América Central México Pelo mundo Playa del Carmen Roteiro de viagem

Dicas de Playa del Carmen no México: o que fazer, roteiro de 6 dias, onde ficar e mais!

dicas de playa del carmen
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Fala viajantes! Hoje é dia de descobrir tudo sobre Playa Del Carmen no México. Quem me acompanha no Instagram sabe que estive viajando 9 dias pelo caribe mexicano e eu já estou pronta para contar todos os detalhes dessa viagem para vocês!

Nesse artigo você vai ler:


Sobre Playa Del Carmen, México

Você sabia Cancún e Playa del Carmen são lugares diferentes? Eu aprendi isso com a agência Travel Ahead, que organizou toda a minha viagem e foi minha parceira oficial na Riviera Maya e Quintana Zoo.

playa del carmen mexico

Vou começar explicando a diferença das regiões. Apesar de ser próxima há Cancún, Playa del Carmen tem um infraestrutura totalmente diferente de sua vizinha. A cidade de Playa del Carmen tem pouco mais de dez anos, mas foi a cidade que mais cresceu no mundo por três anos consecutivos.

Hoje, a pequena vila de pescadores, tem mais de 150 mil habitantes de todos os lugares do mundo e é um excelente lugar para se hospedar e fazer tudo a pé. O centro conta com muitas opções de hotéis, passeios, restaurantes, baladas e lojas famosas como H&M e Forever 21.


Meu roteiro de 6 dias

Quem acompanhou toda a minha viagem de 9 dias pelo Caribe Mexicano, sabe que me hospedei em Cancun e Playa del Carmen. Eu dividi a viagem em duas partes e a seguir, vou detalhar todo o meu roteiro de 6 dias em Playa:

03/11 | Chegada em Cancun à tarde e ida para Playa de Carmen. Relaxar e curtir as lojas da 5° Avenida.
04/11 | Playa del Carmen – Xcaret Playa del Carmen
05/11 | Playa del Carmen – Ruínas de Tulum + Cenote dos Ojos
06/11 | Playa del Carmen – Sian Kaan Jeep
07/11 | Playa del Carmen – Cenote Il Kil + Chichen Itza em Yucatan
08/11 | Playa del Carmen – Cozumel com parada para snorkel em El Cielo e Columbia

IMPORTANTE: A Travel Ahead (agência especializada em brasileiros) organizou toda a minha viagem. Eles me enviaram um guia em português e um kit muito bacana com mapinhas e várias dicas! Quem quiser saber mais sobre os passeios, preços e dicas é só acessar o site da Travel Ahead que eles explicam tudinho e em português.

cupom desconto seguro viagem


Passeios em Playa del Carmen

No geral, eu também achei Playa del Carmen o lugar ideal para se hospedar pela quantidade de passeios que são relativamente perto do centro. São muitas opções MESMO e eu listei aqui embaixo os que eu acho que são imperdíveis!

Xcaret Playa del Carmen

xcaret playa del carmen

XCaret

Sobre: Como eu não tinha muito tempo, eu optei por um dos parques da Riviera Maya para conhecer. Eu passeio o dia no XCaret e fiquei apaixonada pelo show no final do dia. Eu achei muito imperdível!
Inclui: Transporte desde o hotel + Almoço buffet com bebidas não alcoólicas (uma cerveja em cortesia) + Cofre + Equipamento de snorkel
Preço: 159 dólares

Sian Kaan Jeep

sian kaan tulum

Sobre: Sabe aquele lugar diferente que quase ninguém vai porque prefere os passeios tradicionais? Se você também ama natureza eu aposto que vai adorar esse tour. Eu fiz e curti demais! Eu vi golfinhos, nadei em um mar absurdo e conheci de verdade Tulum!
Inclui: Transporte à Tulum + Almoço + Bebidas durante o almoço + Seguro
Preço: 159 dólares

Cenote Il Kil + Chichen Itza em Yucatan

chichen itza mexico

Sobre: Além de conhecer Chichen Itza com explicações 100% em português, esse passeio te leva a um dos cenotes mais diferentes que eu visitei. Foi um dia de MUITO conhecimento e eu recomendo demais!
Inclui:
transporte + almoço + visita a cenote Il Kil + entrada a Chichen Itza + guia em português
Preço:  79 dólares

Cozumel com parada para snorkel em El Cielo e Columbia

cozumel playa del carmen

Inclui: Transporte + equipamento de snorkel + ferry boat + guia + almoço buffet com bebidas das fontes do buffet + bebidas no barco
Preço: 125 dólares

