No Brasil São Paulo São Paulo Sudeste

Museus e Exposições em São Paulo: preços, horários, onde ficam e mais!!!

roteiro sao paulo
Avatar
Escrito por Amanda Ferrucci

São Paulo é uma cidade gigantesca, com um número grande de pessoas morando e passando. Mesmo sendo considerada principalmente uma cidade de negócios, não falta entretenimento, museus e opções culturais que mostram um pouco da história da cidade. Visitando as exposições e museus de São Paulo você, certamente, deixará a sua viagem muito mais rica!

Por isso, eu separei uma lista com 9 Museus de São Paulo e locais de exposição interessantes da cidade, que também abrigam obras de outros estados e países, e confira dicas para aproveitar o melhor dessa riqueza de São Paulo.

Leia mais: Como se locomover em São Paulo?

1. MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

É um dos museus mais importantes e famosos da cidade de São Paulo. Já expôs obras de grandes mentes da arte brasileira como Aleijadinho, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Portinari e Anita Malfatti.

masp sp

Abriga também obras de grandes artistas internacionais, como Renoir, Van Gogh e Picasso. Uma das que eu mais fiquei encantada foi a exposição das obras da Tarsila, que durou mais ou menos 2 meses.

Horários do Masp: Segunda é fechado Terça: 10:00 – 20:00 | Quarta a domingo: 10:00 – 18:00

Bilheteria: fecha meia hora antes do horário de encerramento do museu e fica na Avenida Paulista, 1578.

Como chegar: o museu fica próximo a estação do metrô Trianon-Masp e tem bicicletário para quem chega de bicicleta. Visite o site para mais informações.

Dica: terça feira a entrada é gratuita, mas a fila é gigantesca. Tire sempre seus ingressos antes e chegue até as 10:00 para não enfrentar a fila. Mesmo de terça é possível pegar o ingresso gratuito pelo site, eu mesma já consegui, bastou fazer isso com antecedência.


2. Museu do Futebol

Para os amantes de futebol e de sua história é um prato cheio. O museu fica dentro do Estádio do Pacaembú na Praça Charles Miler, s/n – Pacaembu, São Paulo e próximo das estações Paulista ou Clínicas do Metrô.

museu do futebol sp
Fonte: https://www.museudofutebol.org.br/

Também funciona de terça a domingo, das 09:00 as 17:00. Terça feira também é gratuito e o visitante pode pegar os ingressos pelo site. Clique aqui para ver descontos e mais informações.

Leia mais: Meios de Transporte em São Paulo – quais são, quanto custam, horários e mais!

Dica: Moradores da cidade de São Paulo podem se associar gratuitamente e aproveitar o complexo esportivo do estádio, que inclui piscina, quadras, ginásios, pistas de cooper e muito mais!!! Veja aqui


3. Museu da Imigração

É o Museu que preserva e mostra toda a história de imigração de pessoas de diversas nacionalidades que chegaram ao Brasil pela Hospedaria dos Imigrantes para trabalhar nas lavouras de café e na indústria de São Paulo entre 1887 e 1978.

museu da imigração
Fonte: museudaimigracao.org.br

Além das exposições e fotos, tem uma lojinha, uma cantina e um jardim lindo. Funciona de terça a domingo e aos sábados é gratuito. Fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo e perto da estação Bresser-Mooca do Metrô.


4. Museu dos Transportes Públicos

Inaugurado em 1985, o Museu dos Transportes Públicos de São Paulo é uma opção muito interessante de passeio para quem gosta de ver ônibus, bondes e trenzinhos antigos que funcionavam de verdade na cidade.

museu do transporte público sp
Fonte: saopaulo.com.br

Funciona de terça a domingo das 09:00 às 17:00 e a entrada é gratuita. Fica na Avenida Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé, São Paulo, perto da estação de metrô Armênia.


