?

Mundialmente, as mulheres Karen são conhecidas com Long Neck Woman ou Mulheres Girafas. Isso porque muitas pessoas acreditam que por conta das argolas, seus pescoços são alongados. Mas, o que acontece na verdade, é que o peso das argolas esmaga seus ombros e fazem com que as costelas sejam pressionadas para baixo.

mulher girafa norte tailandia

Cada anel de bronze é bem pesado e ao longo da vida, as mulheres podem usar no máximo 25 anéis no pescoço. Lembrando que elas colocam o primeiro anel aos 5 anos de idade.

Por que as mulheres fazem isso?

Dizem que as mulheres Karen utilizavam as argolas não apenas por beleza, mas também para se proteger contra ataques de tigres. Com o tempo, o alongamento do pescoço virou apenas tradição.

crianca long neck village

Vale lembrar que hoje em dia muitas jovens Karen estão quebrando com a tradição e estima-se que a prática de alongamento do pescoço só tem mais algumas gerações.

É ético visitar as aldeias Karen?

Muitas pessoas dizem que as vilas na Tailândia parecem zoológicos humanos. E isso de fato acontece, muitos turistas chegam até lá com seus guias tiram suas fotos, compram lembrancinhas e vão embora.

Não se comporte assim! Converse com as mulheres, mesmo falando um inglês limitado, você verá a diferença e como elas vão ficar felizes com o seu interesse e carinho. Eu fotografei uma delas e mostrei a foto para ela. A reação foi inesperada, ela chorou e eu chorei junto. Não entendi se era tristeza ou alegria, mas foi um momento que me marcou demais.

mulheres girafas prefiro viajar

Conversei com uma menina jovem muito inteligente. Ela me contou que aprendeu inglês e espanhol com os turistas e estava com um sorriso no rosto fazendo seu tricô e vendendo sua arte.

Por fim, acho essa visita muito especial e deve ser encarado como um passeio cultural, pra você viver uma realidade realmente bem diferente da sua e não como um lugar pra tirar fotos e ser desrespeitoso. Ou seja, você só irá se sente em um zoológico humano se agir como tal.

Como visitar uma aldeia Karen?

Uma das aldeias mais populares é a de Chiang Rai. Nela você encontra 2 tribos: a Big Earring (Akha) e os Karen Long Neck (Paduang).

No norte da Tailândia, você encontra outras vilas mas sugiro que sempre contrate um guia para te levar até elas. As vilas costumam mudar de local, por isso a presença do guia é fundamental nessa visita.

tribo akha tailandia

Os passeios podem ser contratados em Chiang Mai por cerca de 400 – 1000 THB e costumam durar metade do dia. Muitos passeios oferecem a visita junto a outras atrações, o que pode ser bacana pra quem estiver com pouco tempo.

MAIS DICAS SOBRE A TAILÂNDIA

Curtiu as minhas dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

1 comentário

  • Amanda, adorei a forma que narrou sua visita, com esta integração e que vamos além de conhecer um local é sentir a alma do local!!
    Muito bom..
    abs,
    Hellen

Deixe um comentário