Ruínas de Tulum + Cenote dos Ojos

cenote dos ojos tulum

Sobre: Esse passeio é bem legal para quem não vai ter tempo de ficar uns dias em Tulum e quer conhecer 2 pontos turísticos muito importantes. As ruínas e o Cenote dos Ojos são dois lugares impressionantes. Em Tulum, existem muitos cenotes, mas esse é um bem legal de visitar, principalmente, para quem quer fazer mergulho em cavernas!
Inclui: transporte + entradas + guia em português + box lunch + bebidas a bordo + equipamento de snorkel
Preço: 119 dólares

Mais passeios

  • Xel-ha
  • Mergulho de tanque em Cozumel
  • Mergulho em Caverna/Cenotes

Como chegar

Para chegar em Playa Del Carmen, você precisa voar até o aeroporto de Cancun. De lá você pode alugar um carro, contratar um transfer ou pegar um táxi até Playa que fica a cerca de 55km do aeroporto.

como chegar playa del carmen

O trajeto leva, em média, 50 minutos em uma avenida expressa. Eu escolhi o transfer da Travel Ahead que custa 60 dólares por pessoa. Eles me pegaram no aeroporto e me levaram em um van até Playa. Foi bem tranquilo!

Leia também
Cancun, Playa de Carmen e Tulum em 9 dias
Roteiro e dicas de Cancun: passeios, hospedagem e mais
O que fazer em Cancun?
6 dicas infalíveis para economizar na viagem para Cancun
Casamento em Cancún: uma cerimonia com pé na areia


Onde comer em Playa del Carmen?

Comer bem em Playa Del Carmen não é problema. A agitada Quinta Avenida conta com muitas opções de bares e restaurantes. Para facilitar a sua vida, a seguir, eu listei alguns restaurantes que me recomendaram.

Lembrando que todos os preços podem variar com bebidas alcoólicas e alguns restaurantes da lista podem precisar de reserva, tá?

Aguachiles

Culinária: Frutos do mar
Endereço: Avenida Constituyentes entre Quinta Avenida e Avenida 1
Preço aproximado por pessoa: 15 dólares

Casa del Agua

Culinária: Cozinha internacional com bom ambiente e boa seleção de frutos do mar.
Endereço: Quinta Avenida esquina com calle 2.
Preço aproximado por pessoa: 40 dólares

Como Como

Culinária: Cozinha mediterrânea com variado pratos sofisticados.
Endereço: Quinta Avenida entre calle 38 e 40.
Preço aproximado por pessoa: 35 dóláres

La Parrilla

Culinária: Cozinha mexicano especializado em cortes de carne típicos.
Endereço: Quinta Avenida entre calle 8 e 10.
Preço aproximado por pessoa: 20 dólares

Alux

Culinária: restaurante internacional dentro de uma caverna com estalactites.
Endereço: Av. Juarez entre Av. 65 e 70.
Preço aproximado por pessoa: 30 dólares (consumo mínimo de 100 pesos)


Onde se hospedar em Playa del Carmen?

Definitivamente, a principal zona turística de Playa del Carmen é a Quinta Avenida. Uma rua de pedestres com mais de 3 km de lojinhas e restaurantes. Uma das vantagens de ficar em Playa é que, além de você conseguir fazer quase tudo a pé, a praia principal é de fácil acesso e têm muito clubes para passar o dia com o pé na areia.

lunata playa del carmen

Eu fiquei muito bem hospedada no Hotel Lunata. É um hotel simples e acessível bem no coração de tudo. E apenas de eu estar perto do badalado Coco Bongo, de mercadinhos, lojinhas e restaurantes, o hotel era silencioso e uma fofura.

sacada hotel lunata playa del carmen

Confesso que fiquei com medo do barulho, mas não tive problema nenhum com isso. E, olha que o meu quarto era de frente para a rua hein! Ah a diária do quarto duplo começa a partir de R$ 360 e tem café da manhã incluso!!!

Outros hotéis bem procurados por brasileiros em Playa del Carmen são El Punto Boutique Hotel & Beach Club, El Secreto Hotel by Bunik, Xtudio Comfort Hotel e Hotel Pelicano Inn Playa del Carmen.


O que fazer a noite em Playa del Carmen?

Um das coisas que mais curtir em Playa del Carmen foi a noite. As lojas da Quinta Avenida ficam abertas até às 23:00 (o que te permite bater perna depois dos passeios) e os bares têm música ao vivo e bom ambiente… mas confesso que achei o público de Playa é mais romântico e familiar

Alguns dos bares mas badaladinhos são:

  • Fusion (calle 6 com a praia)
  • Zenzi (calle 8 com a praia)
  • Azotea (Quinta Avenida entre calle 6 e 8)
  • Diablito ChaChaCha (calle 12 esquina con Primeira Avenida)

Já as discotecas são bem parecidas com Cancun. As mais famosas estão na calle 12 e são elas:

  • Coco Bongo
  • Palazzo
  • Mandala
  • Salsaneira

Transporte

Táxi: Para andar em Playa del Carmen, o mais fácil é pegar um táxi. Dentro da cidade os taxis cobram, em média 50 pesos, por viagem.

