América do sul Colombia Pelo mundo Roteiro de viagem

4 dias em San Andres, Colômbia: dicas, roteiro, passeios, o que fazer e mais!

san andres west view
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Faaala viajantes! Chegou a hora de descobrir tudo sobre San Andres. Quem me acompanha, sabe que eu e estive 20 dias na Colômbia e estou contando tudo para vocês aqui o blog! Então bora conferir meu roteiro completo de San Andres Colômbia?

Nesse artigo você vai ler:


Sobre San Andres

O que falar de San Andres? Sabe os famosos 7 tons de azul? Então, começo esse artigo dizendo que e é pura verdade. Sem exageros! Foi o mar mais azul que já vi na minha vida.

Com apenas 26km de extensão, San Andres é uma pequena ilha localizada no mar caribenho e é a nova queridinha dos brasileiros por ser bem mais acessível do que as suas vizinhas (Punta Cana ou Aruba).

Por lá, você encontra mais brasileiros por metro quadrado do que no Brasil. É funk, sertanejo e português pra todo lado! rsrs

san andres colombia
Apesar de ouvir mais espanhol e portunhol, no Arquipélago de San Andres o Crioullo é o idioma oficial. Na sua vizinha, Providendia, você consegue ver uso claramente!


Passeios em San Andres

San Andres é um daqueles lugares que tem tantos passeios que você não sabe nem por onde começar. Como estamos falando de uma ilha, opções de praias e atividades aquáticas não faltam.

johny cay ilha

Ilha Jhony Cay

A seguir eu fiz uma lista com os principais passeios de San Andres e os seus valores:

  • Volta a ilha de moto ou mulinha – 180.000 COP (mas cabem 2 pessoas)
  • Parasail – 170.000 COP
  • Jhony Cay + Aquário – 25.000 COP
  • Rocky Cay + Travessia – Gratuita
  • West View – 4.000 COP
  • La piscinita – 4.000 COP

Outros passeios em San Andres:

  • Aquanautas
  • Passeio de Jetski
  • Aluguel de moto – 80 mil COP
  • Mergulho – 160 mil COP
  • Passeio de caiaque transparente – 70 mil COP

DICA: A agência Juan Ballena (nossa parceira oficial em San Andres e Cartagena) atende em português e também pelo WhatsApp. Eles estão oferecendo 5% de desconto para todo mundo que usar o cupom PREFIROVIAJAR nas compras pelo site.


Meu roteiro de 4 dias

Como eu também fui visitar a Ilha da Providencia, eu dividi meu roteiro de 4 dias em San Andres em 2 partes.

Dia 1
  • Chegada
  • Praia do centro
Dia 2
  • Volta a ilha (parada em West View e La Piscinita)
  • Jantar no centro
Dia 3
  • Passeio Aquário + Jhony Cay
  • Fim de tarde na Praia principal
  • Passeio pelas lojinhas do centro
Dia 4
  • Parasail
  • Retorno para Cartagena

Seguro viagem america do sul 728x90


Onde se hospedar?

Se hospedar em San Andres não é algo muito complicado. No centro, você encontra muitas opções de hostels e hotéis, todos muito bem localizados. No geral, achei a estrutura hoteleira da ilha bem simples e muito familiar. Por lá você encontra muitas pousadas e Airbnb.

Hostels

Alguns hostels legais para se hospedar em San Andres são o famoso El Viajero, o Hostel Posada San Martin e o Karibbik Haus Hostel.

Hotéis e resorts

Se você estiver procurando algo mais sofisticado, super indico o Decameron . Ele é enorme e muito bem localizado! Tem hotéis com preços mais em conta como o Hotel Casablanca, Hotel Grand Caribe ou Villa San Miguel.

Guesthouse

Quando estive em San Andres, eu fiquei hospedada na região próximo ao centro. Nos dois primeiros dias fiquei no Mary Hosting Sarie Bay, paguei um preço bacana (180.000 COP) no quarto privativo. Meu quarto era enorme e super confortável.

Depois dividi um apartamento, com um casal de brasileiros. O nome do lugar era Samaras Place e fazíamos tudo com o ônibus local.

DICA: Para conseguir bons preços em San Andres, sugiro que reserve sua hospedagem com antecedência pois a ilha é cheia basicamente durante o ano todo.


Onde comer?

onde comer san andres

Dois fast foods bem famosos em San Andres são: o Kirikiri de frango frito e a hamburgueria El Corral. Tem também o famoso restaurante La Reggata, o café Juan Valdez e o The Grog Rocky Cay San Andres.


