América do sul Cartagena Colombia Pelo mundo

Cartagena da Índias: dicas, passeios, roteiro, preços, câmbio e mais!

cartagena das indias dicas colombia
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Fala viajanteees! Quem acompanha o blog e minhas redes sociais, sabe que recentemente eu viajei 20 dias pelo Caribe Colombiano. Passei por lugares incríveis e hoje chegou a hora de contar para vocês tudo o que eu aprendi sobre Cartagena das Índias!


Curtiu o vídeo? Assine agora o canal do Prefiro Viajar no Youtube!

Nesse artigo você vai ler:

Sobre Cartagena

Há cerca de 1 hora e meia de Bogotá, Cartagena das Índias é, definitivamente, o destino queridinho dos brasileiros. A quinta maior cidade da Colômbia, encanta todos os turista com a sua charmosa cidade amuralhada, recheada de história, cores e aquele ar boêmio que só quem vai até lá consegue explicar.

cartagena das indias

O turismo em Cartagena fica basicamente concentrado no centro de Cartagena e Getsemani, dois bairros ótimos inclusive para se hospedar.


Roteiro de 4 dias

Atendendo à pedidos, eu estou compartilhando com vocês meu roteirinho completo de Cartagena e redondezas. Ouvi muitas pessoas dizendo que para Cartagena 2 dias são mais do que suficiente e acho isso uma mentira! Quem puder ficar 4 ou 5 dias vai ter o tempo perfeito para explorar bem a região!

vulcao de lama el totumo cartagena

Dia 1
City tour
Passeio a pé pelo Centro de Cartagena
Fotos em San Diego
Barzinho em Getsemâni
Dia 2
Playa Blanca na Isla Bauru
Festa Chiva
Dia 3
Visita ao Vulcão El Totumo + Almoço Manzanillo + Passeio de canoa pelo Mangue de Manzanillo
Dia 4
Isla Del Rosário – Day use no hotel Gente de Mar

Quanto custa viajar para Cartagena?

Para ajudar vocês no orçamento, eu fiz uma listinha dos meus gastos durante os 4 dias que estive em Cartagena. Lembrando que os passeios com almoço fizeram eu economizar bastante com alimentação, assim como me hospedar na casa de amigos!

Alimentação (comida e bebida): 105.880 COP
+ Transporte: 46.000 COP
+ Hospedagem: Não tive gastos pois fiquei em amigos, mas eu teria gastado em média uns 232.000 COP
+ Passeios*: 493.000 COP
+ Compras: 45.000 COP
____________________

Gastos totais: 921.880 COP (mais ou menos R$ 990)

*Gosto de ressaltar que a Juan Ballena foi minha parceira oficial nessa viagem, por isso todos os passeios foram dados como cortesia para que eu pudesse avaliar os serviço da agência. Mesmo assim estou listando a soma dos valores dos passeios para que vocês tenham uma noção de gastos da viagem.


Como é o clima em Cartagena?

A primeira coisa que quero fazer sobre Cartagena é o seguinte: QUE LUGAR QUENTE! Quando está muito sol, confesso que é desafiador andar pela cidade amuralhada embaixo de sol e dá vontade de tomar limonada e tomar sorvete de 5 em 5 minutos! rs

islas rosario cartagena

Islas Del Rosário – Gente de Mar

Uma coisa que aprendi é que a previsão do tempo para Cartagena é louca! Se disser que vai chover, vai fazer sol pode ter certeza. Eu estava vendo a previsão quando estava no Brasil e fiquei super preocupada. Dizia que ia chover e fazer até um friozinho. E, adivinha? Fiquei 4 dias em Cartagena e peguei zero chuva.


Quando ir a Cartagena?

No geral, a época com mais chuvas em Cartagena costuma ser de agosto a novembro, onde é também a baixa temporada. Eu fui em agosto e não peguei chuva!

Já o período de alta temporada e também mais seco, varia entre janeiro e março. Tem também as férias escolares em junho e julho que a cidade costuma ficar bem cheia também.


Onde se hospedar em Cartagena?

Ficar hospedado na cidade amuralhada ou em Getsemani é sinônimo de sucesso. Estando nessa região, você faz tudo basicamente a pé. Restaurantes, festas, pontos turísticos, acesso ao porto… tudo você faz rapidamente estando no centro.

Os hostels e hotéis que eu recomendo são:


Quais passeios fazer em Cartagena?

Em Cartagena, eu super recomendo os passeios da Juan Ballena, nosso parceiro oficial em Cartagena. Eles são uma agência especializada em brasileiros e o site deles está todo em português, com muitas informações e preços dos passeios e eu usei muitoo todas as informações para fechar o roteiro da minha viagem.

A Estefi atende em português também pelo WhatsApp e todo mundo que comprar pelo site deles ganha 5% de desconto usando o cupom PREFIROVIAJAR.

Por lá, você pode comprar em dólar ou em pesos pagando lá em Cartagena.

Passeios que eu fiz e recomendo (COM PREÇOS):

  • City tour (Castelo San Felipe de Barajas, Museu de Esmeraldas, Praças do Centro Histórico e mais) = 80 mil COP
  • Isla Del Rosario Day Use Gente de Mar = 180.000 COP
  • Playa Blanca + almoço = 68.000 COP
  • Banho de lama no Vulcão Totumo + almoço + passeio pelos Mangues de Mazanillo = 120.000 COP
  • Festa Chiva (passeio noturno) = 45.000 COP

Outra opções de passeios

  • Passeio de bicicleta pelas ruas da cidade amuralhada;
  • Tour de comida de rua;
  • Aulas de salsa;
  • Dormir em Playa Blanca;
  • Visita ao aviário.