Vans ou colectivos: Se o seu hotel está na Riviera Maya você pode pegar também o colectivo, que são vans públicas que passam em frente aos hotéis da Riviera é mais econômico e rápido, mas confesso que não peguei em Playa, apenas em Cancun.

Mais opções: Lembre que você pode alugar um carro, contratar translados nas agências de turismo e até pegar ônibus rodoviário.


Compras em Playa del Carmen

Playa del Carmen é um lugar muito legal para compras. Por lá você encontra muitas lojas internacionais como H&M e Forever 21 e também muitas opções de artesanatos e prata.

Mas lembre-se: é importante sempre negociar muito, pois o preço inicial sempre é inflado em pelo menos 30%.  E, para comprar prata é recomendável procurar lojas grandes já que em Playa del Carmen é comum encontrar prata falsa.

compras em playa del carmen

Os principais Shoppings de Playa del Carmen são:

  • Zona Hoteleira;
  • Paseo del Carmen (início da Quinta Avenida);
  • Plaza Liverpool (Carretera Federal saída a Tulum);
  • Plaza Las Americas (Av. CTM entre Av. 115 e 95);
  • Walmart;
  • Quinta Avenida como um todo.

DICA: Eu super recomendo a compra de lembrancinhas nas lojas de asiáticos e no Walmart, os preços são mil vezes melhores que Cancún.


Câmbio

Uma das primeiras coisas que aprendi em Playa del Carmen foi fazer cotação do dólar em casas de câmbio diferentes. Eu achei a flutuação das cotações muito grande e vale sim muito a pena andar um pouquinho pra achar a cotação melhor.

Eu, por exemplo, encontrei uma casa de câmbio perto do porto para Cozumel que tinha a melhor conversão da rua (mesmo com uma casa ao lado com cotação bem inferior).

cotacao dálar seven eleven

Outra dica é usar o dólar no Walmart, Seven Eleven e lojinhas de importados. A cotação do dólar é bem mais favorável do que o peso!

IMPORTANTE: Evite sacar dinheiro nos caixas ATM da rua. Eles são famosos por clonar cartões dos turistas desavisados. Tente levar os seus dólares já trocados do Brasil!


Quando ir

Assim como toda Quintana Roo, a Riviera Maya faz parte da rota dos furacões e muitas pessoas tem dúvidas sobre quando viajar para evitar as chuvas. Do início de junho ao final de novembro, é quando as ameaças de furacões são maiores, entretanto não é certeza de chuva, viu? Eu fui em outubro e foi sucesso!

Vale lembrar que apesar das chuvas, alta temporada acontece também durante as férias de junho e julhoOs meses de dezembro e janeiro são meses agitados, conhecidos pelo bom tempo e também por ser alta temporada.

Ah! Eu achei a água do mar bem quentinha e reparei que durante a noite tem dias que fica mais fresquinho.

Spring Break 

Entre março e abril é quando rola o famoso Spring Break, o famoso recesso cheio de festas e bebidas por todo lado. Se você gosta de festa, vale a pena viajar nesse período, se você quer tranquilidade, acho que deve evitar essa época do ano.


Quanto custou a minha viagem?

O total de gastos que eu tive com essa viagem foi um pouco alto pois fiz MUITOS passeios para conseguir mostrar todos os detalhes para vocês. Vale lembrar que fiz parcerias para algumas coisas da lista a seguir, mas estou colocando o valor real que eu teria gastado durante esses 6 dias:

  • 687 dólares de hospedagem;
  • 640 dólares de passeios;
  • 120 dólares de transporte;
  • 50 dólares de alimentação e bebidas (a maioria dos passeios incluía almoço e bebidas);
  • 10 dólares de gorjetas.

A minha viagem de 9 dias custou, em média, 1.507 dólares por pessoa, o que equivale a mais ou menos R$5.018,00.

OBS: Existem muitas formas de economizar, principalmente, na hospedagem e seguro viagem. Aqui eu vou deixar pra vocês alguns descontinhos especiais pra vocês:
5% off no Seguro Viagem
Desconto de R$100 na sua primeira reserva no AirBnb

Leia também

Curtiu as dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

VIAJE COM O PREFIRO VIAJAR!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

2 Comentários

Deixe um comentário