Está planejando a tão sonhada viagem pela América do Sul e decidiu ir sozinho? Está com dúvidas sobre o que fazer e o que não fazer para garantir o sucesso da viagem? Então confira 10 dicas para tornar a sua viagem inesquecível e evitar os perrengues!
1. Comece a pesquisa pelo país de interesse
Pesquise as cidades mais importantes e atividades que estão disponíveis em cada uma delas para adaptar com as suas preferências. Depois disso, parta para pesquisa em outros países próximos e assim vá montando um pré-roteiro.
Leia também: Roteiro completo pela América do Sul
2. Viajar de ônibus é uma ótima forma de economizar dinheiro
Tente adaptar trechos de ônibus noturnos para economizar em hospedagem, mas fique atento pois algumas cidades não possuem ligação direta o que torna incômodo descer em outra e comprar nova passagem, ou mesmo, ter que ficar horas na rodoviária aguardando o próximo ônibus.
3. Aprenda “un poquito” mais que o básico em espanhol
Muitos brasileiros acham que conseguem se comunicar bem no chamado “portunhol”, e acabam causando constrangimentos quando falam com latinos já que muitas palavras são iguais com significados diferentes! E também foram várias as vezes que vi europeus e norte-americanos precisarem de ajuda no espanhol, portanto, quanto mais você souber melhor! Além disso, ganhará a simpatia da população local mais facilmente falando espanhol.
4. Esqueça conversões de moeda
Muitos países da América Latina usam taxas de conversão e unidades diferentes, portanto faça uma única conta: O valor “X” em reais, é o que vou gastar por dia. Isso na moeda do país que vou visitar fica “Y”. “Y” é o que vou gastar por dia. Ficar fazendo contas de conversão durante o dia vai te deixar extremamente confuso e poderá perder dinheiro.
5. Rotas de ida e volta ao aeroporto
Na ocasião de você chegar ou sair de um local a outro de avião, pesquise antes todas as formas de chegar ao aeroporto e de sair dele para o centro da cidade ou qualquer outra localidade mais conhecida. É péssimo ficar parado em aeroportos no modo lowcost sem querer usar táxi procurando uma forma de sair de lá. Isso serve também para pontos turísticos, pesquise formas de chegar antecipadamente.
6. Pesquise pelo menos 3 bons hostels na cidade
Se você estiver indo para alguma cidade sem hospedagem, será ruim ficar andando com uma mochila nas costas para procurar um, então para adiantar isso leve opções de hospedagens com endereço e havendo vagas lá você estará! É melhor do que ir sem nada e correr o risco de ficar em um hostel ruim (não que o que você escolher também não possa ser ruim, mas diminuem-se as chances pois você terá lido experiências prévias antes).
7. Puxe conversa
Se ver alguém sozinho na área de convivência de seu hostel, não pense duas vezes e começe a conversa! Muitas vezes você terá a mesma conversa em várias cidades (de onde você é, quantos dias está viajando, quais cidades visitou etc), mas isso ajuda a criar amizades até para fazer passeios juntos!
8. Pesquise sobre a comida local
Isso é importante para aqueles que possuem um estômago que não se familiariza muito facilmente com comida diferente da habitual, pesquise e corra atrás primeiro daquilo que possui ingredientes mais familiares, depois vá para os realmente “diferentes”.
9. Pesquise golpes comuns na cidade que você irá visitar
Principalmente nas maiores cidades da América do Sul, é importante pesquisar que tipos de golpes existem com turistas para tentar evitá-los.
10. Converse com a população local
Não fique unicamente conversando com outros turistas, procure conversar com a população local, onde for. Pode ser no supermercado, ou mesmo naquela praça principal da cidade. Assim você poderá conhecer mais da cultura local, e até ganhar umas dicas exclusivas de lugares na cidade.
Olá, estou me planejando para fazer um mochilão de 35 a 45 dias por Perú, Bolívia e Chile em Setembro/Outubro. Até então estou sem companhia para a viagem. Estou com muitas dúvidas em relação às cidades e condições de transporte. Uma coisa que tem pesado bastante também, é que, com o dólar alto como está se a viagem ficará muito cara. Vou num modo lowcost, pretendo levar 4500 reais pra cobrir todas as despesas da viagem, sem as passagens de avião ida e volta. Teria mais dicas para me passar?