Dicas de viagem Listas

12 dicas de como tirar foto sozinho em viagens

como tirar fotos sozinha
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes


Curtiu o vídeo? Assine agora o canal do Prefiro Viajar no Youtube!

Provavelmente, você já deve ter viajado sozinho e passado por aquele momento em que daria tudo para ter alguém do seu lado para tirar umas fotocas, né? Mas quem disse que a gente não consegue tirar fotos lindas mesmo viajando sozinho?

Neste artigo, eu listei 12 dicas de como tirar foto sozinho e arrasar nas recordações! Bora conferir?

1. Temporizador

Essa é possivelmente uma das melhores maneiras de tirar fotos sozinho, seja no celular ou na câmera. Hoje em dia, quase todos os aparelhos possuem a função “timer”.

O timer do seu aparelho irá permitir que você posicione a camera em um tripé ou um pau de selfie e tire fotos beem melhor. Lembrando que ter um desses dois acessórios é essencial para quem quer fazer ótimos fotos com temporizador!

Você geralmente pode escolher entre internalos de 2, 5 e 10 segundos. Eu sempre escolho o maior intervalo, porque sou toda desastrada!

Dica: cuidado para não deixar a sua câmera no chão ou em falso, pois na correria para apertar o botão e aparecer na foto, seu equipamento pode acabar caindo.

2. Disparo contínuo “Burst mode” e Timelapse

O disparo contínuo é um grande aliado do temporizador. Muitos celulares e câmeras permitem que você tire varias fotos em sequência. Ou seja, pode programar o disparo da sua câmera e se mexer, pular e até dançar para tirar as famosas fotinhas “naturais”.

O timelapse é uma ótima opção na GoPro, pois ela permite que você tire fotos em até 0,5 segundos!

3. Pau de Selfie

Esse é um acessório super barato que faz toda a diferença. Busque um pau de selfie longo e que tenha estabilidade (quanto maior, melhor).

Eu NÃO recomendo aquele tradicional que é bem baratinho e vende em toda esquina. Esse é o famoso barato que sai caro. Dependendo do peso do celular, ele pode ficar caindo e isso atrapalha mais do que ajuda quando você está sozinho.

Para quem tem GoPro, sugiro a compra de bastões flutuantes como o GoPole, o meu é o Gopole Evo Gpe 10. Ele é mais caro, mas flutua e tem uma extensão ótima para selfies.

4. GoPro

Para quem viaja sozinho e faz muito ecoturismo a GoPro é uma câmera bem interessante, sem falar no seu tamanho e facilidade para carregar.

Eu super aconselho o uso da GoPro em bastões e até mesmo para tirar a famosa selfie com a mão mesmo. O campo de visão da GoPro é excelente e você tem sempre a certeza que a paisagem também estará aparecendo na sua foto.

Sem falar dos diversos acessórios para a GoPro que te permitem fazer loucuras com ela. Você pode colocá-la no peito, na cabeça e até no braço! Amo!

Lembrando que a GoPro não é muito indicada para quem faz vídeos ou fotos a noite. Nesses momentos eu costumo usar mais o meu celular.

5. Controle remoto

Ter um controle remoto tanto para a GoPro quanto para o seu celular é essencial. Ele te ajudará a controlar a câmera do seu equipamento sem ter que tocar na tela.

Como eu disse anteriormente, você pode usar o temporizador, mas o controle de celular é TÃO BARATINHO e quebra tanto o galho. Eu amo!!!

6. Abuse das selfies


Abuse das selfies tradicionais, mas lembre: a paisagem é mais importante (pelo menos pra mim). Uma foto do seu rosto você pode tirar em qualquer lugar, mas e aquela paisagem, você vai ver todo dia?

Uma dica é tentar se enquadrar sempre na lateral da paisagem. Use as grades do celular ou câmera para ajudar na orientação da sua foto.

Obs: Se você quiser comprar uma câmera profissional, opte por uma que tenha o visor frontal que permita ver como a foto esta ficando.

7. Tire fotos de ângulos diferentes


Essa dica acho que é a mais importante. Use a sua criatividade e tenha uma identidade. Tire fotos com estilo! Pesquisa fotos de outros viajante, veja como a galera costuma tirar fotos no lugar para onde você estiver indo para você fazer diferente! Isso ajuda bastante.

Dica: Uma coisa que eu sempre faço, é tirar fotos de vários ângulos usando o pau de selfie.

8. Selfies em movimento


Essas são as selfies mais divertidas e as que eu mais gosto. Eu estou sempre girando, correndo ou dançando durante as fotos para tirar movimentos mais naturais. Sim! Cabelos ao vento e sorrisos no rosto fazem muito sucesso e você registra momentos divertidos.

9. Tire fotos de parte do seu corpo


Uma dica bacana para quem não gosta muito de aparecer em fotos é registrar pequenos momentos da sua viagem. Use parte do seu corpo como os pés e as mãos para criar o cenário perfeito para a sua foto. É um excelente jeito de captar momentos especiais!

10. Grave vídeos e tire frames


Gravar vídeos, principalmente em câmera em 4k, é uma ótima maneira de tirar fotos viajando sozinho. Muitas vezes você quer filmar e fotografar ao mesmo tempo. O jeito mais fácil de fazer isso é filmando e tirando frames do vídeo que você gostou!

Outra dica, é usar o modo vídeo + foto da GoPro. Ela tirar fotos de 5 em 5 segundos sem parar o vídeo. Eu uso muito essa função!

11. Tenha um cartão de memória bem grande

Até agora, já falamos sobre vídeos em 4k e fotos em modo contínuo  Esse tipo de conteúdo costuma ser muito pesado, por isso, im bom cartão de memória faz toda a diferença, principalmente, se você não quiser ter que ficar descarregando a câmera toda hora durante a viagem.

Meu celular, por exemplo, tem 64GB de memória interna e eu tenho um cartão de 64GB só para a GoPro.

12. Peça ajuda a outros viajantes

Por fim, a dica mais importante! Peça ajuda para outros viajantes. Procure pessoas que gostem de fotografar. Seja simpático e observe pessoas que estejam com equipamentos legais e que curtam tirar fotos.

Se ofereça para tirar fotos de casais ou viajantes solitários, assim como você. Certamente, você terá pessoas extremamente felizes pela gentileza e dispostas a retribuir com uma bela fotografia. Lembrando que não adianta pedir para aquele turista mau humorado. Foto tiradas com má vontade são as piores possíveis.

Outra dica é tirar fotos de estranhos e mostrar para quem você for pedir o favorzinho. Diga exatamente como você gostaria que a foto fosse tirada e até mesmo posicione seu equipamento para que a pessoa não precise pensar muito na hora de apertar o disparador. Tudo com muita educação e simpatia hein!

Essas dicas geralmente funcionam comigo. Espero realmente ter ajudado e se você tem outras dicas infalíveis, compartilhe com a gente aqui nos comentários!!!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Passagens aéreas: Submarino Viagens
 Seguro viagem: Real Seguro e IAC Travel
 Aluguel de carro: Rent Cars

 Chip internacional: EasySim4U

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário