América do sul Colombia Pelo mundo

Arquipélago San Bernardo: tudo sobre a Isla Mucura, Tintipan e Islote Santa Cruz  

arquipelago san bernardo
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Fala viajantes! Hoje eu vim contar para vocês tudo o Arquipélago San Bernardo e uma das experiências mais iradas que eu vivi na Colômbia. Eu fiquei hospedada em 3 hostels iraaados, fiz passeios incríveis e conheci uma galera super gente boa. A seguir eu vou contar tudo para vocês!

Nesse artigo você vai ler:


Sobre o Arquipélago San Bernardo

O Arquipélago San Bernardo fica localizado há cerca de 2 horas de barco de Cartagena.É, definitivamente, uma ótima opção pra quem está vindo para Cartagena e quer curtir praias lindas!

Apesar de ser relativamente pequeno, o arquipélago pertence ao Parque Nacional Corales del Rosario e San Bernardo e surpreende por suas praias calmas, com areia branquinha e mar super azul. Sem falar dos corais que estão, literalmente, por toda parte.

Ele é formado por um conjunto de mais de 8 ilhas, mas as principais são as islas: Tintipan, Mucura e Isolote Santa Cruz, a ilha mais populosa do mundo!


Isla Tintipan

Essa ilha poderia facilmente se chamar: Ilha Paraíso! Sem exageros, a Isla Tintipan não perde em nada para San Andres e Providencia.

A ilha conta com uma faixa de areia branca relativamente grande, com restaurantes e um hostel. O contato com a comunidade local também é muito legal e eu sugiro que você curta o dia todo nesse paraíso.

ilsa titinpan san bernardo

Quase todos os hostels oferecem passeios para a Isla Tintipan por uma faixa de 25 mil pesos por pessoa.


Isla Mucura

A Isla Mucura é outro paraíso ainda mais recente. Ouvi dizer que a ilha começou a ficar mais famosa para os turistas há apenas 2 anos.

Por lá, eu fiquei hospedada no Hostal Mucura. Acordei com o pé na areia e fui muito bem recebida. Por lá, você encontra também o hotel 5 estrelas Punta Faro. Perfeito para lua de mel e viagens mais românticas!

isla mucura colombia

Na ilha você pode fazer atividades como snorkel, mergulho, passeio de caiaque, stand up, tour para ver planctôns, além de passeios pelas ilhas vizinhas Titinpan e Santa Cruz.

Lembrando que o barco até a Isla Mucura também custa, em média, 25 mil pesos!


Islote Santa Cruz

Essa é uma ilha um tanto quanto curiosa. Com apenas 10 mil metros quadrados, a ilha conta com quase 500 habitantes, além de uma igreja, enfermaria, escola e até mesmo um aquário (tinha até tubarão).

islote santa cruz

Islote Santa Cruz

Eles basicamente vivem independentes de todo o resto da Colombia. Apesar de votarem, eles possuem as suas próprias regras e vivem sem sequer um policial na ilha.

islote santa cruz colombia

Assim que você chega na ilha, uma pessoa te recebe para fazer um tour pelo pequeno Islote. Você conhece as ruas, as histórias e finaliza a visita no aquário. O tour custa 5 mil pesos por pessoa e o dinheiro está sendo revertido para a construção de um centro cultural para as crianças da ilha.

O passeio custa, em média, 20 mil pesos por pessoa, incluindo o barco e a taxa do tour.


Quanto tempo ficar no Arquipélago San Bernardo?

Se você quiser se hospedar na ilha, recomendo que fique uns 3 dias para conhecer bem a região e as 3 ilhas. Eu fiz um passeio por dia e aproveitei para curtir o meu hostel, desacelarar e fazer algumas atividade como snorkel e subwing (uma prancha que fica preso a um barco por meio de uma corda e te arrasta pra ver o fundo do mar e você pode fazer as manobras que desejar).

IMPORTANTE: Não recomendo bate e volta! Acho que vai ser super caro e cansativo!


Onde se hospedar na região?

