Europa Grécia Pelo mundo

Dicas de Atenas: o que fazer, onde ficar e como chegar

dicas de atenas grecia
Sirlei Brito
Escrito por Sirlei Brito

Fala viajantes! Meu chamo Sirlei Brito, tenho 38 anos, sou engenheira e como todo brasileiro sempre tive um grande desejo de conhecer a Grécia. Fico sempre antenada nas promoções de passagens e quando acho uma boa oportunidade, não perco!

Então foi isso, no final de 2016 a Alitalia lançou uma promoção de passagens para Europa e consegui uma passagem Rio/Roma/Atenas com conexão curta por R$2,100,00 parcelada em 10 x. Os voos poderiam ser até meados de junho e foi o que eu fiz, comprei para as 2 primeiras semanas de junho, foi ótimo. Fui no início da temporada de verão, então tivemos sol todos os dias, ilhas não tão lotadas e preços de hospedagens mais em conta.

Ao todo, foram 14 dias de viagem e eu viajei com uma amiga “da melhor idade” e achei que este tempo foi suficiente para conhecer com calma os principais pontos das ilhas. Nesse artigo vou dar dicas de Atenas!

Meu roteiro de viagem

Atenas (4 noites) > Zakynthos (3 noites) > Santorini (2 noites) > Mykonos (3 noites)

Junho

Saída Galeão as 14:35h 04/jun domingo
Chegada em Atenas as 11:40h 05/jun segunda
Atenas 06/jun terça
Saída para Zante 05:15/06:00 07/jun quarta
Zante 08/jun quinta
Zante volta para Atenas as 21:45/22:30 09/jun sexta
Pernoitar no aeroporto ou hotel SOFITEL (aeroporto) 
Saída para Santorini 05:20/06:05 10/jun sábado
Santorini 11/jun domingo
Saída para Mykonos a TARDE 12/jun segunda
Mykonos 13/jun terça
Mykonos 14/jun quarta
Saída para Atenas 15:15h/16:05 15/jun quinta
Atenas 16/jun sexta
Atenas 17/jun sábado

cupom desconto seguro viagem

Como chegar em Atenas?

Para chegar até Atenas, voamos pela Alitalia do Rio até Roma (10:30), fizemos uma escala de 2 horas e seguimos por mais 1h 30min de Roma até Atenas. O nosso voo teve um total de 14 horas.

Chegamos em Atenas às 10:40 da manhã e o táxi até o nosso hotel custou 38 euros, preço tabelado do aeroporto ao centro. Vale lembrar que durante a madrugada o táxi custa 54 euros (se o hotel solicitar o táxi, mais um adicional de 5 euros).

mapa metro atenas

Dica: O metrô de Atenas chega até o aeroporto, porém não achei tanta vantagem já que o bilhete custa 10 euros e é necessário fazer baldeação na maioria dos casos com o adicional de mais 1,40 euros. O aeroporto é bem longe do centro, então achamos justo o preço do táxi e muito mais cômodo também.

Onde se hospedar?

Em Atenas, escolhemos ficar no Hotel Stanley (com um bom café da manhã incluso) que fica situado ao lado da estação de metrô Metaxourghio, até Acrópole são apenas 4 estações (uns 10 min). Na cobertura do hotel há um bar/restaurante com vista para Acrópole (muitos hotéis em Atenas possuem bares com essa vista).

Dica: Para quem preferir Hostel, o melhor é o Athens Backpackers (em Plaka/Akropoli).

Um ponto muito positivo para nós, foi descobrir uma maravilhosa padaria 24h na esquina do hotel, lanches, cafés, doces e pratos típicos gregos, tudo delicioso e bem em conta. Por exemplo: uma berinjela recheada de carne com cobertura de queijo feta (queijo típico grego – bem light) com batatas assadas custou 4,50 euros

Metrô em Atenas

O metrô em Atensa custa 1,40 euros e não há desconto comprando em mais quantidades ou algum tipo de pass por tantos dias. O ideal é comprar 1 a 1 mesmo, pois você compra na maquininha (super fácil) e depois tem que ir em outra máquina validar o bilhete, essa validação irá registrar o horário e com isto você pode usar o mesmo bilhete por 90 min.

Mas atenção aos 90 min! Caso queira usar esta vantagem, você deve calcular a previsão de chegada à última estação de destino.  Se você validou o bilhete às 13h, às 14:20h e decide retornar ao hotel, então calcule se em 10 min você sairá na estação de destino, pois se passar por alguma fiscalização às 14:35h você tomará um multa. Então é melhor não arriscar, até porque o valor do bilhete é bem barato!

Dica: No youtube você encontra vários vídeos sobre como andar no metrô em Atenas.

O que fazer em Atenas?

Bairro de Plaka

bairro plaka atenas

No famoso bairro de Plaka, você encontra vários bares, restaurantes e lojinhas. Com ruas coloridas e cheias de vida, o bairro encanta e atrai tantos turistas.

Acrópole e Templo de Zeus

A entrada para subir a Acrópole custa 20 euros. No verão vá logo cedo, após o café faça a subida à Acrópole, pois o sol é forte nesta época e no final vá para o museu e aproveite o ar condicionado.

acropolis atenas

Dica: Para andar pelo bairro de Plaka (vários bares, restaurantes e lojinhas), ir a Acrópole, ao museu de Acrópole e ao templo de Zeus sempre descer na estação de metrô Acrópole. Quando você avistar as esculturas abaixo não siga em frente, siga pela escada rolante à esquerda e na saída já verá uma placa que lhe guiará ao museu ou entrada para subida à Acrópole (ali também já é o famoso bairro de Plaka). É muito fácil de andar não tem erro.

Rua Ermou

ermou atenas

Está procurando um lugar para fazer compras? Então você precisa conhecer a Rua Ermou. Por lá você encontra lojas famosas como Zara, Sephora e H&M.

Dica: Para visitar o Parlamento Grego e andas pela Rua Ermou você deverá descer na estação de metrô Syntagma.

Quanto tempo ficar em Atenas?

No total, ficamos 3 dias e meio em Atenas (1 e meio no início da viagem e 2 dias no final), foi mais do que o suficiente para ver tudo o que queríamos calmamente e repetir alguma coisas.

Mais dicas da Grécia

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Sirlei Brito

Sirlei Brito

Nome é Sirlei Brito, tenho 38 anos, sou engenheira de telecomunicações, trabalho para pagar as viagens (risos) e tenho um estilo bem livre, faço tudo por minha conta sem agências de turismo.

Deixe um comentário