Fala viajantes! Hoje eu vim contar para vocês tudo o Arquipélago San Bernardo e uma das experiências mais iradas que eu vivi na Colômbia. Eu fiquei hospedada em 3 hostels iraaados, fiz passeios incríveis e conheci uma galera super gente boa. A seguir eu vou contar tudo para vocês!
Nesse artigo você vai ler:
- Sobre o Arquipélago San Bernardo
- Isla Tintipan
- Isla Mucura
- Islote Santa Cruz
- Quanto tempo ficar?
- Onde se hospedar?
- Como chegar?
- Quanto custa?
Sobre o Arquipélago San Bernardo
O Arquipélago San Bernardo fica localizado há cerca de 2 horas de barco de Cartagena.É, definitivamente, uma ótima opção pra quem está vindo para Cartagena e quer curtir praias lindas!
Apesar de ser relativamente pequeno, o arquipélago pertence ao Parque Nacional Corales del Rosario e San Bernardo e surpreende por suas praias calmas, com areia branquinha e mar super azul. Sem falar dos corais que estão, literalmente, por toda parte.
Ele é formado por um conjunto de mais de 8 ilhas, mas as principais são as islas: Tintipan, Mucura e Isolote Santa Cruz, a ilha mais populosa do mundo!
Isla Tintipan
Essa ilha poderia facilmente se chamar: Ilha Paraíso! Sem exageros, a Isla Tintipan não perde em nada para San Andres e Providencia.
A ilha conta com uma faixa de areia branca relativamente grande, com restaurantes e um hostel. O contato com a comunidade local também é muito legal e eu sugiro que você curta o dia todo nesse paraíso.
Quase todos os hostels oferecem passeios para a Isla Tintipan por uma faixa de 25 mil pesos por pessoa.
Isla Mucura
A Isla Mucura é outro paraíso ainda mais recente. Ouvi dizer que a ilha começou a ficar mais famosa para os turistas há apenas 2 anos.
Por lá, eu fiquei hospedada no Hostal Mucura. Acordei com o pé na areia e fui muito bem recebida. Por lá, você encontra também o hotel 5 estrelas Punta Faro. Perfeito para lua de mel e viagens mais românticas!
Na ilha você pode fazer atividades como snorkel, mergulho, passeio de caiaque, stand up, tour para ver planctôns, além de passeios pelas ilhas vizinhas Titinpan e Santa Cruz.
Lembrando que o barco até a Isla Mucura também custa, em média, 25 mil pesos!
Islote Santa Cruz
Essa é uma ilha um tanto quanto curiosa. Com apenas 10 mil metros quadrados, a ilha conta com quase 500 habitantes, além de uma igreja, enfermaria, escola e até mesmo um aquário (tinha até tubarão).

Islote Santa Cruz
Eles basicamente vivem independentes de todo o resto da Colombia. Apesar de votarem, eles possuem as suas próprias regras e vivem sem sequer um policial na ilha.
Assim que você chega na ilha, uma pessoa te recebe para fazer um tour pelo pequeno Islote. Você conhece as ruas, as histórias e finaliza a visita no aquário. O tour custa 5 mil pesos por pessoa e o dinheiro está sendo revertido para a construção de um centro cultural para as crianças da ilha.
O passeio custa, em média, 20 mil pesos por pessoa, incluindo o barco e a taxa do tour.
Quanto tempo ficar no Arquipélago San Bernardo?
Se você quiser se hospedar na ilha, recomendo que fique uns 3 dias para conhecer bem a região e as 3 ilhas. Eu fiz um passeio por dia e aproveitei para curtir o meu hostel, desacelarar e fazer algumas atividade como snorkel e subwing (uma prancha que fica preso a um barco por meio de uma corda e te arrasta pra ver o fundo do mar e você pode fazer as manobras que desejar).
IMPORTANTE: Não recomendo bate e volta! Acho que vai ser super caro e cansativo!
Onde se hospedar na região?
Durante a minha passagem pelo arquipélago, eu visitei 3 hostels: o Casa en el Agua (a partir de 70 mil pesos a noite), o Isla Roots (a partir de 70 mil pesos a noite) e o Hostal Isla Mucura (a partir de 35 mil pesos a noite).
O Casa En El Agua é uma opção bacana para quem curte Party Hostel. Ele tem a particularidade de estar no meio do mar, siiim o hostel é uma casa flutuante!!!