Durante a minha passagem pelo arquipélago, eu visitei 3 hostels: o Casa en el Agua (a partir de 70 mil pesos a noite), o Isla Roots (a partir de 70 mil pesos a noite) e o Hostal Isla Mucura (a partir de 35 mil pesos a noite).

casa en el agua colombia

Casa en el Agua

O Casa En El Agua é uma opção bacana para quem curte Party Hostel. Ele tem a particularidade de estar no meio do mar, siiim o hostel é uma casa flutuante!!!

isla roots san bernardo

Hostal Isla Roots

Já o Isla Roots, é uma opção de hospedagem parecida com o Casa En El Agua e tem apenas 2 meses de existência. Entretanto, ele fica numa mini ilha com praia privativa, ar condicionado e banheiro com chuveiro! rs

hostal isla mucura

Hostal Isla Mucura

O Hostal Isla Mucura é o lugar para quem quer relaxar e economizar. Esse lugar ganhou meu coração, eles tem preços beeem atraentes, uma praia quase privativa e um campo verde liiindo! Sem falar da equipe que é um amor. Super recomendo! <3

Seguro viagem america do sul 728x90


Como chegar no Arquipélago San Bernardo?

Para entrar no Arquipélago, você deverá contratar a lancha saindo do porto de Cartagena. Cada trajeto custa 100 mil pesos e pode ser reservado diretamente com o seu hostel. Outra opção é sair de Tolu, que fica mais próximo do arquipélago e o trajeto é mais barato.

Os horários do barco que sai de Cartagena são: 9:30 para ida e 12:30 para retorno do Casa en El Agua.

Quem se hospedar no Casa en El Agua, pode comprar o barco junto com a hospedagem!

IMPORTANTE: Reserve o seu retorno no dia da sua chegada! Só para evitar problemas mesmo.


Quanto custa visitar o arquipélago?

Para visitar o arquipélago e ficar 3 dias, assim como eu, você gastará:

  • 15 mil pesos de taxa;
  • 200 mil pesos do barco até o arquipélago;
  • 190 mil pesos de hospedagem;
  • 150 mil pesos de alimentação e bebidas (comer na Isla Mucura é bem mais barato);
  • 125 mil pesos de passeios.

Ou seja, para visitar o Arquipélago San Bernardo durante 3 dias e você gastará, em média, 680 mil pesos, o que equivale a R$ 780.


Dicas importantes

  • Aproveite a ilha para relaxar e sinta a natureza! O ritmo da ilha é bem mais lento, então desacelere em todos os sentidos;
  • Converse com os locais, faça amigos no hostel e divirta-se! Os hostels do arquipélago San Bernardo são ideais para fazer novas amizades;
  • Use protetor solar e beba bastante água. O sol na região foi um dos mais quentes que eu peguei e o calor chega beeem cedo por lá.

isla tintipan colombia


Mais dicas sobre a Colombia

Curtiu as dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

VIAJE COM O PREFIRO VIAJAR!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

9 Comentários

  • Oi Amanda, já inclui o Casa en el Água na minha Trip para Cartagena e San Andreas. Como não disponho de muito tempo, estou planejando ir num dia e voltar no outro (saindo de Cartagena). Quais são os horários de saída e retorno das lanchas?

  • Boa noite!
    Adorei sua postagem, vou à Colômbia em janeiro e estou seguindo suas indicações. Dia 15/01 saio de Santa Madalena para Cartagena, quero ir ao Arquipélago, mas fiquei em dúvida, se você puder me esclarecer te agradeço. Quando estiver em Cartagena compro as passagens para cada ilha e de cada uma parto para outra ou compro as passagens nas próprias ilhas. Não entendi bem como faço esse trageto.
    Att;
    Maria

    • Olá Maria, você tem que reservar a sua hospedagem em alguma ilha/hostel e eles vão te dar mais instruções, mas no geral o barco vai pro Casa en el Agua e de lá você segue para as outras ilhas. Se você for para o hostel Casa en el Agua, você reserva o seu barco até o Arquipélago diretamente o site deles! De lá, você escolhe as ilhas que deseja visitar.

  • Estou acompanhando as dicas, são sensacionais!! Tem caído como uma luva o seu roteiro, as dicas de alimentação de transporte entre outras coisas. Parabéns pelo capricho que teve em cotejar todas as informações para os próximos viajantes! Dia 9.10 tamos lá, eu e minha 👰🏾! Muito obrigado por isso.

  • Olá, Amanda!
    Preciosas dicas as suas!
    Queria uma opinião: você acha que perderia muito se eu não for para San Andrés e for só p esse arquipélago?
    Tenho lido que San Andrés é muito muvucado, barulhento, etc, e queria um lugar mais tranquilo.
    O que você acha?
    Obrigada!!!
    Bjs!

  • oiee!!
    essa foto sua na capa de maiô no píer é em qual ilha?
    existe a possibilidade de ir direto para a isla mucura e ficar so dois dias, indo cedo no primeiro e dia e voltando no outro de tarde?

Deixe um comentário