Morar fora era um sonho que eu tinha desde novinha, porém a falta de grana sempre foi um empecilho. Quando eu tinha vinte anos me dei conta de que estava vivendo no “piloto automático” fazendo uma faculdade que não gostava e trabalhando em uma loja que eu gostava menos ainda. Foi aí que a vontade de viajar veio com tudo.
Liguei para dezenas de agências de intercâmbio e a cada cotação que me passavam eu via o meu sonho cada vez mais distante de virar realidade. Determinada a viajar, continuei buscando uma opção que fosse viável e encontrei um programa de intercâmbio chamado Au Pair.
O que é Au Pair?
O Au Pair é o programa ideal se você curte crianças. A ideia desse intercâmbio é que você seja como uma irmã mais velha. Você mora com uma família e cuida das crianças da casa por um número “x” de horas semanais (a carga horária varia de acordo com o país). O salário não é maravilhoso, mas você tem que levar em consideração que vai morar e comer de graça.
Como fazer esse tipo de intercâmbio?
A maioria das agências de intercâmbio no Brasil só oferece o programa de Au Pair para os Estados Unidos e lá para ser Au Pair é preciso ter carteira de motorista. Eu na época não dirigia (não dirijo até hoje) e não queria perder tempo fazendo auto escola, queria logo entrar num avião e ser feliz. Então, comecei a pesquisar na internet e achei o site AuPairWorld onde você pode fazer o programa de Au Pair por conta própria, sem precisar de uma agência intermediária.
Fiz o meu cadastro e encontrei uma família na Alemanha. Tudo aconteceu muito rápido, acertamos todos os detalhes e em menos de três meses eu já estava embarcando para viver uma das experiências mais maravilhosas da minha vida. O melhor de tudo foi ter investido apenas o dinheiro da passagem (praticamente tudo o que eu tinha na época). Morei com a mesma família por um ano e três meses, e hoje em dia, 8 anos depois ainda temos contato.
Quais benefícios o programa me dá?
Cada país tem um regra diferente para o programa de Au Pair, portanto a pesquisa é fundamental. A minha dica é que você pergunte absolutamente TUDO: salário, horário de trabalho, folga, férias… antes de acertar com uma família, ainda mais se você for por conta própria. Na internet tem todo tipo de informação para te ajudar a não cair numa furada.
Esse intercâmbio mudou a minha vida, me fez descobrir a minha verdadeira paixão que é viajar. Já passei por 34 países, morei na Alemanha, Inglaterra e agora Austrália e não penso em parar de viajar tão cedo.
Olá, você precisou fazer uma prova para comprovar o seu conhecimento em alemão??
Você fez por agência? Qual o valor mais ou menos total para fazer au pair? Quanto tempo antes vc estou alemao?
Olá Karen, tudo bom? A Joanna não fez o programa dela por agência não. Ela me disse que
estudou muito pouco, quase nada na verdade, apenas decorou as perguntas pro visto. E, ela gastou apenas o valor da passagem e o dinheiro que ela quis levar.