Casa en el Agua
Já o Isla Roots, é uma opção de hospedagem parecida com o Casa En El Agua e tem apenas 2 meses de existência. Entretanto, ele fica numa mini ilha com praia privativa, ar condicionado e banheiro com chuveiro! rs

Hostal Isla Roots
O Hostal Isla Mucura é o lugar para quem quer relaxar e economizar. Esse lugar ganhou meu coração, eles tem preços beeem atraentes, uma praia quase privativa e um campo verde liiindo! Sem falar da equipe que é um amor. Super recomendo! <3

Hostal Isla Mucura
Como chegar no Arquipélago San Bernardo?
Para entrar no Arquipélago, você deverá contratar a lancha saindo do porto de Cartagena. Cada trajeto custa 100 mil pesos e pode ser reservado diretamente com o seu hostel. Outra opção é sair de Tolu, que fica mais próximo do arquipélago e o trajeto é mais barato.
Os horários do barco que sai de Cartagena são: 9:30 para ida e 12:30 para retorno do Casa en El Agua.
Quem se hospedar no Casa en El Agua, pode comprar o barco junto com a hospedagem!
IMPORTANTE: Reserve o seu retorno no dia da sua chegada! Só para evitar problemas mesmo.
Quanto custa visitar o arquipélago?
Para visitar o arquipélago e ficar 3 dias, assim como eu, você gastará:
- 15 mil pesos de taxa;
- 200 mil pesos do barco até o arquipélago;
- 190 mil pesos de hospedagem;
- 150 mil pesos de alimentação e bebidas (comer na Isla Mucura é bem mais barato);
- 125 mil pesos de passeios.
Ou seja, para visitar o Arquipélago San Bernardo durante 3 dias e você gastará, em média, 680 mil pesos, o que equivale a R$ 780.
Dicas importantes
- Aproveite a ilha para relaxar e sinta a natureza! O ritmo da ilha é bem mais lento, então desacelere em todos os sentidos;
- Converse com os locais, faça amigos no hostel e divirta-se! Os hostels do arquipélago San Bernardo são ideais para fazer novas amizades;
- Use protetor solar e beba bastante água. O sol na região foi um dos mais quentes que eu peguei e o calor chega beeem cedo por lá.
Vacina da Febre Amarela
Ter a vacina de febre amarela é obrigatório para entrar na Colômbia. Lembre que tem que ser a carteirinha de vacinação AMARELA da Anvisa e você tem que tomar a vacina, no máximo, 10 dias antes da sua viagem. No aeroporto, me falaram que a vacina que o que mais tem feito a galera perder o voo!
Para conseguir essa carteira amarela, é preciso que você tome a vacina, faça um cadastro prévio no site da Anvisa e depois vá a uma das unidades que emitem a certificação. No Rio, por exemplo, eles emitem no Galeão.
Mais dicas sobre a Colombia
- Viagem para Colombia: dicas e roteiro de 20 dias pelo caribe colombiano!
- Isla Providencia e Santa Catalina: 4 dias no caribe colombiano
- Cartagena da Índias: dicas, passeios, roteiro, preços, câmbio e mais!
- Como é viajar sozinha na Colômbia?
- 4 dias em San Andres, Colômbia: dicas, roteiro, passeios, o que fazer e mais!
Olá! Uma dúvida… para ir para as Ilhas de barco, existe peso máximo de mala?