Onde trocar pesos em Cartagena?

A primeira coisa que aprendi em Cartagena foi: não troque dólar por menos do que você tem visto em outras cidades. Tinhas de várias casas de câmbio oferecendo a mesma cotação do aeroporto, mas tenha certeza que você conseguirá uma cotação melhor.

No geral, achei que o melhor lugar para trocar dinheiro é na cidade amuralhada perto da torre do relógio. Procure bem as casas de câmbio e veja qual a melhor cotação para você.

Seguro viagem america do sul 728x90


Onde comer em Cartagena?

O que falar dos restaurantes e bares de Cartagena… eles são incríveis. São várias opções, mas a maioria com um precinho um pouco salgado. Os restaurantes mais famosos do centro de Cartagena são: Crepes e Waffles, Lá Mulata, Lá Cevicheria, Café Del Mar e os restaurantes da Praça de Santo Domingo.

comida colombia

Mas a boa notícia é que super rola comer baratinho em restaurantes locais. Fui em um perto da torre do relógio e meu almoço saiu por 19.500 pesos o almoço com a bebida. Foi super bem servido e comi o tradicional pescado com arroz de coco, salada e patacones.

Nas ruas do centro de Cartagena, você também encontra muitas frutas e limonada.. O preço delas giram em torno de 3.000 COP. Ah! Em frente a torre do relógio, tem umas barracas de doces típicos como cocadas, tamarindo e outras gostosuras.

Se você gosta de barzinhos, não deixe de ir a Getsemani! Eu diria que é um bairro que tem tudo a ver com mochileiros e viajantes. Tem cerveja barata, comida e de noite muitas pessoas se reúnem na Plaza Trinidad para comer um podrão, conversar e tomar umas cervejas.


Quais as principais baladas de Cartagena?

Cartagena é sem dúvidas um lugar ótimo para curtir umas baladinhas. A festinha de quarta-feira no hostel Media Luna é super famosa, tem também o Pub Clock, o Café Havana, La Movida, Eivissa, Babar, Donde Fidel e Bazurto Social Club.


Comprando bolsas em Cartagena

Sabe aquelas bolsas liiiindas que vende por toda Colômbia? Então, Cartagena tem de longe o melhor preço. Mas a dica é procurar bem antes de comprar a sua. Em quase todas as ruas você encontra as bolsinhas e eu consegui achar por 50.000 e 65.000 COP.

bolsas cartagens colombia

Lembrando que as bolsas com o tecido Wayú (o original) são mais caras e as coloridinhas são as mais baratas.


Como se locomover em Cartagena?

Gosta de andar e explorar? Então Cartagena é o melhor lugar para você. Explore tudo a pé!!! Se preferir, alugue uma bike e pedale o dia todoooo pelo centro.

Se você ficar hospedada em bairro como Bocagrande ou El Laguito, você pode pegar o ônibus comum que custa 2.200 pesos por pessoa, táxi ou uber. Do aeroporto, eu peguei um uber e paguei cerca de 17 mil pesos.


Mais dicas para sua viagem

casas coloridas san diego cartagena

  • Arrase nas fotos em San Diego. É por lá que você encontra aquelas casinhas coloridas lindas para fotogradar;
  • Em Cartagena tem MUITO mosquito, então traga repelente;
  • Durante o dia é MUITO quente, então passe protetor solar e beba bastante líquido;
  • Em Cartagena eles vendem MUITA esmeraldas e tem várias lojas e até museus;
  • Veja o pôr do sol na muralha, é a coisa mais linda e o bom é chegar em torno de 17:30.

Vacina da Febre Amarela

Ter a vacina de febre amarela é obrigatório para entrar na Colômbia. Lembre que tem que ser a carteirinha de vacinação AMARELA da Anvisa e você tem que tomar a vacina, no máximo, 10 dias antes da sua viagem. No aeroporto, me falaram que a vacina que o que mais tem feito a galera perder o voo!

Para conseguir essa carteira amarela, é preciso que você tome a vacina, faça um cadastro prévio no site da Anvisa e depois vá a uma das unidades que emitem a certificação. No Rio, por exemplo, eles emitem no Galeão.


Leia mais sobre a Colômbia

Curtiu as dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

VIAJE COM O PREFIRO VIAJAR!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

7 Comentários

  • Amanda, amei seu relato. Tô super afim de ir pr Colombia mas estava cheia de medo de ir só. Ja vou começar a monitorar as promoçoes pra la.
    Bjs e continue nos inspirando.

  • Oie 🙂 assisti ao seu vídeo no YouTube, adorei e gostei mais ainda dos relatos por aqui! Irei à Colômbia em janeiro e fiquei ainda mais ansiosa! Obrigadaa ?

  • Oi Amanda!! Sou de Brasília e to querendo ir pra Colombia em agosto, estou pensando em ir direto para Cartagena. Você acha uma boa ideia? To considerando isso devido ao preço das passagens, ir pra Cartagena está bem mais barato que ir pra Bogotá. E de Cartagena eu iria pra San Andres, depois Arquipelago San Bernardo, depois de volta à Cartagena pra ir embora. O que acha? Se puder me ajudar, ficaria muito feliz. Obrigada!

Deixe um comentário