África Egito Pelo mundo

É seguro viajar para o Egito? Dicas de segurança de quem já foi!

e perigoso viajar para o egito
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Quem me segue no Instagram, sabe que eu acabei de voltar de uma viagem de 12 dias pelo Egito e estou falando sobre muitos temas importantes aqui no blog e no YouTube. Neste artigo, eu vou responder à pergunta que eu mais recebi: é seguro viajar para o Egito?

Sobre a segurança no Egito

Bom, vamos lá. Nos últimos 8 anos, aconteceram no Egito revoluções, eleições, novo presidente, revolução, novo presidente, atentados… Atentados? Sim, o Egito foi também atingido por alguns ataques, principalmente, em zonas rurais e longes das grandes cidades e lugares turísticos.

Mas então Amanda… é seguro viajar ao Egito? A primeira coisa que eu quero dizer é: infelizmente, hoje não existe país totalmente seguro no mundo, mas estatisticamente, nos últimos 3 anos, falando sobre terrorismo, é mais perigoso viajar pela Europa ou pelos Estados Unidos do que para o Egito.

Eu, por exemplo, sou carioca e me considero vivendo no meio de guerra civil todos os dias. Amigos assaltados, violência na tv, crimes… tudo isso no Brasil e segunda maior cidade do país.

E digo mais, muitas vezes, o que sai publicado na mídia (televisão / redes sociais) não é a realidade do país e muitas vezes as notícias exageram as situações para que a divulgação seja maior. Mas eu pude constatar a realidade do Egito durante a minha viagem.


Então o Egito é um país seguro?

Então vamos aos fatos? A primeira coisa que eu vi foi: o Egito conta com uma segurança reforçada em todas suas rotas turísticas e uma plataforma ótima para o turismo. Tem detectores de metais na entrada dos hotéis, aeroportos e pontos turísticos.

Atualmente, o Egito é inclusive um dos países do Oriente Médio mais seguros para viajar e fazer turismo. Assaltos e furtos não são comuns por lá, inclusive, devido a religião muçulmana.

No geral, não vi nenhuma ameaça e não tive medo em momento algum, dormi todos os dias sozinha e no resort meu quarto era até afastado do pessoal.

Quero ressaltar que eu andei com o Grupo da Maktub Travel e não precisei andar sozinha em momento algum. Mas, conversei com a Fernanda (que estava comigo e andou sozinha) e ela me disse que a única coisa que a incomodou foram os caras mexendo com ela, mas ninguém era insistente ou representou um perigo real.


Dicas de Segurança no Egito (perguntas e respostas)

É possível sair fora do hotel para fazer compras nas lojas / supermercados próximos?

Sim, é possível. Apenas recomendamos não sair sozinhos, ir pelo menos com um acompanhante e sair durante o dia, não a noite. Como toda grande cidade, existem lugares que não devem ser frequentados e podem ser perigosos para turistas.

Dica: a gente sempre pedia para fazer por-stops durante os passeios em mercados e lojas para recarregar o celular, por exemplo.

Sou mulher, posso andar sozinha no Egito?

Poder você pode sim. Li muitos relatos de mulheres que andaram sozinhas durante o dia e só tiveram que lidar com as gracinhas dos rapazes. Mas o ideal é ficar sempre com o grupo.

A viagem que eu fiz com a Maktub Travel foi muito completa e a presença do guia me ajudava bastante (inclusive, porque eles falavam bem mal inglês).

Uma dica é: se deseja realizar alguma atividade por conta própria, informe ao guia antes de sair, solicite seu número de contato e pergunte se é seguro realizar essa atividade por conta própria, principalmente, por conta da religião muçulmana.

E o assédio?

Bom esse é um tema importante de ser abordado. Nós estrangeiras temos que praticar a paciência e basicamente ignorar as cantadas e as piadinhas dos egípcios. É muito comum, em menos de 1 minuto de conversa com você, eles perguntarem: “De onde você é?”, “Você é casada?”… e por aí vai.

Um ponto positivo é que eles não são insistentes. Se você fechar a cara ou derem uma resposta mais grosseira, eles param imediatamente.

É seguro pegar taxi nas ruas no Cairo?

É seguro sim. Como no Brasil, negocie o valor antes de subir ao taxi e tente usar o Google Maps para observar o caminho. Os taxistas percebem que você é turista e te levam para lojas ou rotas muito mais longas para poder cobrar mais.

Se não gosta de negociar, no hotel há taxis privados e você pode solicitar o serviço pra evitar o estresse.

Posso ficar/me relacionar com um Egípcio?

Olha, eu acredito no amor, mas não tentei namorar egípcios durante a viagem. Eu não aconselho que você saia sozinha (o) com uma pessoa que acaba de conhecer, existem alguns golpes contra turistas que são famosos por isso (“o egípcio apaixonado”).

Existem muitos golpes contra turistas?

Assim como em Paris ou Salvador, existem alguns espertinhos que querem se aproveitar dos turistas e aplicam golpes que são famosos. Entre eles os que eu vi foram:

  • As pessoas que pedem pra tirar ou aparecer na sua foto e te cobram por isso;
  • Vendedores que jogam coisas na sua bolsa no desespero de vender;
  • O típico passeio de camelo que custa 10 dólares pra subir e 100 dólares para descer;
  • Os vendedores que pegam dinheiro na sua carteira e você nem percebe;
  • As pessoas que trabalham nos pontos turísticos e pedem dinheiro para fotografar em locais proibidos;

Dica importante: não se afaste do seu grupo. Muitos donos de camelos fazem isso para tirar dinheiro dos turistas.

Mas calma, que não tem nada que você não consiga evitar. Ninguém do meu grupo teve problemas, eu não tive problemas e acho que o fato de eu estar com o guia da Maktub Travel falando português o tempo todo me fez ficar ainda mais esperta!

Economize no seu Seguro Viagem para o Egito:

cupom desconto seguro viagem


Por que eu escolhi viajar em grupo?

A equipe local da Maktub Travel é de completa confiança. A maioria da equipe trabalha com eles há 8 anos. Eu fiquei super tranquila em deixar as minhas coisas no ônibus e me senti muito segura durante toda a viagem.

Permita-se conhecer este pais maravilhoso sem preconceitos e com a mente aberta, irá a descobrir um povo cálido e amável, sempre atento a que sua experiência no Egito seja inesquecível.

Dica: a Maktub Travel é uma agência especializada em brasileiros e todos os leitores que usarem o cupom “PREFIROVIAJAR50” ganham 50 dólares de desconto na sua viagem para o Egito com a Maktub Travel!


Mais dicas do Egito

Este artigo foi realizado em parceria com a agência focada em viagens de Brasileiros para o Egito Maktub Travel.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

1 comentário

Deixe um comentário