Europa Grécia Pelo mundo

Dicas de Santorini: o que fazer, onde ficar e como chegar

dicas de santorini grecia
Sirlei Brito
Escrito por Sirlei Brito

Fala viajantes! Meu chamo Sirlei Brito, tenho 38 anos, sou engenheira e como todo brasileiro sempre tive um grande desejo de conhecer a Grécia. Fico sempre antenada nas promoções de passagens e quando acho uma boa oportunidade, não perco!

No final de 2016, a Alitalia lançou uma promoção de passagens para Europa e consegui uma passagem Rio/Roma/Atenas com conexão curta por R$2,100,00. Os voos poderiam ser até meados de junho e foi o que eu fiz, comprei para as 2 primeiras semanas de junho e foi ótimo. Fui no início da temporada de verão, então tivemos sol todos os dias, ilhas não tão lotadas e preços de hospedagens mais em conta.

Ao todo, foram 14 dias de viagem e eu viajei com uma amiga “da melhor idade” e achei que este tempo foi suficiente para conhecer com calma os principais pontos das ilhas. Nesse artigo vou dar dicas de Santorini.

Meu roteiro de viagem

Atenas (4 noites) > Zakynthos (3 noites) > Santorini (2 noites) > Mykonos (3 noites)

Junho

Saída Galeão as 14:35h 04/jun domingo
Chegada em Atenas as 11:40h 05/jun segunda
Atenas 06/jun terça
Saída para Zante 05:15/06:00 07/jun quarta
Zante 08/jun quinta
Zante volta para Atenas as 21:45/22:30 09/jun sexta
Pernoitar no aeroporto ou hotel SOFITEL (aeroporto) 
Saída para Santorini 05:20/06:05 10/jun sábado
Santorini 11/jun domingo
Saída para Mykonos a TARDE 12/jun segunda
Mykonos 13/jun terça
Mykonos 14/jun quarta
Saída para Atenas 15:15h/16:05 15/jun quinta
Atenas 16/jun sexta
Atenas 17/jun sábado

cupom desconto seguro viagem

 

 

Como chegar em Santorini?

Não há voos diretos de Zakynthos para Santorini, então tivemos que retornar para Atenas e de lá voamos para Santorini. Voamos pela Aegean novamente, o vôo dura cerca de 50 min e custou 62 euros (só o trecho de ida, com direito a 1 mala de 23kg).  Só para se ter uma noção, indo de ferry boat levaríamos 8h de viagem.

Pernoite no aeroporto

Nem sempre dá para encaixar bons horários de vôos, voamos de Zakynthos para Atenas no último vôo do dia, chegamos por volta de 23:30h no aeroporto de Atenas e nosso voo para Santorini era as 5h da manhã, ou seja, pernoitamos no aeroporto mesmo, e ficamos impressionadas na quantidade de pessoas que fazem isso por lá.

No aeroporto há um Hotel Sofitel, porém a diária é bem salgada! (entre 700 e 800 reais). Então partimos para o Mc Donald’s onde há sofás confortáveis, tomadas e internet do aeroporto, fizemos um lanche e ficamos por lá até as 4h da manhã.

Ao chegar na famosa ilha vulcânica, pegamos um taxi até o nosso hotel em Fira (20 euros).

Onde se hospedar em Santorini?

Nós ficamos bem próximas da Main Square que é uma rua com vários restaurante e lanchonetes, e também do terminal de ônibus, onde você pode ir para Oia e algumas praias tranquilamente (todos os ônibus que usamos em todas as ilhas eram confortáveis, estilo frescão).

Ficamos em hotelzinho recentemente todo reformado chamado Sweet POP, Este hotel não possui o serviço de café da manhã, porém achamos uma ótima padaria 24 horas bem próxima, com produtos deliciosos! Um café com um sanduíche saiu em torno de 3 euros.

mapa thira santorini

Há outros 3 bem ao lado que guardei os nomes justamente para indicar para os viajantes (Leta-Santorini, Aigli Santorini e Hotel Thira), já que a localização é EXCELENTE!!!!

Conforme o mapa baixo, ficamos a poucos metros do Cable Car (bondinho) onde se tem a melhor vista de Fira, não andei no bondinho, pois não achei necessário, a vista do mirante próximo ao bondinho é espetacular e de tirar o fôlego.

O que fazer em Santorini?

Dia 1

Andamos tudo a pé em Fira, igrejas, vielas e muita lojinhas! O almoço foi o churrasco grego, não lembro o nome do restaurante, mas tem churrasco grego em todo lugar por lá.

Como fomos no verão, o sol só estava se pondo por volta das 21h (sim eu disse 21h), por volta das 16h retornamos para o hotel, tomamos um belo banho, descansamos um pouco e as 19h saímos em busca de um bom local para apreciarmos o pôr do sol.

santorini oia grecia

Para ver o pôr do sol, o ideal é ficar próximo à igreja Ortodoxa marcada no mapa acima lado esquerdo do hotel, achamos um bar chamado V Lounge Café & Cocktail Bar, como o nome já diz, não é um restaurante, só são servidos petiscos, drinks e café, escolhemos um cesta de pães com deliciosas pastinhas e a nossa bebida oficila Ice Tea!

Ao sair do bar onde estávamos descobrimos que um pouco mais próximo à igreja ortodoxa há uma outra boa opção, o Kamenh Bar (entrada do bar é essa foto abaixo – portal). A dica é não deixar para ir de última hora, pois os bares ficam cheios.

Dia 2

Tomamos o nosso belo café na padaria e fomos visitar outras 2 igrejas que estão no mapa acima ao lado direito do hotel. Após a visita as igrejas descemos a rua no sentido do terminal de ônibus (4 euros ida e volta) e seguimos rumo a Óia.

onibus santorini

Chegamos ao mirante, ficamos apreciando a vista, tiramos mil fotos e por volta de meio-dia (com sol forte) paramos em um restaurante com vista para a caldeira. Nos refrescarmos com o nosso Ice Tea e acabamos almoçando por lá, eu comi uma Greek Salad que custou 9 euros.

Depois seguimos para o lado esquerdo de Oia e lá por volta das 17:00 já estávamos cansadas de andar por lá, então não ficamos para o pôr do sol. O ideal é  ir para alguma praia pela manhã, na parte da tarde ir para Oia e ficar para o pôr do sol (já que é só por volta das 21:00).

Dia 3

No terceiro dia tomamos café na padaria, fizemos o check-out e partimos para o Porto Novo. O nosso ferry boat para Mykonos partiria as 10:45h, fechamos um transfer com o hotel e saiu a 10 euros por pessoa até lá, o percurso até o porto é uma descida por um penhasco espetacular!!!

Cruzeiros valem a pena?

Na minha opinião, o cruzeiro não é uma boa opção. Se você realmente quer conhecer as ilhas gregas os cruzeiros são as piores opções, pesquisei muito e vi que praticamente todos ficam por poucas horas nas ilhas, eu achei somente 1 com pernoite em Mykonos, porém as outras ilhas do roteiro também eram visitadas só por algumas horas. O ideal é no mínimo 2 dias em cada ilha para conhecer o básico.

Mais dicas da Grécia

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Sirlei Brito

Sirlei Brito

Nome é Sirlei Brito, tenho 38 anos, sou engenheira de telecomunicações, trabalho para pagar as viagens (risos) e tenho um estilo bem livre, faço tudo por minha conta sem agências de turismo.

Deixe um comentário