5. Museu Catavento

É um museu interativo e que expõe ciências, tecnologia e cultura para pessoas de todas as idades Funciona de terça a domingo das 09:00 as 16:00 e é gratuito às terças feiras.

museu do catavento sp
Fonte: saopaulo.sp.gov.br

O museu fica na Avenida Mercúrio, – Parque Dom Pedro II, Centro,  São Paulo, 9 minutos a pé da estação Pedro II do Metrô.


6. Museu de Arte Contemporânea

Contém mais de 10 mil obras nacionais e internacionais, incluindo as de Picasso, Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari e Tarsila do Amaral.

O museu fica na Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana, São Paulo, a 2 km da estação de metrô mais próxima é a Ana Rosa que fica pertinho do Parque Ibirapuera.


7. Museu da Arte Moderna

E falando em Parque Ibirapuera, lá dentro você vai encontrar o Auditório Oscar Niemeyer, a Oca, o Museu Afro Brasil, o Planetário e monumentos, além do Museu da Arte Moderna de São Paulo.

museu arte moderna sp
Fonte: parqueibirapuera.org

Eles ficam dentro do Parque e funcionam de terça a domingo, das 10:00 às 18:00. Aos sábados é gratuito. Ah! E a estação de Metrô mais próxima é a AACD-Servidor.


8. Museu da Imagem e do Som – MIS

Museu muuuito interessante para quem gosta de espetáculos, fotografia, dança, musicais, filmes, peças e mais. Também oferece vários cursos (são pagos).

museu da imagem e do som-sp
Fonte: www.mis-sp.org.br

Eu fui há alguns anos para ver a exposição do Castelo-Rá-Tim-Bum, que até foi para outros locais de São Paulo, como no Memorial da América Latina em 2017 e em alguns shoppings grandes.

O MIS funciona de terça a sábado das 10:00 às 20:00 e de domingos e feriados das 10:00 às 18:00. Fica na Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo e a 1,5 Km de distância da estação Fradique Coutinho do Metrô.


9. Sesc – Serviço Social do Comércio

É uma instituição privada que tem várias unidades de esportes e cultura em São Paulo. Inclusive, sempre tem muitas exposições musicais, audiovisuais e de outros tipos de obras muito interessantes.

Eu mesma já visitei uma exposição sobre a cultura Jamaicana em uma das unidades do Sesc. Lá eu escutei música e aprendi bastante sobre a cultura e os principais artistas da Jamaica. É sempre muito legal!

Além disso, tenho a Credencial Plena do Sesc, que me dá direito a participar de várias atividades, entrar nas piscinas, obter descontos em eventos e na comida por Kg que eu acho deliciosa. Eu adoro e sou suspeita pra falar!

Dica: procure pegar os ingressos com antecedência para evitar filas. Pelo site já dá para saber se você se encaixa em alguma política de desconto ou de isenção do valor do ingresso mesmo nos dias que a entrada não é gratuita.

E você que mora e trabalha em São Paulo na área de serviços, bens ou turismo consegue se credenciar no Sesc e conseguir vários descontos. Clique aqui para saber mais informações.


Quando ir?

Se puder, vá durante a semana para aproveitar melhor os locais que não são tão movimentados quanto aos finais de semana. É muito bom andar de bicicleta no Parque Ibirapuera.

Leia mais: Dicas de São Paulo – O que fazer, quando ir, quanto custa e mais!

Se você não tem a sua ou não puder levar, pode alugar as bikes do Itaú ou bikes e patinetes de outros aplicativos. Tem pontos de retirada e devolução lá perto do parque.

Dica: Verifique os sites dos museus e outros locais de exposição para saber mais sobre as políticas de meia entrada e de isenção, alguns detalhes podem ser diferentes de um local para outro.


Você também prefere viajar? Então segue o @prefiroviajar no Instagram e no Youtube e acompanhe as melhores dicas de viagem. Tem alguma dúvida ou dica de conteúdo que você quer ver aqui no blog? Deixe nos comentários aqui embaixo.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Avatar

Amanda Ferrucci

Olá, eu sou a Amanda, apaixonada por viagens, turismo, comer bem e sol. Adoro fazer amizades e recontar minhas andanças pelo mundão numa boa prosa.

Deixe um comentário