Baladas em San Andres

San Andres é também um lugar bem legal para quem curte uma boa festa. Todos os dias rola balada no famoso Coco Loco. A entrada custa 20 mil pesos por pessoa, sem consumação.

Tem também as festinhas que rolam no Hostel El Viajero. Mas sobre essas é legal você se informar quando estiver por lá!


Onde trocar dinheiro?

Como eu já estava na Colômbia, eu levei dólares e troquei por pesos em Cartagena.
No centro de San Andres, eu achei apenas uma casa de câmbio que era da Western Union. Ela fica localizada dentro de uma galeria e a sua cotação varia bastante de um dia pro outro.

O que muitas pessoas que vão direto para San Andres fazem é:

  •  Sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos
  • Usar cartão de crédito
  • Enviar dinheiro pela própria Western Union para sacar lá na loja deles.

Eu não recomendo que você leve real ou troque pesos no Brasil. Você certamente irá perder dinheiro nessa jogada!


Quando ir?

San Andres é quente o ano todo, mas novembro é famoso por ser o mês das chuvas. Então, talvez, seja uma boa evitar essa época do ano.

As grandes datas de alta temporada em San Andres vão de dezembro a fevereiro e depois junho a agosto. Destacam-se períodos bem cheios como:

  • Ano novo
  • Carnaval
  • Semana Santa
  • Férias de julho

IMPORTANTE: San Andrés não está na rota de ciclones e furacões que causam destruição no Caribe quase todos os anos.


Compras em San Andres

Você sabia que a ilha de San Andres é um paraíso fiscal assim como o Panamá? Os itens importados vendidos lá são, algumas vezes, até mais baratos do que o dutyfree.

Quando se trata de perfume, bebida e eletrônicos, as compras em San Andres valem bem a pena. Você só precisa ficar atento à falcificaçōes.

Eu, por exemplo, comprei a minha GoPro 5 black por 400 dólares na loja Jacobo, a única loja autorizada pela GoPro em San Andres.

Protetor solar é uma outra coisa barata para comprar em San Andres. O fator de proteção é bem alto e você encontra opções de até R$ 12,00. É sucesso!


Quanto custou a viagem?

Para visitar San Andres e ficar 4 dias, assim como eu, você gastará:

  • 105 mil pesos de taxa;
  • 250 mil pesos de hospedagem;
  • 150 mil pesos de alimentação e bebidas;
  • 52 mil pesos de transporte;
  • 383 mil pesos de passeios.

Ou seja, durante os meus 4 dias de viagem eu gastei, em média, 940 mil pesos, o que equivale a mais ou menos R$1.020.


Mais dicas de San Andres

Segurança

No geral, San Andrés foi o lugar em que fiquei mais desconfiada. Vi muitos blogs falando que era super seguro, mas quando cheguei recebi varias avisos de  guardinhas para ter cuidado com os pertences e soube de umas meninas que perderam a bolsa na mulinha após serem emparelhadas por duas motos.  Me avisaram pra ter cuidado em bairros mais afastados do centro e eu segui isso à risca. Não tive nenhum problema, mas é sempre bom ficar alerta.

Visto e documentos

Para visitar San Andres e a Colômbia, brasileiros não precisam de visto. Podem permanecer no país até 90 dias. Você pode apresentar passaporte válido ou identidade emitida há menos de 10 anos.

Taxa de preservação

Assim que você fizer o check-in, a sua cia aérea irá te cobrar uma taxa de 105 mil pesos para entrar em San Andres. Todo mundo deve pagar e guardar o papel que será entregue a você para a hora da sua saída. Obs: Essa taxa, inclui também, permissão para visitar Providencia!

Coco loco

Beba o famoso drink Coco Loco em West View, é o mais barato (10 mil pesos) e o mais gostoso. Lembrando que por todos os lados você irá encontrar o famoso drink custando em torno de 12 ou 15 mil pesos.

Sapatos pra água

Para San Andres, sugiro que você compre um sapato de praia que eles vendem em quase todas as lojas por 12 mil pesos e um snorkel para não ter que ficar alugando nos lugares. Vi pessoas usando crocs também!

Parasail

O passeio de Parasail só sai quando tem vento, então reserve assim que você chegar para ter tempo de remarcar durante a sua estadia. Eu, por exemplo, só consegui fazer no último dia.

Aquanautas

Dica importante: sabe aquele mergulho que você parece um astronauta? Então, você não pode fazer o passeio do Aquanautas e pegar voo no mesmo dia por conta da diferença de pressão (ou algo do tipo).


Leia mais sobre a Colômbia

Curtiu as dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

VIAJE COM O PREFIRO VIAJAR!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

2 Comentários

Deixe um comentário