Dicas de viagem Listas

12 dicas de como tirar foto sozinho em viagens

como tirar fotos sozinha
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes


Curtiu o vídeo? Assine agora o canal do Prefiro Viajar no Youtube!

Provavelmente, você já deve ter viajado sozinho e passado por aquele momento em que daria tudo para ter alguém do seu lado para tirar umas fotocas, né? Mas quem disse que a gente não consegue tirar fotos lindas mesmo viajando sozinho?

Neste artigo, eu listei 12 dicas de como tirar foto sozinho e arrasar nas recordações! Bora conferir?

1. Temporizador

Essa é possivelmente uma das melhores maneiras de tirar fotos sozinho, seja no celular ou na câmera. Hoje em dia, quase todos os aparelhos possuem a função “timer”.

O timer do seu aparelho irá permitir que você posicione a camera em um tripé ou um pau de selfie e tire fotos beem melhor. Lembrando que ter um desses dois acessórios é essencial para quem quer fazer ótimos fotos com temporizador!

Você geralmente pode escolher entre internalos de 2, 5 e 10 segundos. Eu sempre escolho o maior intervalo, porque sou toda desastrada!

Dica: cuidado para não deixar a sua câmera no chão ou em falso, pois na correria para apertar o botão e aparecer na foto, seu equipamento pode acabar caindo.

2. Disparo contínuo “Burst mode” e Timelapse

O disparo contínuo é um grande aliado do temporizador. Muitos celulares e câmeras permitem que você tire varias fotos em sequência. Ou seja, pode programar o disparo da sua câmera e se mexer, pular e até dançar para tirar as famosas fotinhas “naturais”.

O timelapse é uma ótima opção na GoPro, pois ela permite que você tire fotos em até 0,5 segundos!

Já acompanha o nosso Instagram? Segue lá @prefiroviajar!

3. Pau de Selfie

Esse é um acessório super barato que faz toda a diferença. Busque um pau de selfie longo e que tenha estabilidade (quanto maior, melhor).

Eu NÃO recomendo aquele tradicional que é bem baratinho e vende em toda esquina. Esse é o famoso barato que sai caro. Dependendo do peso do celular, ele pode ficar caindo e isso atrapalha mais do que ajuda quando você está sozinho.

Para quem tem GoPro, sugiro a compra de bastões flutuantes como o GoPole, o meu é o Gopole Evo Gpe 10. Ele é mais caro, mas flutua e tem uma extensão ótima para selfies.

4. GoPro

Para quem viaja sozinho e faz muito ecoturismo a GoPro é uma câmera bem interessante, sem falar no seu tamanho e facilidade para carregar.

Eu super aconselho o uso da GoPro em bastões e até mesmo para tirar a famosa selfie com a mão mesmo. O campo de visão da GoPro é excelente e você tem sempre a certeza que a paisagem também estará aparecendo na sua foto.

Sem falar dos diversos acessórios para a GoPro que te permitem fazer loucuras com ela. Você pode colocá-la no peito, na cabeça e até no braço! Amo!

Lembrando que a GoPro não é muito indicada para quem faz vídeos ou fotos a noite. Nesses momentos eu costumo usar mais o meu celular.

5. Controle remoto

Ter um controle remoto tanto para a GoPro quanto para o seu celular é essencial. Ele te ajudará a controlar a câmera do seu equipamento sem ter que tocar na tela.

Como eu disse anteriormente, você pode usar o temporizador, mas o controle de celular é TÃO BARATINHO e quebra tanto o galho. Eu amo!!!

6. Abuse das selfies


Abuse das selfies tradicionais, mas lembre: a paisagem é mais importante (pelo menos pra mim). Uma foto do seu rosto você pode tirar em qualquer lugar, mas e aquela paisagem, você vai ver todo dia?

Uma dica é tentar se enquadrar sempre na lateral da paisagem. Use as grades do celular ou câmera para ajudar na orientação da sua foto.

Obs: Se você quiser comprar uma câmera profissional, opte por uma que tenha o visor frontal que permita ver como a foto esta ficando.

7. Tire fotos de ângulos diferentes


Essa dica acho que é a mais importante. Use a sua criatividade e tenha uma identidade. Tire fotos com estilo! Pesquisa fotos de outros viajante, veja como a galera costuma tirar fotos no lugar para onde você estiver indo para você fazer diferente! Isso ajuda bastante.

Dica: Uma coisa que eu sempre faço, é tirar fotos de vários ângulos usando o pau de selfie.

8. Selfies em movimento


Essas são as selfies mais divertidas e as que eu mais gosto. Eu estou sempre girando, correndo ou dançando durante as fotos para tirar movimentos mais naturais. Sim! Cabelos ao vento e sorrisos no rosto fazem muito sucesso e você registra momentos divertidos.

9. Tire fotos de parte do seu corpo


Uma dica bacana para quem não gosta muito de aparecer em fotos é registrar pequenos momentos da sua viagem. Use parte do seu corpo como os pés e as mãos para criar o cenário perfeito para a sua foto. É um excelente jeito de captar momentos especiais!

10. Grave vídeos e tire frames


Gravar vídeos, principalmente em câmera em 4k, é uma ótima maneira de tirar fotos viajando sozinho. Muitas vezes você quer filmar e fotografar ao mesmo tempo. O jeito mais fácil de fazer isso é filmando e tirando frames do vídeo que você gostou!

Outra dica, é usar o modo vídeo + foto da GoPro. Ela tirar fotos de 5 em 5 segundos sem parar o vídeo. Eu uso muito essa função!

11. Tenha um cartão de memória bem grande

Até agora, já falamos sobre vídeos em 4k e fotos em modo contínuo  Esse tipo de conteúdo costuma ser muito pesado, por isso, im bom cartão de memória faz toda a diferença, principalmente, se você não quiser ter que ficar descarregando a câmera toda hora durante a viagem.

Meu celular, por exemplo, tem 64GB de memória interna e eu tenho um cartão de 64GB só para a GoPro.

12. Peça ajuda a outros viajantes

Por fim, a dica mais importante! Peça ajuda para outros viajantes. Procure pessoas que gostem de fotografar. Seja simpático e observe pessoas que estejam com equipamentos legais e que curtam tirar fotos.

Se ofereça para tirar fotos de casais ou viajantes solitários, assim como você. Certamente, você terá pessoas extremamente felizes pela gentileza e dispostas a retribuir com uma bela fotografia. Lembrando que não adianta pedir para aquele turista mau humorado. Foto tiradas com má vontade são as piores possíveis.

Outra dica é tirar fotos de estranhos e mostrar para quem você for pedir o favorzinho. Diga exatamente como você gostaria que a foto fosse tirada e até mesmo posicione seu equipamento para que a pessoa não precise pensar muito na hora de apertar o disparador. Tudo com muita educação e simpatia hein!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário